Dúvidas na altura do volume dos instrumentos ?

    Autor Mensagem
    rickalencar
    Veterano
    # out/06


    Bem, não sei se aqui é o lugar certo para essa pergunta.
    Mas acredito que pelo fato de falarem de mixagem, possam falar de como deixar legal o som de todos intrumentos de uma banda.

    No caso da minha, temos Guita base, Guita solo, Baixo, Batera.

    E toda vez o som ta esquisito.

    O problema maior é com as guitarras.
    Queria saber dicas de qual guitarra deve estar no volume maior, e até equalização legal para elas. Se uma deve ficar mais aguda e outra mais grave.

    Não prescisa ser uma explicação muito aprofundada.

    A banda é de Rock/Hard Rock.

    Guitar_L
    Veterano
    # out/06
    · votar


    rickalencar
    Esquisito como cara? Elas tão encobrindo os outros instrumentos ou tão sendo encobridas??? Deixa todos os instrumentos num patamar de volume em que você possa escutar cada um deles, mesmo todos tocando juntos. Equalização já é muito pessoal cara, cada um gosta de um jeito e depende muito dos equipamentos utilizados também.
    Abraços

    rickalencar
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Guitar_Luppi

    Esquisito tipo as guitarras ficam esquisitas, as vezes cobrem o meu baixo, e até o vocal fica ruim.

    Os amplis de guitarra, são muito mais potentes que o meu de baixo, tipo ele colocam no Vol 1, e eu tenho que colocar na metade do meu ampli.
    Isso tudo é no estúdio.
    Eu disse equalização, pois talvez a base tenha de ser um pouco mais grave, pra da um peso, e a solo, mais pro lado agudo.

    Jabijirous
    Veterano
    # out/06
    · votar


    rickalencar

    cara infelizmente agente nao pode te dar uma ajuda, isso é pura percepção,
    eu ja passei por isso, acho que todos aqui ja passaram por isso, é escutar muito e praticar muito tb, isso vem com a pratica!! agora tem que ter um par de monitores bons!!

    guguguitar
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    olá boa bom dia, bom pelo que vi, esta acontecendo o famoso "embaralhodo" na hora que vocês tocam, concoda?! pois bem, primeiro irei te da uma dica bem interessante, depois uns conselhos, que creio ajudara muito. A dica é simples, procura esse livro: Arte da Mixagem, de David Gibson, lá ele mostra muitas coisas a respeito de mixagem, que embora muita gente ache que ele "só" serve mais para o processo de gravação, eu discordo em partes, vejo esse livro como uma biblia da mixagem, ao menos até agora nao conheço outro melhor, se alguem souber por favor me falem, no livro tem até uma ilustração sobre a divisão ta intensidade dos instrumentos o famoso "volume". O conselho que te dou é ( esse é bem complicado, devido a personalidade de cada um, mas se, o principal for o melhor pra banda) sentar com os componentes e entrarem em um consenso, por mais que A ou B, to que mais ou menos, isso não significa nada, se não houver harmonia com cada individuo. tem gente que toca mais alto que outros, uma dica é, voces levarem para o ensaio uma pessoa que voces conheçam, mas que não toque, isso é importante, vá por mim da certo, sempre faço isso. e no final do ensaio pergunte a ela, só é preciso que ela conheça o estilo de voces, para que essa opniao tenha mais valia. a opnião de uma pessoa externa ajuda muito, pois muitas vezes quando estamos tocando, nao percebemos a musica como um todo. pois estamos concentrados no nosso papel, assim essa dica sempre da uma iluminada na galera, isso nao significa que ela terá toda a RAZAO. mas que, a opniao dela ajuda muito, assistir shows ao vivo ajuda muito, se o show for pequeno, tente trocar uma ideia com os mesarios eles sempre gostam de falar dessas coisas. O aparato material é muito importante, mas não é o MAIS IMPORTANTE, o que é mais importante é o consenso da banda, dos integrantes para com o trabalho. Não adianta tocar muito se não tem definiçao, vão por mim. se quiserem mais dica e só me mandarem o email aii vai o meu msn: nooseguitar@hotmail.com trabalho com musica a 10 anos, tambem faço gravaçao, trabalho com sonoplastia, e tenho minha banda. