Pausas na Edirol UA 1-EX

    Autor Mensagem
    otaguimaraes
    Veterano
    # jan/09


    Gente, quando estou utilizando os vst's de teclado no meu notebook, usando a placa Edirol Ua 1-ex há algumas pausas no som de tipo 0.5 seg. Elas acontecem do nada quando estou tocando e duram pouco, bem menos que um segundo, mas obviamente atrapalha pacas. Eu configurei a placa para a latência de aproximadamente 8 ms - será que é muito? - mas ainda assim há essas pausas. Vou agora formatar o hd para ver se resolve o problema. Alguém aí tem essa placa ou já passou por problemas semelhantes?

    gwallner
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    otaguimaraes

    Eu tenho uma Edirol UA-4FX e acontecia o mesmo.
    Descobri que dependendo da configuração do computador, sistema operacional e exigência de memória x processamento dos sintetizadores virtuais que utilizamos, essas pausas acontecem.
    Pelo menos comigo foi esse o problema.

    Qual a configuração do seu computador?

    Edu Cesar
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Isso já aconteceu comigo em um notebook (com outra placa), mas eram várias pausas.
    Resolvi desligando a internet (wireless), mas nunca entendi o porquê. Pode ser que não funcione no seu caso, mas tente.

    Qual a configuração do seu computador? Ele está consumindo muita memória ou processador quando você usa o vst?

    8ms de latência é normal, pode ficar tranquilo. Tente também aumentar o buffer um pouquinho, só pra ver no que dá.

    Abraços,

    Edu

    otaguimaraes
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    O configuração do meu notebook:
    Pentium 1.73 Ghz T2250
    Memória RAM - 1GB

    Windows XP SP 2

    Será que o problema é mesmo no meu notebook? Abraços!

    gwallner
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    otaguimaraes

    Creio que seu note não seja o problema. É questão de configuração.
    Claro que se vc começar a colocar mais de 3 VSTi pra rodarem juntos em uma gravação pode começar a dar pau tendo só 1 Gb de memória.
    Vc instalou o driver Asio 4 all?
    Se não, instále-o e configuire os sample rates até que essas pausas parem de acontecer.

    Abraço.

    gwallner
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: gwallner
    · votar


    otaguimaraes

    Cara, acho que matei a xarada!!
    Vc deve ter uma placa aceleradora gráfica no seu note que utiliza parte da memória ram. O meu note dáva isso também. Mas agora lendo o que um cara disse, parece ser o mesmo problema, mesmo pq quando eu usáva o Vista e tiráva todo o visual, o problema sumia.
    Veja esse post: http://www.musicradar.com/forum/archive/index.php?t-3275.html
    Ele recomenda desabilitar o screen saver e também baixar a aceleração gráfica da placa de video.

    Eu nunca consegui configurar a placa de video do meu note, mas tirando os efeitos visuais e deixando com cara de Windows 98 ajudou muito.

    Tente isso também:
    Vá em painel de controle >> sistema >> avançado >> na parte de desempenho clique em configurações>> avançado >> e clique na opção "serviços em segundo plano". Clique OK e pronto. Isso poderá resolver o problema também.

    Dê uma lida neste manual da interface que eu tenho na página 44 e também na página 53 onde explica isso.http://www.nuloop.com/dj_equipement/Edirol/ua4fx.pdf

    Abraço.

    otaguimaraes
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    gwallner
    Valeu pelas preciosas dicas! Vou tirar todos os efeitos visuais e baixar a aceleração gráfica da placa de vídeo. Essa aceleração que você está dizendo é propriedades de vídeo >>solucionar problemas né?

    Abraços e mais uma vez obrigado!

    hpept
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    otaguimaraes

    se o problema for esporádico, ou seja, não acontece direto, significa que o seu sistema dá conta. Pode acontecer que existe algum processo ativo em background que de vez em quando entra em ação mandando em crise o desempenho. Tente desativar quantos mais processos possíveis (tipo gerenciadores de downloads, de impressoras, de antivirus (só se não estiver conectado, né!), autoupdate e aquele monte de tralha que o PC carrega no começo da sessão).

    gwallner
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    otaguimaraes
    Isso.

