| Autor | Mensagem | 
| TSO Veterano
 | # set/07 
 
 Amigos,
 
 Antes de mais, saudações de Portugal!
 
 Tenho um problema:
 
 Na banda onde toco vamos começar a tocar com uma click track ao vivo (baterista com metrónomo nos phones e samples a serem "disparados" para o PA).
 
 Assim sendo, fiz a separação do audio com o COOL EDIT PRO: metrónomo (bem alto) à esquerda (100% left)  e samples\teclados à direita (100% right).
 
 O sistema funciona, de facto: temos um leitor de cds a enviar sinal para uma mesa Behringer Xenyx 802 que, por sua vez, faz a separação do som que deve ir para o baterista (metrónomo e samples) e do som que deve ir para a mistura final do PA (samples apenas).
 
 O problema é que mesmo com a divisão de panorâmicas bem feita há audio do metrónomo a entrar na pista dos samples. Assim sendo, acaba por se ouvir o metrónomo (apesar de com um volume baixo, claro) na mistura final que sai para a "frente".
 
 Já coloquei a hipótese do problema ser do Cool Edit Pro . Não é! Um amigo meu enviou-me um wav com metrónomo de um lado e voz do outro gravado no Nuendo. O problema persistiu quando o gravei num CD e testei na sala de ensaios.
 
 
 Já coloquei a hipótese do problema ser da mesa Behringer mas se ligar o leitor de cds à mesa principal (a do PA) que temos na sala de ensaios, confirmo que o som do metrónomo entra igualmente pela via dos samples.
 
 Finalmente, ponderei que o problema poderia ser do leitor de cds que utilizamos e levei o computador portátil para a sala de ensaios. Liguei-o às mesas (quer à behringer, quer à mesa principal), meti um metrónomo a dar só de um lado e o problema manteve-se: o lado que supostamente não tinha audio recebia sinal do metrónomo (que estava do lado oposto).
 
 
 Já tentei inclusivamente gravar o metrónomo MUITO mais baixo, mas o problema teima em continuar.
 
 Alguém tem sugestões? Ajudem-me por favor!
 
 Obrigado desde já,
 TSO
 
 
 | 
| catselidis Veterano
 
  | # set/07 · Editado por: catselidis · votar
 
 TSO
 amigo,
 
 já tive este problema e olha que foi com uma mesa mackie! realmente, a separação stereo não fica perfeita na mesa de som, e mesmo se utilizado um canal auxiliar para enviar para o fone de ouvido do baterista, continua vazando para o master.
 
 só conseguimos resolver da seguinte forma: o canal esquerdo na gravação do cd que continha os samples foi jogado na mesa de som através da saída left do cd player. o canal direito (metrônomo) foi jogado através da saída right do cd player para um amplificador à parte, que ficava ao lado do baterista e sua saída de fones para o fone do baterista.
 
 uma outra opção é usar a saída de fones do cd player (se este possuir) e adaptar o fone de ouvido do baterista para reproduzir nos dois canais somente o som do metrônomo, ou deixar o fone em mono, já que o som do metrônomo fica bem mais alto que o dos samples.
 
 realmente não entendi porquê vazava um canal para o outro, mas creio que a separação só é perfeita em consoles mais caros de mixagem...
 
 espero que te ajude!
 
 abraços!
 
 
 | 
| Baruck Veterano
 | # set/07 · votar
 
 TSO, teu problema é mesmo estranho. Ligaste a saída do cd em uma entrada estéreo da placa? Se for o caso, experimenta ligar a saída dos samples e do metrônomo em canais separados da mesa, colocando o pan de cada um 100% opostos. Os canais estéreo  da mesa (com entrada estéreo em um mesmo canal) costumam misturar os lados, pois a função PAN serve para ambos os canais.
 
 Caso já tenhas tentado isso, mantenho a dica do nosso amigo catselidis. O ideal e menos complicado é enviar o canal do metrônomo para um amplificador à parte e dedicado ao fone do baterista. Aqui no Brasil há um aparelho chamado Power Click q serve exatamente para esse fim. Mas, teoricamente, qualquer amplificador com saída de fones funciona.
 
 
 | 
| TSO Veterano
 | # set/07 · votar
 
 Amigos:
 
 Muiito obrigado pela vossa ajuda.
 Logo mais tentarei aquilo que me sugeriram.
 Depois digo-vos como correu.
 
 Obrigado mais uma vez,
 TSO
 
 
 | 
| rafacar Veterano
 | # abr/10 · votar
 
 Olá, estou com uma dúvida parecida, por isso vou 'ressussitar' o tópico.
 
 Eu to começando a mexer no ACID pro, e sou muito inexperiente nesse assunto (tocar ao vivo sequenciado), apesar de tocar há mais 10 anos!
 
 Sou baterista e arranho um pouco no teclado. Minha dúvida é:
 
 Tenho uma placa de som externa M-audio fast track Esta aqui e quero sequenciar os teclados para tocar ao vivo (com o notebook).
 
 Mas tem que ter o metrônomo só para a banda e somente o audio para a mesa. Existe algum programa que faça isso? Pensei na hipótese de um programa mandar o metronomo só para a saída dos fones na placa juntamente com o áudio, e no output da placa somente o áudio sem o metrônomo.
 
 Por favor, me deem uma ajuda ae!
 
 Abraço.
 
 
 | 
| has4 Veterano
 | # ago/10 · Editado por: has4 · votar
 
 Nunca sequer ouvi um metrônomo estando num palco in live. Pretendo tambem usar samples, e com estes, impossível sem um click.
 
 O assunto muito me interessa, e neste tópico ele foi bem delineado. O ressuscito também para que o colega rafacar obtenha a sua pretendida resposta, sobre a qual não posso ajudá-lo pois ainda estou me situando à respeito. O ressuscito também pela seriedade levada aqui, sobre a qual, gostaria que fosse mantida para que aprendaos à respeito desse recurso que, possivelmente muitos terão que usá-lo em detrimento de algum vídeo conjulgado com o som ao vivo sobre um palco, e, por outros motivos, como por exemplo, não haver um tecladista, mas haver samples das musicas a serem executadas por uma banda pequena, em bares.
 
 
 Logo mais tentarei aquilo que me sugeriram.
 Depois digo-vos como correu.
 TSO
 
 
 Afinal, no que deram as experiências e os resultados por aí, TSO e os demais?
 .
 .
 .
 .
 
 EDIT: (À parte - apenas para quem não sabe o que é um amplificador para fones de ouvidos). O link a seguir mostra um vídeo de um produto amplificador para fones de ouvidos e as possibilidades de uso do mesmo:
 
 http://www.powerclick.com.br/videos-treinamentos-amplicador-power-clic k.html
 
 
 |