Um bom notebook

    Autor Mensagem
    jessica_...
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: jessica_...


    Olá.

    Sou mais ativa no fórum de teclado, mas agora que pensei em comprar o SP 76 da Kurzweil, irei precisar de um notebook para incrementar os timbres. Módulo ouvi dizer que é muito difícil de programar etc e tal...

    Mas queria perguntar pra vcs qual seria um bom notebook pra trabalhar com teclado (não sei se este é o local apropriado...).

    Teria de ter um a boa placa de som, eu acho, e um bom design.

    Aceito sugestões.

    AlexB
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Incrementar os timbres de um kurtzweil, é bastante simplista. Tratando-se de teclados e computadores, as opções são imensas. Dá para fazer muito mais coisa do que sonha. O computador pode funcionar como o melhor módulo sonoro que você já viu, basta ligar qualquer teclado controlador e comprar um de milhares de programas de som.
    Um notebook para trabalhar com som e funcionar como um módulo deve ter um processador com velocidade básica no mínimo de 2.6 Ghz, 1 ou melhor, 2 Giga de memória no caso de usar samplers grandes, um HD SATA e de preferência contar com saída firewire. Nenhuma placa de som de notebook vai ter grande qualidade, você terá que espetar uma placa de áudio externa com driver ASIO. Uma placa de vídeo dedicada, mesmo que fraca é uma boa opção para evitar dividir memória com o processador principal.
    Com uma máquina com estas configurações, terá uma ótima ferramente para explorar o mundo do audio digital.
    Um Abraço,
    Alex

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: Jonathas Lacerda
    · votar


    Um notebook para trabalhar com som e funcionar como um módulo deve ter um processador com velocidade básica no mínimo de 2.6 Ghz.

    Nâo necessariamente. Se estiver tratando de um Core 2 Duo, ele dá pro gasto em 1.6 Ghz. Se for um Celeron, procure um da série 400 ou 500 (baseado nos Core 2 Duo) ou um dos novos Celeron Dual Core (serie 1000, que ainda não sei se estão no mercado.). Se quiser ir de AMD, vai atrás de Turion X2 que é Dual Core também e tem excelente desempenho.

    Hoje em dia, Ghz não é o mais importante a se observar num processador. Em se tratando de Notebook, o desempenho está aliado ao consumo. Então, procure um com processador com bom desempenho por watt.


    1 ou melhor, 2 Giga de memória no caso de usar samplers grandes

    Concordo. Mas não compre um Note com 2 Gb. Sai mais barato comprar um com 1Gb e adicionar mais 1 Gb em seguida.

    um HD SATA

    Hoje em dia, praticamente todos os notes estão saindo com HD SATA300

    e de preferência contar com saída firewire.

    Verdade! Porém, apesar de ser padrão há alguns anos, o Firewire ainda é difícil de ser encontrado em computadores PC, sendo mais encontrados em Macs. Pra se ter uma ideia, só de 2 anos pra cá que as placas-mãe de desktop começaram a vir com Firewire. Eu não considero uma prioridade o tal Firewire. Claro que existem boas placas de Som Firewire, mas também existem boas placas de audio USB.

    Nenhuma placa de som de notebook vai ter grande qualidade, você terá que espetar uma placa de áudio externa com driver ASIO.

    Verdade. Placas de som on-board costumam dar grande latência.

    Uma placa de vídeo dedicada, mesmo que fraca é uma boa opção para evitar dividir memória com o processador principal.

    Apesar de ser verdade, não vejo isso como prioridade, já que em um sistema com 2 Gb de memória, 32 ou 64 Mb compartilhados não vão destruir o desempenho geral. Além disso, vão aumentar e muito o valor final do Note. As vezes, economizar 32 ou 64 Mb de RAM sai caro.

    Sou mais ativa no fórum de teclado, mas agora que pensei em comprar o SP 76 da Kurzweil, irei precisar de um notebook para incrementar os timbres. Módulo ouvi dizer que é muito difícil de programar etc e tal...

    Não acho que módulos sejam complicados de programar. Um Notebook sim, já que além de menos estabilidade já considerada dos PCs, você terá que se preocupar com virus, sistema operacional, softwares, blablabla, blablabla... Hoje em dia não recomendo notebooks logo de cara. Cada caso é um caso. Antes de comprar, recomendo fazer do seu PC o que você quer fazer no note: Instale os programas e veja se consegue se acostumar.

    Mas queria perguntar pra vcs qual seria um bom notebook pra trabalhar com teclado (não sei se este é o local apropriado...).

    Teria de ter um a boa placa de som, eu acho, e um bom design.


    Já que você está afim mesmo de comprar um Note, recomendo notebooks HP, já que são "deslacrados" de fábrica e permitem que você adicione memórias, HD e outras "cositas más" sem perder a garantia. Além do grande suporte que eles prestam aqui no Brasil.

    Procure pelos Notes com Core 2 Duo e Monitor de 15,4" Wide com acabamento em Black Piano. São lindos e duráveis. Elegantes e não fazem feio diante de nenhuma outra marca. Exemplo:


    Intel Core 2 Duo
    Com Intel Core 2 Duo
    Aberto
    Fechado
    (olha o acabamento dele!!!)
    Mais fotos

    AMD Turion X2
    AMD Turion X2
    Fotos
    Detalhe do acabamento da "tampa" do Note. Realmente lindo!

    AMD Athlon X2 (tem menos desempenho que o Turion X2, já que conta com 512 de Cache L2, contra 1 Mb do Turion... E o modelo com Turion X2 vem com HD de 120, contra 80 no Athlon X2. A diferença de preço compensa mais ir para o Turion X2.)
    AMD Athlon X2
    Fotos

    Apesar do que falei sobre Firewire, todos estes modelos que mostrei tem porta Firewire. Então desconsidere para os notebooks da HP. :)

    Além disso, apesar de eles terem alto-falantes Altec Lansing, que tem boa qualidade, a PLACA de som não é lá essas coisas.

    A placa de vídeo deles (modelos com AMD) são GeForce, que oferecem bom desempenho, mas não sei se os modelos de entrada da nVidia tenham memória dedicada. Se tiver, ótimo.

    Dos três modelos que citei, ficaria sem dúvidas com o Turion X2, que além de ter excelente desempenho e baixo consumo, tem placa de vídeo melhor que a opção com Intel, e o acabamento dele, apesar de parecido, em black piano, os modelos com AMD tem uma espécie de textura com desenhos, que deixa o note ainda mais charmoso. E vem com o Windows Vista Home Premium. Se não quiser usar o Vista, ouvi falar de casos de pessoas que compraram PCs com Windows pré-instalado e foram reembolsados por não querer usar o novo sistema da Microsoft. Eu ficaria com o Vista, já que se aproxima a chegada do SP1 pra ele e grande parte dos problemas de desempenho deles já foram resolvidas. E já deu tempo dos fabricantes desenvolverem drivers decentes para os dispositivos.

    Desculpa pelo post longo.
    _____________________________________
    editado para corrigir algums problemas de formatação e português

    AlexB
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Nâo necessariamente. Se estiver tratando de um Core 2 Duo, ele dá pro gasto em 1.6 Ghz. Se for um Celeron, procure um da série 400 ou 500 (baseado nos Core 2 Duo) ou um dos novos Celeron Dual Core (serie 1000, que ainda não sei se estão no mercado.). Se quiser ir de AMD, vai atrás de Turion X2 que é Dual Core também e tem excelente desempenho.
    Infelizmente lamento informar, mas o clock básico ainda é mais importante no efetivo processamento de som do que a existência de núcleos duplos ou quadruplos. O processamento paraleo ajuda em algumas situações mas para a maioria das aplicações de audio, é o raw power que conta. Incluindo o fato que se for usar audio ainda não dá para usar vista e muito menos 64 bits de processamento. Um core 2 duo 1.6mhz é um pato manco

    Apesar de ser verdade, não vejo isso como prioridade, já que em um sistema com 2 Gb de memória, 32 ou 64 Mb compartilhados não vão destruir o desempenho geral. Além disso, vão aumentar e muito o valor final do Note. As vezes, economizar 32 ou 64 Mb de RAM sai caro.
    Muitos notes bons já vem com vídeo "ofboard", a principal ajuda é evitar dividir IRQs, no caso de um micro usado para tocar ao vivo isto pode diminuir muito a latência, principalmente se estiver usando USB que vai exigir uma interrupção do processador principal.
    Não gosto de recomendar qualquer marca, acho que o mercado é bastante aberto, mas gosto da política da Toshiba onde o mesmo modelo é igual e vendido no mundo inteiro. Não gosto de marcas onde algumas linhas são vendidas apenas em alguns países. Normalmente esta prática faz com que nós brasileiros fiquemos com material inferior ao padrão internacional. Em muitos casos elas vendem os micros já ultrapassados em nosso país.
    Um Abraço,
    Alex

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Infelizmente lamento informar, mas o clock básico ainda é mais importante no efetivo processamento de som do que a existência de núcleos duplos ou quadruplos.

    Então você diz que um Pentium 4 3.8 Ghz tem desempenho para Audio melhor que um Core 2 Duo 1.8 Ghz? Compare o desempenho de um Core 2 Duo com um Pentium 4 de 3.8 Ghz, qual o que vai ganhar???

    Testezinho:
    http://www.clubedohardware.com.br/artigos/1382/3

    Comparação entre um Celeron 4xx e Celeron 3xx
    http://www.clubedohardware.com.br/artigos/1397/6

    Porquê o desempenho do Celeron 4xx é bem maior que o 3xx se o Clock dele é menor???

    "O Celeron 420 é o mais novo processador de baixo custo voltado ao mercado de micros baratos da Intel. Mesmo sendo o modelo mais básico de sua linha (os outros modelos têm clock mais alto), ele tem um desempenho bem superior ao modelo antecessor mais básico, o Celeron D 326. E olha que o Celeron 420 roda a apenas 1,6 GHz, contra 2,56 GHz do modelo Celeron D 326. E pela comparação com o Celeron D em overclock é possível inferirmos que, pelo menos em algumas aplicações, o Celeron de clock mais baixo da nova linha da Intel pode até mesmo ser mais rápido do que um Celeron D com o clock mais alto disponível."

    Se num simples Celeron, dá pra comprovar o que falei, por que não seria a mesma coisa num Core 2 Duo?

    Concordo com o que você disse:
    para a maioria das aplicações de audio, é o raw power que conta.
    Porém, se você comparar um Pentium 4 de 3.6 Ghz VERSUS Core 2 Solo de 1.6, certamente o Core 2 Solo ganha.

    Core 2 Duo possuí um clock inferior ao Pentium D pois ele tem um aproveitamento muito superior de cada ciclo de clock. Por ter um clock inferior ao Pentium D não significa que seje mais lento, muito pelo contrário. Pentium D nada mais é que 2 Cores de Pentium 4... Esquenta demais. Tem Clock mais alto, e desempenho mais baixo.

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    lembrando também, que com mais clock, mais consumo. E ALTO consumo elétrico e Notebooks são coisas que não combinam muito bem...

    Scoth_Pr
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Jonathas Lacerda e AlexB

    Tô quase comprando meu notebook. Vou pegar um HP Core 2 Duo 1.8, 2G de RAM (exp até 4G) e 160 de HD 5400 rpm. Sei que essa é uma configuração muito boa, mas eu estava olhando o preço dos Turion X2 e são bem mais baratos que os Core 2 Duo. Será que eu perderia significativamente o desempenho desistindo de um Core 2 Duo e pegando um Turion X2?

    Lembrando: vou usar 2 controladores, uns 4 VST's abertos ao mesmo tempo por música, mas vou suar uma interface firewire. O que acham?

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Até onde sei, o desempenho dos Turion X2 é excelente. Porém os Core 2 Duo ganham em todos os testes no geral. Mas em custo x benefício, o Turion X2 ganha. E o desempenho dele é suficiente para rodar VST's e Synths virtuais.

    Mas se você faz questão da MELHOR performance do mercado, ignorando os custos, vai de Core 2 Duo. O Turion X2 tem desempenho similar (perde ou ganha em alguns testes) ao Core Duo (não Core 2 Duo). O Core 2 Duo é cerca de 30% melhor que o Turion X2.

    AlexB
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Jonathas Lacerda
    Eu estou falando de processamento de audio stream line, faça um teste usando um programa de audio e vais ver a diferença. Isto só vai mudar quando os programas forem escritos para processamento paralelo e isto vai demorar um pouco ainda. Benchmarks dependem do programa que está rodando. Não adianta, ainda não exite milagre, velocidade do clock é velocidade do clock.

    Scoth_Pr
    Duvido que irá perder algo investindo no AMD, os Intel são muito "overpriced".
    Abraço,
    Alex

    jessica_...
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Nuss...

    Já começaram essas discussões (no bom sentido) sobre computador que eu não entendo muito...

    jessica_...
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Mas aquele athlon é lindo mesmo.

    jessica_...
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: jessica_...
    · votar


    E um da apple, será que fica legal...é que vi numas fotos do Hillsong o tecladista usando.

    Só pra brilhar no escuro a maçãzinha...
    ; P
    Foto do show

    O notebook tá em cima da cabeça do Joel

    Bem nítido

    Mais nítido ainda

    Chega, se quiserem ver todas entraaqui.

    PS.: como que se faz pro notebook ficar desse jeito? Quero dizer, empuleirado ali?

    AlexB
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    O mac é uma ótima opção para som, mas aqui no Brasil vai sair bem mais caro que um IBMPC.
    Abraço,
    Alex

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Para quem tiver dúvidas sobre a plataforma Core da Intel:

    http://www.guiadohardware.net/tutoriais/processadores-core/

    shoyoninja
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    AlexB
    Existem outros fatores além de processamento paralelo. O FSB e o clock da memória são até mais importantes. Mas claro, um Dual Core 2.6 perto de um 1.6 fica até chato hehehe. Eu usaria um desses também para trabalhar com qualquer coisa AO VIVO. Ao vivo não existe margem para um "pico" de processamento que talvez o computador não aguente. Tudo tem que funcionar e tem que funcionar bem. E VSTis são pesados DEMAIS.

