mixer do ezdrummer

Autor Mensagem
Slash_1989
Veterano
# nov/07


eu tenho uma duvida sobre o mixer do ezdrummer drum kit from hell...

embaixo do fader tem a opção "chanel" q permite eu selecionar uns canais...


o que eh isso???


tem como eu colocar cada peça da bateria numa trilha diferente no sonar e equalizar a parte???


vlw

busterchair
Veterano
# nov/07
· votar


uma vez tentei fazer isso e não consegui..
uso o cubase..

também queria saber.

Slash_1989
Veterano
# nov/07
· votar


mais alguem???

_FrEd_
Veterano
# nov/07
· votar


Slash_1989

tem como eu colocar cada peça da bateria numa trilha diferente no sonar e equalizar a parte???

Tem sim, problema que eu n lembro como faz pq n uso sonar... pergunta pro jabijirous no topico sobre instrumentos virtuais...

busterchair

No cubase tu seleciona o midi e tem uma opção chamada "dissolv part" no menu midi, ae vai peça por peça...

makumbator
Moderador
# nov/07
· votar


Slash_1989

tem como eu colocar cada peça da bateria numa trilha diferente no sonar e equalizar a parte???

Sim. É exatamente isso. Se selecionar canais diferentes, o EZ vai mandar para canais em separado(assim vc controla cada peça). Sempre faço assim,mas consome um pouquinho mais de memória, mas nada exagerado.

Slash_1989
Veterano
# nov/07
· votar


makumbator
vamu ve se eu intendi:

no mixer do ezdrummer eu seleciono os canais tipo 1,2,3,4,5,6,7,8,9... etc...

ae no sonar eu abro 9 tracks midi e coloco os canais nela 1,2,3,4,5,6,7,8,9...etc...

ae eu coloco o synth ezdrummer em cada uma dessas tracks novas e copio e colo o midi de bateria em todoas as novas tracs????


p.s: se na track 1 eu selecionar o kick eu preciso deixar todas as outras peçar no mudo???

makumbator
Moderador
# nov/07
· votar


Slash_1989

Quando vc carrega o Ezdrummer ele já abre todos os canais(no Cubase é assim), mesmo que vc use apenas a saída stereo, os demais canais ficam lá parados. Toque e veja que nessa opção só movimenta o vu da saída principal. mas se vc selecionar canais diferentes, cada um vai ser direcionado para o canal que havia sido criado antes (e estava parado), então ao tocar, vai ver que todos eles se mexem(desde que use a peça de determinado mic).
Não precisa abrir mais de um midi. Abre um apenas(no canal 10 midi de sempre). o próprio EZ se encarrega de distribuir os canais para o software de gravação. Não sei se me entendeu...

Slash_1989
Veterano
# nov/07
· votar


makumbator
pera aew, intuam eu abro o ezdrummer no canal 10 e aew? como q eu passo cada peça da batera pra trilhas separadas no sonar???

num intendi mto nuam...

makumbator
Moderador
# nov/07
· votar


Slash_1989

Não não! Vc coloca o canal midi(da trilha midi que está no multitrack) no canal 10. Isso pode ser até antes de carregar o Ezdrummer. Depois, ao criar o EZ, deve abrir automaticamente todos os canais separados(mesmo que vc use apenas a saída stereo), bem pelo menos no Cubase SX 3 é assim. Depois vá no mixer do EZ e selecione canais diferentes para as peças, volte e verá cada uma saíndo em seu respectivo canal no Sonar.

Slash_1989
Veterano
# nov/07
· votar


makumbator
mais como fazer isso no sonar...

naum consegui mto bem naum...
qq vc quis dizer com "da trilha que está no multitrack"? se eu intendi certo num deu certo naum...

o Jabijirous manja mto disse neh??? serah q ele naum pode me dar uma ajuda aki???

rafael_kl
Veterano
# nov/07
· votar


Slash_1989
Cara...nao li toda conversa de vcs..
mas ve se eh isso...

