Blz, gravei a voz, mas que efeito usar ?

    Autor Mensagem
    Clau
    Veterano
    # ago/07


    Galera fiz umas gravações bem ao vivo com meu PC.
    Pra finalizar o trabalho pensei em colocar um efeito na voz, Reverb, Delay ... etc ....
    Na hora de escolher foi um problemão pq na minha maq tem muita coisa ... até aí blz...testei uns , testei outros, usei alguns do sound forge, mas o resultado final não me agradou. Ficou meio artificial .. dá pra notar
    A pergunta é .... o que devo usar na voz , tem algum efeito bala que já vem com o Sonar 5 ??? ou devo pegar algum outro ?

    Baruck
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Falando em reverb, acho o trueverb da waves o melhor (plugin directx). Não é mt intuitivo, mas dá pra chegar em boas ambiências regulando legal. Mas o lance de ficar artificial geralmente ocorre qdo colocamos algum elemento (no caso, a voz) numa ambiência totalmente diferente do resto da música. Tem q rolar uma coerência sonora. Abraço.

    Clau
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Hum,.. legal ...
    Mas tipo, com o que vem no SONAR 5 ou no Sound Forge 8 dá pra utilizar alguma coisa ???? Queria um efeito de nível profissional.
    Se não der, quais devo procurar ?

    Bog
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Clau

    Para começo de conversa, equalização. Sempre.

    Se quiser fazer a voz soar natural, pegue (bem) leve no delay. Reverb, como disse o Baruck tente fazer para casar com o restante dos instrumentos. Também ajuda cortar certas faixas de frequência, as mais baixas (para não embolar) e as mais altas (porque reverberação natural corta frequências altas).

    E é normal usar também compressor.

    Agora, a regulagem desses negócios é um inferno para mim também, então não vou me meter a ajudar... hahah

    Clau
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Pois é amigo Bog ...acho que estamos com o mesmo problema ...
    Eu sei que essa parte é muito importante e muuuuuuuuito complexa..
    Pois bem, o que eu queria mesmo era uma receitinha de bolo do que exatamente começar a usar pra finalização.
    Assim eu não perderia muito tempo testando coisas inúteis ou que não me trarão uma qualidade legal entende ?
    Tipo :
    Reverb ... use tal, tal ou tal ...
    Compressor : tem no sonar, ou então use tal ...
    etc ......

    AlexB
    Veterano
    # ago/07 · Editado por: AlexB
    · votar


    Receita de bolo vai ser difícil, pois você vai ter que aprender o controle fino do seu plugin. Não adianta ter milhares de plugins, você tem que saber usar poucos e bons. Uma boa sequencia com os plugins que já são nativos do sonar é: equalizador, compressor(pouco), e efeitos, reverb para dar ambiência e delay se quiser alguns efeitos mais radicais ou psicodélicos.
    Infelizmente não tem atalho, aprenda a usar os plugins, leia o manual e experimente até chegar no resultado que lhe agrada. Acertar um som exige experiência e um ouvido treinado, ainda não existem plugins automáticos que podem substituir um bom técnico de som.
    Abraço,

    Alex

    GAMMOTH
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Comecem com a edição de som, cortando os "silêncios" e fazendo os fade in and out rápidos para não dar pulo. Daí, "bounce to clip".

    O primeiro efeito que eu usaria é o compressor, elevando pouca coisa o ganho. Passa um EQ como o Bog disse. O lance do reverb tirar a coerência é verdadeira! Eu uso bem pouco reverb. As vezes um delay curto pode te dar um resultado melhor, no estilo rockabilly anos 50!

    Vai metendo a mão aê até sair um negócio legal!

    Clau
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Bleza galera ... até aí eu já tinha entendido..
    A questão é :
    Quais plugins devo usar ????
    Dentro do Sonar já tenho ????
    ou preciso pegar outros que não são nativos ??
    Blz ?

    Falous, por enquanto obrigado ...

    AlexB
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Use os do próprio sonar, o sonitus fx pack que já vem com algumas edições do sonar é muito bom e relativamente fácil de usar, comparado com outros.
    Deixe sempre fade ins e outs para o final, imagine o que acontece com eles depois de um compressor.
    Abraço,
    Alex

    has4
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    'Voz', em todos os aspectos sempre foi o meu grande problema. As informações aqui são realmente últes, mas a coisa é muito prática mesmo e como disseram, com os plugins já existentes e acima citados. Clau, não tenho o que contribuir aqui, mas aprendi muito com o seu tópico e com as participações dos colegas.

    Um pá de plugins realmente não é a questão, o suficiente já basta.

    Acho que melhor seria vc mandar pra cá o que fez, narrando como utilizou os citados plugins, dando exemplos e opções de algumas gravações que informem aquilo que você não gostou e aquilo que você gostou mas procura melhorar mais. Todavia com os exemplos e informando os parâmetros usados por você durante a mixagem (da voz). É A MINHA SUGESTÃO, pois assim, veriamos na cara o que tá ocorrendo por aí! Boa Sorte, man...

    Baruck
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Clau

    Bleza galera ... até aí eu já tinha entendido..
    A questão é :
    Quais plugins devo usar ????
    Dentro do Sonar já tenho ????
    ou preciso pegar outros que não são nativos ??
    Blz ?

    Falous, por enquanto obrigado ...



    Bicho, taí uma resposta complicada. Isso é mt pessoal. Se vc quer usar os plugins do sonar mesmo, use e tente chegar num resultado legal. Há vários plugins profissionais (tanto que custam - ou custariam d:-) uma fortuna), mas eles de nada adiantam se a gente não sabe regular.

    Mas, tentando t responder, dos plugins q vem com o sonar, eu uso sempre o EQ independente por canal (porq pesam pouco no processamento), o COMPRESSOR e o TAPE SIM (não na voz) porq dá um calor, principalmente no baixo. Mas continuo dizendo q prefiro os plugins da Waves. Baixa na internet e experimenta. Ou então tenta chegar num resultado legal usando os da sonar.

    Não tem exatamente uma receita de bolo. Resumindo, faço o seguinte:

    - gravo tentando chegar o mais perto possível de 0 dB (NUNCA chegar em zero, sempre chegar perto);
    - passo um noise reduction caso o mic tenha chiado;
    - uso o Antares Autotune sem vergonha nenhuma. Livre-se do preconceito. Não é só a Xuxa q usa. O autotune bem regulado deixa a melodia mais agradável. Claro q se o cantor for um desastre, ficará artificial. Mas mesmo q a voz seja afinada, o autotune não atrapalhará, só irá ajudar. Mas sei q isso é mt controverso;
    - passo um compressor de leve pra nivelar o som;
    - uso um EQ pra melhorar a timbragem;
    - efeitos (opcionais, dependendo da psicodelia);
    - reverb e/ou delay. Eu prefiro, ao invés de incluir o reverb no canal da voz, mandá-la a um reverb via auxiliar. Dessa forma, mando todos os instrumentos em maior ou menor intensidade para o mesmo aux e, portanto, para a mesma ambiência. Mas isso não é regra e nem sempre fica perfeito.

    Tenta chegar no teu som. A regra é: cada caso é um CAOS!

    Abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Blz, gravei a voz, mas que efeito usar ?