Diminuir volume da voz em uma gravação

    Autor Mensagem
    rafa.brao
    Veterano
    # nov/07


    Oi pessoal sou novato no fórum e não achei nada sobre "como diminuir o volume da voz em uma música gravada".
    Recentemente fiz uma gravação junto com minha banda. Gravamos da mesa pro PC num editor de áudio. Ocorre que no som gravado (MP3) a voz está um pouco mais alta q os instrumentos.
    Como posso diminuir um pouco apenas a voz sem perder a qualidade da música? Um Compressor resolveria?

    aguiamania
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Você separou cada instrumento, ou fez tudo junto? Se fez tudo junto, infelizmente se vc conseguir, vc perderá qualidade em relação ao instrumental. Agora o ideal é vc sempre utilizar um software multipista SONAR, CUBASE, PROTOOLS etc..

    rafa.brao
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Infelizmente "aguiamania" gravamos tudo junto numa pista só. Utilizei um gravador de áudio simples. Mas mesmo perdendo um pouco a qualidade existe alguma forma de diminuir pouca coisa mesmo a voz?
    Essa gravação não é nada sério, é apenas uma brincadeira.

    rafa.brao
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    E aproveitando, eu uso o SONAR para outras gravações tambem. Ja que voce falou sobre gravação multipista, tem como eu gravar cada canal da mesa individual em pistas (tracks) separadas a partir de uma mesa de som simples (LL Star) na minha plaquinha SoundBlaster Audigy ZS 2?

    Bog
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    rafa.brao

    Você pode usar um equalizador e tentar cortar as faixas de frequência da voz. Mas vai também mudar essas mesmas frequências no restante dos instrumentos...

    Quanto a gravar várias pistas, não conheço a tua mesa nem a placa de som. Mas a princípio, é possível ligando em linha apneas se você tiver várias saídas E a placa de som tiver várias entradas independentes. Jogar tudo numa entrada só da placa de som não dá. Na melhor das hipóteses, dá para gravar 2 trilhas mono como se fosse uma stereo e depois separar. Mas aí você terá 2 trilhas mono...

    pedrogrohl
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Bom dia.... me desculpe fazer esta pergunta aki, mas nao encontrei um tópico muito adequado....
    possuo uma mesa xenyx 2442 que nao eh amplificada.... agora preciso compra uma potencia para que eu possa começar fazer minhas gravações no pc e tmb pra ligar nas caixas acusticas para ensaio com minha banda....Gostaria que me indicassem uma potência com bom custo/benefício.

    Desde já grato

    rafa.brao
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Muito obrigado Bog

    Música de Preto
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Quanto a voz alta, experimenta um paramétrico na em 1khz, mais ou menos.

    shoyoninja
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Humm, existem algumas soluções, mas nenhuma vai ter um resultado muito bom, conforme já disseram a melhor opção é gravar com faixas separadas e depois mixar conforme você deseja... Mas vamos lá.

    Você pode utilizar um equalizador na faixa dos médios, de preferência com um Q bem largo para não alterar muito a sonoridade. Aplique moderadamente, se você exagerar ninguém vai entender o que o vocalista canta hehe.

    Você também pode utilizar um compressor mutibanda só na região dos médios juntamente com o equalizador. Com isso você poderá reduzir ainda mais a faixa dos médios e compensar com o compressor ( vai dar um trabalho bom, mas é possível achar um parâmetro legal).

    Então quando você achar um nível dos doi que agrade seu gosto, volte um pouco até que a voz predomine novamente ( não tanto como no início mas sem perder muita qualidade) e aplique um compressor normal ( todas frequencias) para tentar "trazer" os outros instrumentos ao nível da voz.

    Acho que nem preciso dizer que se você exagerar na supressão dos médios você vai também alterar o timbre de TODOS os outros instrumentos, inclusive o bumbo ( harmônicos dos aros e ataque).

    Um abraço, e boa sorte!

    rafa.brao
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Muito obrigado shoyoninja

    rafa.brao
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Muito obrigado shoyoninja

    aguiamania
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    tem como eu gravar cada canal da mesa individual em pistas (tracks) separadas a partir de uma mesa de som simples (LL Star) na minha plaquinha SoundBlaster Audigy ZS 2?[i][/i]

    Creio que com essa placa, vc deverá gravar instrumento por instrumento. Ao mesmo tempo infelizmente não é possível. Você teria que ter uma placa de Som com várias entradas.

    aguiamania
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    rafa.brao

    tem como eu gravar cada canal da mesa individual em pistas (tracks) separadas a partir de uma mesa de som simples (LL Star) na minha plaquinha SoundBlaster Audigy ZS 2?


    Creio que com essa placa, vc deverá gravar instrumento por instrumento. Ao mesmo tempo infelizmente não é possível. Você teria que ter uma placa de Som com várias entradas.

    rafa.brao
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Obrigado aguiamania

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Diminuir volume da voz em uma gravação