Gravação caseira com máxima qualidade possível

    Autor Mensagem
    paulobelmarco
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: paulobelmarco


    Olá pessoal!
    Sei que já existe muitos tópicos sobre gravação caseira, mas os que eu procurei, nenhum fala sobre exatamente o que quero falar. Seguinte: Quero fazer gravação caseira com máxima qualidade possível por que não tenho condições de montar um home estudio nem dos baratos. O que eu tenho:

    * Um microfone web cam (podem acreditar, o fato dela ser alimentada por corrente dá muita sensilibidade para gravar)
    *Um PC sempron 2400 com 2GB de RAM, WINXP
    *Audacyti

    Minhas estratégias que uso:


    *Instrumentos virtuais - No site JamStudio você pode montar seus próprios arranjos musicais. Como não sou de banda de rock não tenho orgulho ao ato de tocar os intrumentos (não que isso seja uma regra entre bandas). Ao gravar o arranjo com Audacyti, tenho a própria música com o mínimo de ruído (meu ouvido não capta mais talvez seja zero ruído), altamente limpa. Nisso já tenho 50% do objetivo alcançado
    *Musica versão instrumental - Isso é quando quero fazer uma versão em português de uma música estrangeira. Muitas vezes existem na internet a versão só com os intrumentos. Na pior das hipóteses, tento editar uma música mid (só em último caso). A exemplo acima, tenho 50% do caminho andado!
    *Gravação do vocal separado - Coloco fone de ouvido para isolar o som intrumental e canto a música no Audacyti. Como uso a opção gravar Microfone, tenho o vocal isolado em outra pista para editar. As partes que não possuem letra cantada ou cantarolada, eu simplesmente silencio, tendo uns 70% do objetivo aucançado, sobrando só as partes vocais para edição. Somente aì começam os problemas. Logo logo comento sobre isso
    *Isolamento acústico - Em parte já sou favorecido, pois moro nos fundos de um quintal aonde não será qualquer onda sonora que penetrará. Para completar faço gravações entre às 23:00 e 1:00 da manhã (já que estou isolado demais para incomodar alguém).

    Vamos aos problemas:
    *Como faço para não ser captado o instumental pelo microfone - Não que isso seja o fim do mundo, mas é que preciso ouvir o fundo musical para não perder o compasso. Será que tenho que usar aqueles headfone iguais ao de Lan house? O fone de ouvido não basta já que lá no fundinho ainda pode-se ouvir o playback.
    *Esses métodos arcaicos jamais terá um resultado sastifatório, mesmo chegando próximo a qualidade metafônica de uma gravadora?
    *Existe algum programa tão bom quanto o Logic PRO para PCs?
    *Existe algum programa para instrumentos virtuais (todos eles) IGUAL ao site JamStudio??
    *Existe mais alguma estratégia para melhorar a qualidade sonora COM O QUE TENHO EM MÃOS?

    paulobelmarco
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: paulobelmarco
    · votar


    Caso ninguém conseguir me ajudar espero pelo menos ter ajudado alguem com minhas estratégias!! Esse fórum é o máximo!!!

    AlexB
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    *Como faço para não ser captado o instumental pelo microfone - Não que isso seja o fim do mundo, mas é que preciso ouvir o fundo musical para não perder o compasso. Será que tenho que usar aqueles headfone iguais ao de Lan house? O fone de ouvido não basta já que lá no fundinho ainda pode-se ouvir o playback.

    Usa um fone intra auricular barato, eu recomendo o COBY CVE92.

    *Esses métodos arcaicos jamais terá um resultado sastifatório, mesmo chegando próximo a qualidade metafônica de uma gravadora?

    Aí saímos da área técnica e vamos para a religiosa...só com milagre.

    *Existe algum programa tão bom quanto o Logic PRO para PCs?

    Vários é só dar uma olhada no forum, na realidade a maioria dos programas é tudo igual, o que muda é o gosto do freguês.

    *Existe algum programa para instrumentos virtuais (todos eles) IGUAL ao site JamStudio??

    Vários, nenhum de resultado profissional, tudo "brinquedinho".

    *Existe mais alguma estratégia para melhorar a qualidade sonora COM O QUE TENHO EM MÃOS?

    Estudo, conhecimento e experimentação. Descubra o limite do seu equipamento seja qual for, é uma ótima escola.
    Abraço,
    Alex

    paulobelmarco
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: paulobelmarco
    · votar


    Na verdade acabo de comprar um Headfone leadership de R$ 35,00. Ele possui fones acochoados de espuma que servem como isolamento do som. Ainda sim nas gravações, era possível detectar sons entre 20 e 40 Hz. Isso é facilmente eliminado com equalização e normalização do sinal tornado essas ondas a zero (acho que estou ficando fanático por qualidade acústica). Obrigado pelas dicas!

    Acho que minhas estratégias devem ser boas já que ninguém contestou nada. Se souberem de outras me avisem pois sou novato na área. Estou pensando em uma placa de som offboard mais isso seria para sequenciamentos de arquivos Mids e não sei se vale a pena. Com tudo bom, acho que posso me concentrar só na música, como afinação, interpretação, etc.

    Aguardo por mais dicas! Esse fórum é o máximo!!!!

    AlexB
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Ainda sim nas gravações, era possível detectar sons entre 20 e 40 Hz
    ... Sem comentários. Está faltando estudo.
    Abraço,
    Alex

    paulobelmarco
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: paulobelmarco
    · votar


    Não sei onde pequei ao dizer isso. Eu só eliminei essas freqências baixas que o audacyti detectou e ao normalizar o som em - 2 db o som ficou limpo. Mas assim mesmo vou seguir sua dica e estudar mais! Já percebi que o limite não é meu equipamento, e sim eu mesmo né hehehhe (menos mal, to sem grana mesmo)

    Brigadão!!!

    Música de Preto
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Ainda sim nas gravações, era possível detectar sons entre 20 e 40 Hz.

    Isso provavelmente é ruído de DC da sua placa que deve ser ruim... Sleciona o clip de áudio e manda processar um Remove DC Offset ou offset filter alguma coisa desse tipo que todo programa tem. De qualquer forma, esse ruído é simplesmente INAUDÍVEL!!!! Ele só vai te atrapalhar no processamento de alguns plugins que podem fazê-lo se tornar audível.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gravação caseira com máxima qualidade possível