Autor |
Mensagem |
spike12 Veterano |
# fev/08
comentarios como "a gravaçao ficou muito clipada" ou "o solo saiu clipado" são termos estão me deixando confuso e gostaria de saber os seus significados :)
|
Soulface Veterano |
# fev/08
· votar
spike12 É quando a gravação é feita num volume muito alto, e fica com alguns picos de saturação. Tipo auto falante estourado...
|
has4 Veterano |
# fev/08 · Editado por: has4
· votar
spike12 é exatamente o que o Soulface respondeu, e acrescento que, no gráfico ou na régua ou unidade de medida de decibéis, ou ainda, VU, fica a cor vermelha desmontrando que o som está ESTOURADO, CLIPADO! Suponhamos que a sua gravação, no exemplo, SOLO, ficou excessivamente distorcido, não pelo timbre de distorção da guitarra, mas sim, pelo sinal de GANHO ou VOLUME (sinal) excessivo na gravação! Sem querer complicar, mas VOLUME é diferente de GANHO.
Achei um texto que, embora grande, fala algo sobre CLIPAR. http://diegoemmanuel.musicblog.com.br/48393/A-mesa-de-som-e-seus-compo nentes/
Através do google vc encontrará GLOSSÁRIOS com termos técnicos. Alguns GLOSSÁRIOS ou DICIONÁRIOS DE TERMOS TÉCNICOS na área de AUDIO, ou HOME STUDIO são bastante completos. Procure-os e vá montando um com tudo o que encontrar, assim, terá um ótimo material com os termos técnicos nesta área. Por exemplo, comece por este:
http://www.musicaeadoracao.com.br/tecnicos/sonorizacao/glossario_termo s.htm#C
|
rafael_kl Veterano |
# fev/08
· votar
has4 cara, clipa quando atinge 0db nao eh?? entao, ficar na cor vermelha, mesmo que em -0,1db o som nao estara clipado, ou o ideal é nunca chegar ao vermelho? abraco
|
spike12 Veterano |
# fev/08
· votar
has4 wow respondeu tudo cara valeu ae ;D
|
has4 Veterano |
# fev/08
· votar
rafael_kl Não sou expert no assunto, TECNICAMENTE, apenas tentei ILUSTRAR para o spike12 sobre o que ele havia perguntado, mas penso que, nem sempre quando fica vermelho quer dizer que esteja CLIPADO! Talvez não tenha sido a melhor associação que utilizei, mas sei lá, alguém poderá responder isto melhor! Estou tentando achar algo por aqui, daí, EDITEI algumas coisas lá em cima rsrsrs
PENSO que DEPENDERÁ realmente do limite que se coloca e se deseja como opção, nem sempre será no 0db, conforme o programa e opção escolhidos!
|
rafael_kl Veterano |
# fev/08
· votar
Eh..agora ate fiquei em duvida, se um som pouco antes de atingir 0db estara clipado ou nao.... vamos aguardar, daqui a pouco alguem da uma luz... abraco
|
cadojapan Veterano |
# nov/08
· votar
Continuando...coloquei uma gravacao minha pelo cool edit e tb tah clipando...alguem pode me dah uma dica de regulagem do cool edit pra naum clipar???
|
Bog Veterano
|
# nov/08
· votar
cadojapan
Essa é fácil: abaixar o volume. Sim, só isso! :)
|
BaNdAiD Veterano |
# nov/08
· votar
cadojapan
Como assim?? Vc abriu uma track já gravada no cool edit (alguem ainda usa isso??) ou vc tá fazendo uma gravação pelo cool edit??
Se for o primeiro caso: é fácil: abaixar o volume. Sim, só isso! :), lembrando que isso não vai "restaurar" a qualidade do arquivo, só vai deixar ele menos desagradável de ouvir...
Se for o segundo caso, tenta captar a fonte sonora num volume mais baixo!!
Abraço!
|
Bog Veterano
|
# nov/08
· votar
BaNdAiD
Er, eu quando eu disse abaixar o volume, eu estava na verdade dizendo o volume de gravação, ou seja, captar a fonte sonora num volume mais baixo...
|
BaNdAiD Veterano |
# nov/08
· votar
Bog
Understood! :)
|
AlexB Veterano |
# nov/08
· votar
Os medidores de picos tem várias possibilidades, dependendo do software e das regulagens é possível que aconteça o cliping e o mesmo não apareça no medidor, pois o "peak meter" considera um certo intervalo de tempo, dependendo da configuração os picos podem passar sem serem mostrados visualmente gerando cliping, estas configurações variam de software para software, ou de equipamento para equipamento. Abraço, Alex
|
Minow Veterano |
# nov/08
· votar
rafael_kl É isso mesmo, em -0,1 não está clipado... mas se clipar normalmente acende uma luzinha que fica acesa sempre pra mostrar que clipou em alguma parte. Em alguns programas a luzinha mostra exatamente quantos dB passou, o ideal é dar uma margem de uns 0,5 dB a mais.
|
cadojapan Veterano |
# nov/08
· votar
BaNdAiD Bog
Desculpem a minha "ingnoranssia"...mas pra fechar...eu tipo to mandando o som direto da pedalera pro cool edit..intaum eh soh diminuir o volume da track da gravacao?
|
Bog Veterano
|
# nov/08
· votar
cadojapan
Sim! Reduza o volume na hora de gravar, de forma que os picos nunca cheguem a estourar o máximo. É só isso mesmo, hehe.
|