Placa de som para gravação de 20 bits o que vcs acham?

    Autor Mensagem
    I.Nosferatu
    Veterano
    # jan/07


    Gostaria de saber a opinião de voces sobre a gravação numa placa de 20 bits para criação de CDs... Sei que uma placa de 24 bits é melhor, mas seria possivel realizar o mesmo trabalho com uma de 20 bits e ter uma qualidade "boa" no fim do trabalho ou não?

    I.Nosferatu
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Opiniões! Opiniões!
    Ninguém se manifesta!?

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    calma amigão... às 7h qse ninguém acordou pra responder seu tópico. rs

    Respondendo à sua pergunta: sim, é possível obter ótimos resultados com uma placa 20-bits. É uma Layla?

    I.Nosferatu
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Eder Muchiutti

    Obrigado pela ajuda!

    Nem é uma Layla são dois modelos, uma M-audio 2044 e outra Isis Maxi Studio, essa ultima me interessou mais por ter mais canais 8in/4out voce conhece? O problema dela é ter que trabalhar com Win98/WinMe pois não tem drivers pro XP. Essa Layla eu já ouvi falar bem, mas não encontrei nenhuma.
    Voce acha que compensa pegar essa Isis, encontrei numa loja de usados por 180 pilas a m-audio ta bem mais cara e tem menos canais, ou junto mais grana e compro algo melhor?

    I.Nosferatu
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Seguinte, to com essa placa ai a Maxi Studio Isis e não to conseguindo configurar as 8 entradas, ou melhor, mais de duas pra gravar... Ela ta instalada no Windows Me e to usando o Cakewalk HomeStudio 2002, instalei os drivers atualizados certinho, mais o problema é que só consigo escolher duas entradas no cakewalk, ou seja, ou a 1/2, ou 3/4, ou 5/6, ou 7/8, mais todas ao mesmo tempo não estou conseguindo, o que devo estar fazendo de errado, já que a placa é compativel com o cakewalk?

    I.Nosferatu
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Descobri que o problema está no Cakewalk Home Studio 2002, que não permite que eu selecione as outras inputs normalmente, porque com os programas Logic Audio e Cool Edit que acompanham a placa ela funcionou normal, mais não queria utilizar esses programas...

    Pergunto, e acho que desta vez alguem poderá me ajudar...!!!??? Qual versão do Sonar roda em Windows Millenium, será que o Sonar 4 producer? Isso porque vou usar outro micro pra editar/masterizar, e nele já está instalado o WinXP e Sonar 5, e o outro micro é só pra gravar... dai ficaria mais facil exportar o projeto.

    Obrigado a quem puder me dar essa luz...

    Raphael cox
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: Raphael cox
    · votar


    I.Nosferatu

    Olha só....Você vai ter uma placa captando em 24 ou 20 bits,não é?

    eu não sei, mas você pode tentar o Nuendo ou o Samplitude, que são muitos,muito bons.

    Agora tem um pequeno detalhe: na hora de fazer a gravação no Cd você terá que exporta a música em 16 bits!!!! NENHUM leito de cd/DVD lê acima de 16 bits. Por isso você sai perdendo; faço uma gravação legal em 32, mas na hora de exporta para o CD..pufff!!! tem que ser em 16 bits. Esse é um grande defeito dos digitais hoje em dia.

    Abraço

    I.Nosferatu
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Raphael cox

    Obrigado pela dica! Mais quais versões do Nuendo/Samplitude rodariam numa boa no Win Me? Encontrei no superdownloads o sonar 4.0.1 e lá consta que o mesmo roda em Win 9X/ME/2K/XP, mais é uma versão demo, será que a oficial também tem essa funcionalidade?

    Sobre a placa é o seguinte, Ela tem conversores de 20 bits no rack, mais trabalha a 16 bits, ou seja, teoricamente ela gera um arquivo de 16 bits com mais qualidade que uma placa comum com conversores de 8/16 bits...

    Mais como voce disse acima:
    "NENHUM leito de cd/DVD lê acima de 16 bits. Por isso você sai perdendo; faço uma gravação legal em 32, mas na hora de exporta para o CD..pufff!!! tem que ser em 16 bits."
    Então teoricamente o resultado final será equivalente ao meu trabalho com a placa...
    Mais pelo preço que paguei nela R$180,00 e sua capacidade de gravar 8 canais simultaneos e outras funçoes que ela possui, foi um bom investimento pra quem queria montar um homestudio de baixo custo não?

    Cara, vou testar esse sonar 4 pra ver se rola, senão eu testo esses ai que voce me indicou, mais me passe as versões que funcionem com o Win ME pra eu não pegar coisa errada falow... Obrigado Brow!

    Raphael cox
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    I.Nosferatu

    Pronto...testa esse sonar que provavelmente pega. Com certeza essa compra foi um custo x beneficio muito Bom..

    Boas Gravações

    I.Nosferatu
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Raphael cox

    Vlw... Dei uma olhada no site da Steinberg e me parece que esse Nuendo também é para Win 2k/XP, pesquisei mais um pouco também e parece-me que o Sonar 2.0 /XL, Home Studio 7.0 e 2004/XL também são uma opção pro Win Me, só não sei se o Sonar 3 / 4 também rodam... mais vou testar esse 4 primeiro pra ver...
    Abraço!

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Só uma observação importante: o fato dos leitores de CD lerem só 16 bits não quer dizer que uma gravação, mixagem e masterização toda feita em 16 bits vá soar tão bem quanto o processo todo em 24 bits. Outra coisa: leitores de DVD lêem 24 bits e 96Khz. Aliás, alguns de CD até possivelmente lêem, mas o fato é que os CDs de áudio só suportam 16/44, enquanto DVDs suportam 24/96.

    I.Nosferatu
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Eder Muchiutti

    Agora voce me confundiu... então os 24 bits vão estar lá na midia do cd??? Depende então do aparelho que vai reproduzir fazer a decodificação apropriada ou uma inferior?

    Li em algum lugar (não lembro onde) que os cds são gravados em 20 bits / 44.1Khz... então isso não é verdade?

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    I.Nosferatu
    eu não fui bem explicatrivo, desculpe-me. O leitor de CD apenas lê arquivos de 24-bits (como qualquer arquivo, óbvio). Só isso.
    Os leitores de DVD é que lêem os 24-bits.
    Mas estou apenas presumindo pelo padrão de qualidade dos CDs e DVDs. Não tenho nenhuma informação técnica que confirme isso.

    Raphael cox
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: Raphael cox
    · votar


    Eder Muchiutti

    Tem certeza que CD lê 24-bits??? O do DVD tudo bem, mas CD....

    Claro que a qualidade da Entrada de 24 bits é melhor que uma de 16 mesmo se depois tiver que converter para 16. Mas bem que podia deixar em 24 nãoé??

    Vamos pesquisar...

    Bog
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Eder Muchiutti
    Raphael cox
    I.Nosferatu

    Acho que o Eder escreveu de um jeito confuso. É simples, um leitor de CD *NORMAL* só trabalha com 16 bits/44100 Hz. Qualquer CD que você comprar em uma loja é 16 bits/44100 Hz. Qualquer aparelho de som com CD que você encontra por aí é 16 bits/44100 Hz.

    Já o Audio DVD pode trabalhar com coisas bem mais sofisticadas. Lê 16, 20 ou 24 bits, e diferentes taxas de amostragem, até 192 kHz. Ou seja, se vc coloca um CD de áudio normal num leitor de DVD, ele vai estar trabalhando no formato do CD: 16 bits/44100 Hz. Se você colocar um CD codificado de outra forma num CD player, você vai ouvir é uma barulheira sem sentido.

    Agora, com um CD-R, como os que você usa no computador, é outra história. Como quem "interpreta" o arquivo é o computador, você pode colocar obviamente *qualquer* arquivo. Note que existe uma diferença imensa entre o formato de um CD de áudio e um CD-R ou CD-ROM com dados - mesmo que sejam arquivos de áudio.

    Xi, talvez eu tenha só tornado a salada ainda mais confusa...

    Raphael cox
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Bog

    Nada, ajudou muito...

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Bog
    a idéia era essa. Pronto.

    I.Nosferatu
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Eder Muchiutti
    Raphael cox
    Bog


    Sendo assim, presumo que quando usamos arquivos de 18 / 20 / 24 bits pra masterizar um CD que vai ter 16 bits (não é 20???) ele criará faixas 16 bits com qualidade superior, pois a conversão AD foi feita previamente... preservando certos "detalhes" que uma em 16 bits perderia! Assim como citei sobre a placa que teoricamente ela gera um arquivo de 16 bits com mais qualidade que uma placa comum com conversores de 8/16 bits...

    Bom, tentei instalar esse Sonar 4 no Win Me e não deu certo, tbm é pra Win2k / XP, agora vou tentar outra versão do Home Studio, a 2004, encontrei um review num site e acredito que agora vai dar certo...

    Pessoal, obrigado pela atenção! Abs!

    Raphael cox
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    I.Nosferatu

    Exatamente e boa sorte com os teste, que pelo menos algum pegue!!!!

    Abraço

    I.Nosferatu
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Cara, nada... esse Home Studio 2004 tambem tem a limitacao de dois canais de audio... que merda! Vai ter que ser o Sonar, mais sera que alguma versao dele vai funcionar no Win Me??? Nao encontrei nada no site da Cakewalk a respeito...

    Pessoar ajudae...

    I.Nosferatu
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Instalei o Sonar 2 e ta rodando direitinho... sem problemas agora!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Placa de som para gravação de 20 bits o que vcs acham?