tu o midi da bateria num track, é que separa pra controla peca/peca...
se é isso, faz o seguinte:
seleciona o track com o midi...vai em Process, Run Cal, e Split Notes to Tracks...
ele vai criar um track midi p cada peca da bateria...
dai por exemplo, pega o track q fico o bumbo(coloca o output dele pro ezdrummer), vai em Edit e Bounce to tracks. dai ele vai criar um track com o audio do bumbo(track d audio mesmo...pode coloca efeitos, equalizadores,...)..
dai pode ate deleta o track midi do bumbo...
Faz isso pra todas pecas...
abraco

makumbator
Moderador
# nov/07
· votar


rafael_kl

Isso dá certo, mas é muito trbalhoso. O EZ já separa automaticamente as peças na MESMA TRILHA MIDI. Ele só endereça cada mic para um canal do software de gravação...muito mais fácil e leve que abrir n pistas midi.

Slash_1989
Veterano
# nov/07 · Editado por: Slash_1989
· votar


rafael_kl
vlw kra, deu certo, mais q canal eu seleciono pra cada peça? 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12,13,14,15,16? ou td 10?
ou seleciono os canais no ez??

e qdo eu vou em run cal, split notes to tracks aparece umas janelas perguntando algumas coisas, qq eu coloco lah?



makumbator
kra eu nuam consegui intender esse jeito q vc ta fld, desculpa ae a ignorancia...



uma outra duvida minha q as veses me atrapalho...

qual a diferença entre track, pista, canal??? tem diferença?

_FrEd_
Veterano
# nov/07
· votar


makumbator

Mas o Ez tem canais pra todas as peças?

rafael_kl
Veterano
# nov/07
· votar


Slash_1989
Source Track: o track q ta tua midi se nao me engano
First destination Track: a partir de qual track vai cria as novas midi...(se tu coloca 10, por exemplo, vai cria um track midi com cada peca a partir do track 10)
Destinatiopn Channel: coloca 10
Destination Port: e aqui o numero do ezdrummer...(clica no teu midi original, e ve qual o numero do ezdrummer no output..)
esses 2 ultimos é bom coloca pra nao precisa fica colocando o out de cada track pro ez.. depois

esqueci d fala antes...
quando for da o "Bounce to tracks", deixa todos tracks mudo, com excessao do midi q tu q passa p audio e o track q ta o ezdrummer.....

rafael_kl
Veterano
# nov/07
· votar


makumbator
Do teu jeito fica bem mais leve mesmo, e da menos trabalho...
o problema q eu acho é q no ez nao tem todas as mesmas pecas q tem no piano roll...la tem 6, 7 tipos de chimbal...dai nao tem como controlar um por um...
abraco!!

makumbator
Moderador
# nov/07 · Editado por: makumbator
· votar


rafael_kl

Realmente. Vc vai controlar cada "mic virtual" com seus respectivos vazamentos caso escolha essa opção, e não cada peça(ou seja, vai ter separado por canal: bumbo, caixa topo, caixa fundo, hit hat, mic tons 1 e 2 , mic tom 3, over, ambiência). Mas acho assim mais musical(como se fosse uma batera real).


Slash_1989

Se vc estivesse aqui do lado te mostrava em 3 segundos, mas via texto é dose!
Olha só:

1. Crie a pista midi(uma) e insira o arquivo da bateria no mesmo
2. Abra uma instância do Ezdrummer e espere carregar no set escolhido.
3. Direcione a saída da pista midi para o Ezdrummer
4. Vá no mix do Ezdrummer, e selecione a opção de multicanais
5. Volte para a tela do multitrack, e já verá cada peça saindo no canal correto(no Cubase não preciso fazer mais nada, é tudo automático)