    Ontem meu audio voltou a pipocar com o media player e fui no painel de controle, cliquei no ícone da UA 1-EX e deixei o buffer size bem no meio.
    A pipoca parou...rs.

    Vc chegou a ajustar isso também?

    É tanto detalhe que a gente acaba ficando de saco cheio, mas com calma se resolve tudo.

    otaguimaraes
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Caramba, fiz de tudo e não adiantou, continuaram as pausas...

    Só que prestei mais atenção àquilo que o hpept escreveu: tipo a pausa é só de vez em quando, posso ficar uns 3 minutos tocando sem pausa, mas aí do nada ela aparece. Será então que é algum processo em background? Tipo, eu apertei crtl +alt+ del e apareceram vários processos. O que mais aparece é um tal de svchost.exe. Contudo, quando vou na opcao desempenho do gerenciador de tarefas fica flutuando entre 4,5 e 8% mas de uma hora para outra, do nada, aparece 36% e imediatamente depois retorna para 4,5%. Acho que é nesse momento que ocorre a pausa. Que aplicativo é esse que apenas por um momento consome a memória ram e, em menos de um segundo, não consome mais? Acho que o foco do problema está aí. Alguém tem alguma sugestão? Abraços!

    gwallner
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    otaguimaraes


    Tem antivirus, firewall? Experimente desabilitá-los na hora de usar o audio.
    A utilização da minha CPU chega aos 55% quando tô gravando e não dá essas interrupções por eu ter mexido no buffer da interface.
    No seu caso tá complicado...rsrs.

    Mr. Phil
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: Mr. Phil
    · votar


    otaguimaraes
    Tive o mesmo problema há alguns meses. Até hj não entendi exatamente a causa. Com certeza era uma questão de configuração. O pc era novo, primeira semana de uso. Formatei e o problema sumiu (na verdade, como o pc era novo, não tive paciência de entender a causa, rsrs, pensei até em levar o pc de volta aonde o tinha comprado)...

    O PC é um Desktop da HP, QuadCore com 4GB de RAM, 4TB de HD, blu-ray e outras coisas. A placa de som é a do mixer digital Yamaha 01X.
    O problema é que a cada 120 segundos (em intervalos precisos), a conexão FW caía por alguns poucos segundos e voltava sozinha... interrompendo gravações ou qualquer atividade áudio.

    Atualmente parece que ainda acontece este problema, mas a cada 120 minutos (mais ou menos). A "conexão" cai e volta sozinha. Com o Windows XP isso nunca aconteceu... sugestões?!
    (Além de fazer o downgrade pro XP ou esperar pelo "Windows 7")

    Abç, ;P

    PS: é importante precisar que quando instalei o mixer, o Cubase, e os outros milhares de programas, funcionava td perfeitamente. Foi depois q instalei o Firewall/antivirus q o problema começou a se apresentar. Uma semana apòs a instalação do Firewall...

    gwallner
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Firewall e Antivirus podem atrapalhar o funcionamento do audio com certeza, alem da placa aceleradora gráfica. Desabilite tudo na hora de trabalhar com áudio.

    giyama
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    tenta fazer o seguint:
    aperta ctrl+alt+del > arquivo > digite "msconfig" ( sem as aspas ) > aperte OK > vai na aba "inicializacao de programas" > clique em "desativar tudo" > reinicie o pc
    esse procedimento ira tirar tds os programas opcionais q rodam em background ;)

    gwallner
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    giyama

    Só tem que tomar cuidado com o que vai desativar, se não acaba desativando algo que não sabe o que é e algo que é importante para rodar o Windows.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pausas na Edirol UA 1-EX