    A propósito, eu costumo usar meus programas com o processamento paralelo, trabalho com o Sonar, e, sinceramente, tem uma grande diferença de desempenho com os plugins quando ativo a opção para usar os dois núcleos.

    Quanto as marcas de notebook, eu sou contra os HPs porque peguei raiva da marca depois que tive uma impressora deles. Mas isso é gosto pessoal.

    Acho muito importante a porta firewire. Não há motivos para não procurar um note que já venha com a interface.

    Jessica, da forma que você colocou em seu tópico não fica muito claro exatamente como você vai utilizar o note. Você vai utilizá-lo ao vivo? Vai DEPENDER dele durante uma apresentação?

    E agora você falou em um Mac... Acho lindo, mas está nas suas possibilidades o custo de um?

    Abraços

    AlexB
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    shoyoninja
    Dois núcleos é ótimo para programas separados como plugins, mas no caso de performance ao vivo usando um módulo de som, é o clock básico que vai garantir baixa latência e ficar longe de engasgos no som. Se você está apenas trabalhando o som, dá para usar um micro simples até antigo pois a latência não vai ter grande importãncia. mas ao vivo a coisa muda de figura. Imagina usar um Synth tipo o reaktor, dependendo da complexidade do módulo ele come processamento com sorvete.
    Pelo que a jessica falou ela vai usar ao vivo e ainda não tem noção de como usar o computador. O pior que pode acontecer é comprar um micro para depois descobrir que ele é muito fraco para performances live.
    Eu também tenho problemas com a HP, uma empresa que vende micro com apenas 512Mb de memória para rodar windows vista, não pode ser considerada séria. Coitados dos usuários que compraram uma máquina nova com esta configuração, vão ter desempenho de 8 anos atrás.
    Um Abraço,
    Alex

    shoyoninja
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    AlexB
    É vero.

    Um plugin que não suporte processamento paralelo não vai conseguir usar os 2 cores ao mesmo tempo... Tens toda a razão.

    Pois é imaginei que o que ela queira é trabalhar ao vivo mesmo, por isso falei que realmente precisaria de uma máquina mais parruda mesmo, como você sugeriu.

    MAS, Jessica, eu acho que antes de você comprar qualquer coisa, você tem que ter já uma idéia pronta do que vai fazer, até mesmo com qual VSTi você vai trabalhar. Ainda mais se for para uso ao vivo. Experimente bastante em um micro que você já tenha e depois que você achar algo que te agrade aí sim você monta seu set up.

    E, mais uma coisa que reparei, você está se guiando um pouco pelo lado estético da coisa ( coisa que em notebooks realmente é difícil de se conter) e está fugindo um pouco do objetivo que é incrementar seus timbres e ter uma máquina que possa ser utilizada sem dores de cabeça ao vivo.

    Na minha opinião você deveria sim amadurecer a idéia antes de comprar o note!
    Abraços!

    Caledonian
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: Caledonian
    · votar


    Módulo ouvi dizer que é muito difícil de programar etc e tal...

    Não concordo com quem disse isso, um módulo de teclado, com seus timbres já definidos de fábrica e muitas vezes ainda podendo se incorporar e melhorar mais outros, é uma opção mais estável e menos complicada do que um notebook. Um notebook (ou qualquer micro-computador, independente do poder do processador) sempre terá mais risco de deixar um tecladista na mão se estiver tocando ao vivo no palco do que um módulo de teclado (e como é feio quando isso acontece, que mico!!!), principalmente se tiver como sistema operacional o programa do tio Bill. E considerando todas as questões de compatibilidade, acessórios, programas, drivers, placa de som suplementar e tudo o mais que o notebook vai precisar (e quanto mais coisas tiver instaladas e/ou atachadas no note mais chance de dar pau) nunca será mais simples do que um módulo que já vem pronto de fábrica para esse fim e é uma peça única, compacta, portanto, bem mais simples do que a opção notebook e menos provável de deixar o músico na mão.
    Um módulo não trava e um computador com Windows ... :-(

    Ricnach
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Olha eu recomendo um Macintosh, possuo um iBook g4 1,33 ghz e 512 Ram!!! Esta configuração simples me permite tocar meu teclado midi junto com o reason, ao mesmo tempo eu disparo coisas pré gravadas e ainda plugo uma guitarra que passa pelo programa Guitar Rig 2, tudo ao mesmo tempo com minha placa de som M-Audio 410. Nunca fiquei na mão, o computador permanece super estável o tempo todo. Eu comprei este Notebook a um pouco mais de um ano, na época gastei todas minhas economias, porém hoje posso produzir trilhas sonoras por minha conta e já estou pensando em comprar um Mac duo core !! Se depender de mim não trabalharei mais com Pc não!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Um bom notebook