Vou fazer um print screen para vc ver como fica no Cubase em stereo e multi

makumbator
Moderador
# nov/07 · Editado por: makumbator
· votar


Olha aqui umas imgens de como fica no Cubase SX 3:

aqui aberto no mix do EZ, veja o detalhe da saída está em stereo(todas ficam marcadas com Trk 1)

http://img216.imageshack.us/my.php?image=ezmixstereopn2.jpg

aqui o resultado nos canais "virtuais" que são criados AUTOMATICAMENTE no Cubase ao abrir uma instância do EZdrummer. Notem que só sai som no primeiro track, ou seja, a saída está em stereo. Mesmo assim as demais pistas estão criadas, mas apenas estão sem saída de som. Nesse caso, a primeira trilha, que no multicanal seria atribuída ao bumbo, torna-se a saída stereo completa da batera

http://img229.imageshack.us/my.php?image=ezstereooz5.jpg

Agora a seleção multicanal dentro do mix do EZ. Basta escolher uma peça e clicar em multichannel que todas vão ser colocadas em uma pista separada. Observem que cada peça aparece com a saída para uma pista diferente

http://img233.imageshack.us/my.php?image=ezmixmultiuz3.jpg


Agora o resultado do multichannel na mix do Cubase. Observem como sai som em várias pistas virtuais. A primeira trilha, que no stereo levava a batera toda, agora sai apenas o bumbo, a segunda a caixa topo, a terceira a caixa fundo, a quarta o chimbal, e assim sucessivamente. Nesse caso cada mic tem sua saída individual, podendo ser ajustado EQ, aplicado compressor, gate, efeito, etc...


http://img233.imageshack.us/my.php?image=ezmultixh7.jpg


Notem que eu não fiz nada para criar as pistas. Fiz a mudança em alguns cliques, usando a mesma sessão, sem trabalho nenhum. As pistas virtuais surgem automaticamente, e fica a meu cargo usá-las ou não(multicanal ou stereo).
Mas se no Sonar não abri assim direto, aí não sei o que fazer...

rafael_kl
Veterano
# nov/07 · Editado por: rafael_kl
· votar


makumbator
eh..no sonar ele nao abre as pistas automaticamente q nem ai...
mas ao colocar multichannel ele linka cada uma pra uma track...nao testei pq nao to com a library instalada, mas acredito que se criar 8 tracks no sonar ele mande cada uma pra um track...
So resta o Slash testar...
abraco

makumbator
Moderador
# nov/07
· votar


rafael_kl

estranho que não crie automaticamente...aí dificulta
vamos ver se o Slash_1989 consegue fazer esse esquema.

Mas o que aparece na trilha do VSTi no multitrack?(não digo da trilha midi criada, e sim do instrumento virtual em si). Será que ele cria, mas está minimizado, ou algo do gênero?

rafael_kl
Veterano
# nov/07 · Editado por: rafael_kl
· votar


makumbator
acontece tudo igual ao teu...a diferenca é que nao cria os 8 tracks automatico.

Ai o jeito que o Sonar ta sem o Ezdrummer..
http://img90.imageshack.us/img90/831/74801018dl5.jpg

Aqui quando adicionei ele...
http://img150.imageshack.us/img150/6325/40802150lv8.jpg

http://img230.imageshack.us/img230/7355/50837005rg1.jpg
Aqui colocando ele no multitrack...a diferencao é que ele nao cria os outros tracks...mas acho q se tu criar ele vai funcionar bem...
Mas acredito que o ezdrumer va funcionar nos 8 primeiros tracks do sonar...acho q nao da pra coloca ele pros tras 10-18 por exemplo.

makumbator
Moderador
# nov/07
· votar


rafael_kl

hmmmm...será que nesse ponto o Cubase é mesmo mais prático? Mas então após selecionar o multichannel no EZ e criar manualmente as pistas no Sonar(acertando as entradas e saídas)ele roda como no meu?
A vantagem é que no Cubase realmente fica mais leve mexer nessas "pistas virtuais" do que se eu abrisse pistas reais extras para ele. Vc já futucou em tudo quando o EZdrummer está carregado para ver se essa opção na verdade está escondida em algum lugar?

rafael_kl
Veterano
# nov/07
· votar


makumbator
Cara..nao fucei mt...mas nao vejo onde no sonar possa estar estas pistas que abrem automatico...mas talvez estejam la em algum lugar q nao vi...

Slash_1989
Veterano
# nov/07
· votar


makumbator
rafael_kl


ooppa rapaziada!!! vlwww mmo, deu certinho!!!

logo logo posto aki no forum o resultado desse trabalho!!

vlw mmo!!

Felipe Caineli
Veterano
# abr/08
· votar


Olá.

