VSTis são 24 ou 16 bits? É melhor ler o tópico

    Autor Mensagem
    Música de Preto
    Veterano
    # dez/07


    Seguinte: o pessoal da minha igreja tá pra gravar algumas músicas pra demonstração. Tudo será gravado num estúdio, exceto os teclados que eu pretendo gravar em casa, usando MIDI. Bom, a minha placa é uma Crystal SoundFusion. Dá pro gasto, mas não é o bastante. Quanto a gravação em estúdio, provavelmente deve ser feita em 24/88. Mais por questões técnicas, do que por experiência minha.

    Enfim, não vou poder mixar nada, pois não poderei rodar os arquivos em 24/96. Então, pra ficar tudo em 24/96, eu queria exportar os MIDI, timbrados pelos VSTis nessas taxas. A qualidade será melhor? Pergunto porque mesmo usando os incríveis sons do Reason, por exemplo, sinto que falta algo no som...

    Terminando - mesmo: Se eu exportar os arquivos com os sons do VSTi em 24/96 eles soarão melhores?

    I.Nosferatu
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Música de Preto

    Cara seria melhor voce ter certeza da qualidade dos arquivos que o estudio irá utilizar, usar ao menos o samplerate identico, muitos estudios ainda trabalham com 44.1, dependendo do restante do equipamento do estudio esses 44.1 podem soar melhor que 96k de muita interface por ai...

    Acredito que voce sinta falta nos VSTi de um Q de realidade, infelizmente à não ser que voce domine muito bem esses instrumentos e os arquivos MIDI que os geram, o som sempre vai ter um ar meio artificial, mesmo para alguém muito experimentado, isso ocorre... porque não há nada nesse mundo virtual comparado a um bom musico tocando seu instrumento em nosso mundo real, VSTs quebram o galho (e um bom galho), mas ainda assim não se comparam a musicos reais.

    Se esta é sua duvida, voce pode tirar um som bacana de VSTs, mas até certo limite... Veja qual o samplerate que o estudio irá utilizar e exporta para arquivos de 24 bits com mesmo samplerate, mas tenha em mente que aquele ar artificial não vai deixar de existir porque esta a 24 bits ou 96 k...

    AlexB
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Não é possível pensar que ao aumentar o bit rate/sample rate de uma música, fará ela soar melhor.
    Primeiro você tem que descobrir o que falta no som, "falta algo" é muito vago, é como dizer estou procurando uma coisa mas não sei o que é...
    Pode ser simplesmente problemas de equalização, compressão, ambiência ou timbre. Isto se resolve com maior habilidade no mix.
    Por outro lado, programar midi para emular instrumentos reais é outra estória. Você tem que conhecer a fundo as particularidades do instrumento, articulações, dinãmicas etc. No mais, músicos reais não são computadorizados, eles erram, adiantam, atrasam, e isto aparece na música.
    Programação midi é uma arte per si, vai exigir bons samples, um bom sampler e muita habilidade para programar o sampler para emular as articulaçãoes reais. Infelizmente não existe Library pronta com grande capacidade de articulações podendo prescindir de muito "tweeking" no sampler. A maioria dos compositores/programadores não disponibiliza suas Libraries customizadas, e não existem prontas para comprar no mercado. Já ouvi muito falar da VSL, mas mesmo ela não dispensa muita customização.
    Abraço,
    Alex

    shoyoninja
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Música de Preto
    Seguinte: o pessoal da minha igreja tá pra gravar algumas músicas pra demonstração. Tudo será gravado num estúdio, exceto os teclados que eu pretendo gravar em casa, usando MIDI. Bom, a minha placa é uma Crystal SoundFusion. Dá pro gasto, mas não é o bastante. Quanto a gravação em estúdio, provavelmente deve ser feita em 24/88. Mais por questões técnicas, do que por experiência minha.

    Enfim, não vou poder mixar nada, pois não poderei rodar os arquivos em 24/96. Então, pra ficar tudo em 24/96, eu queria exportar os MIDI, timbrados pelos VSTis nessas taxas. A qualidade será melhor? Pergunto porque mesmo usando os incríveis sons do Reason, por exemplo, sinto que falta algo no som...

    Terminando - mesmo: Se eu exportar os arquivos com os sons do VSTi em 24/96 eles soarão melhores?


    Não entendi lhufas.
    Você falou falou falou e não falou qual o problema.

    Em resposta a sua última pergunta que foi a única que entendi: Depende. Se o VSTi que você usa trabalhar com samples em 24/96 TALVEZ soe melhor se você for capaz de ouvir a diferença. Se não, não.

    Música de Preto
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Se o VSTi que você usa trabalhar com samples em 24/96 TALVEZ soe melhor se você for capaz de ouvir a diferença. Se não, não.
    Acho que isso disse bastante.

    Deixa eu explicar o algo q falta. Mesmo sem emular instrumentos acústicos parece que o som não tem o chamado "peso" que outras gravações têm, mesmo eu tendo usado algum VST com som interessante. Uma das diferenças mais marcantes é na sensação de volume. Mesmo com o nível estourando no "meter" parece sempre mais baixo que outras músicas gravadas.

    Às vezes penso que pode ser hardware, mas qual é a diferença do áudio exportado direto do editor - sem usar conversão A/D da placa - aqui em casa do mesmo áudio exportado em algum outro estúdio? Em outras palavras, o som que toca aqui será o mesmo que vai tocar lá se for usado o mesmo timbre virtual?

    Outra coisa: Será que em 24 bits a minha única diferença é o nível? Achei um tópico sobre isso, mas o que escreve embaixo sempre discorda do de cima...

    shoyoninja
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Seguinte.

    24 bits de resolução não dão mais volume à gravação, dão mais resolução na faixa dinâmica.

    Isso quer dizer que entre o volume mínimo e o máximo existem mais valores intermediários a serem utilizados. Mas o mínimo continua igual, e o máximo também.


    Essa sensação de volume voce pode obter usando um compressor atuando como "limiter". Tem um tópico com stick do jabirous em que ele explica bem detalhadamente como conseguir isso. Só não exagere muito no compressor.

    Essa sensação de "peso" e de energia também depende dos graves da sua gravação. Será que o baixo não tá com um volume muito pequeno não? Talvez um compressor nele, não sei. Quer mandar uma gravação de exemplo? Fica mais fácil.

    Se for utilizado o mesmo VST no estúdio em questão o som ficará igual.

    Agora, eu acho que o problema mesmo é o uso dos VSTs. Nunca vai soar como o instrumento real tocando, sempre vai faltar algo, pois o computador não é um artista, falta emoção.

    Música de Preto
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Valeu galera! Acho que é bem o que eu precisava saber.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a VSTis são 24 ou 16 bits? É melhor ler o tópico