Sobre o problema que nosso amigo Slash teve, estava ontem tentando fazer o mesmo que ele, e segue abaixo um passo a passo disso.

Sonar 6 + Ezdrummer (peças da bateria em trilhas separadas no Sonar).

Pois bem, eu criei um novo projeto no Sonar e adicionei o Ezdrummer no meu Synth Rack (alt+8).
Depois abri o ezdrummer a carreguei os timbres das peças da bateria.

Com isso o Sonar cria automaticamente uma Folder Track, e deve-se configurar as entradas e saídas.
Após isso, na trilha midi eu abri o piano roll e criei minha bateria.

Após isso, abri o ezdrummer e o mixer dele.
No mixer, é possível destinar até 8 saídas (Kick, Snare T, Snare B, Hihat, Tom 1, Tom 2, Tom 3, Overhead e Room).
No output do mixer do ezdrummer eu escolhi Trk1, Trk2, .... Trk8 para as peças de minha preferência.
Os Trks são as saídas. Escolha no output em qual saída vai a peça da bateria (é possível enviar mais de uma peça da bateria para a mesma saída).

Após isso, fui clonando as trilhas da minha folder track e só alterando a origem do som ("ezdrummer 1 Primary out" para trk1, "ezdrummer 1 ez2" para trk2 .... "ezdrummer 1 ez8" para trk8).

Aí, você pode tratar cada peça separado nas trilhas do sonar.
Se quiser fazer qualquer alteração no mapa da bateria (midi), é só ir no piano roll e fazer. Não vai interferir em nada as trilhas no sonar.

E, após acabar todo o seu trabalho, você pode ir exportando uma a uma (usando solo e mute) para wav e carrega-las novamente como trilha de audio no sonar, para assim poder trata-las como trilha de audio (aplicar efeitos, plugins, etc).

Segue abaixo um print que fiz da tela:
http://paginas.terra.com.br/informatica/felipecaineli/ezdrummer_sonar_ multitrack.jpg

Bom, espero ter contribuído aí com o fórum.

Ainda estou aprendendo sobre isso tudo, mas assim que for descobrindo as coisas vou tentando postar e ajudar o pessoal.

Abraço a todos.
Felipe

Loko_Bass
Veterano
# abr/08
· votar


Slash_1989
tem como eu colocar cada peça da bateria numa trilha diferente no sonar e equalizar a parte???
Eu uso os arquivos .CAL do sonar e divido a pista midi em faixas por peça. Fazendo isso é bem simples!!!
Aqui nesse link tem como fazer.
http://www.homestudio.com.br/Artigos/Art071.htm
Cara eu faço assim, é muito mais fácil e prático!!!
E funciona!!!
Abraço.

Felipe Caineli
Veterano
# abr/08
· votar


Opa. beleza ?
Não conhecia essa forma de fazer isso. Nunca trabalhei com esses arquivos .cal
Vou tentar fazer dessa forma também, quando chegar em casa.

Obrigado, Lokobass.
Abraço
Felipe

Tulio Estevam
Veterano
# mar/11
· votar


tou enfrentando o mesmo problema, porém no Cubase 4. As soluções que postaram para o Sonar, não são covenientes para o Cubase 4, acho que é de outra maneira. Estava usando o Nuendo 3 e as pistas abrem separadamente automaticamente como o Makumbator disse, porém no Cubase 4 não. Alguém ajuda?

Tulio Estevam
Veterano
# mar/11
· votar


Ops.. depois de horas tentando, vi que o problema pôde ser resolvido facilmente abrindo o "Vst Instruments" (F11) e tem uma setinha bem pequena que lá pode ser selecionado a quantidade de canais que você pode utilizar, ou sej,a os 8.

Desculpem a ressussitação do tópico, mas acredito que enriqueceu de certa forma o tópico se alguém passar pelo mesmo problema.

makumbator
Moderador
# mar/11
· votar


Tulio Estevam

Claro que fez bem em ressuscitar o tópico! Vc contribuiu para ajudar futuros usuários na busca do fórum, que podem ver sua resposta.

Valeu!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a mixer do ezdrummer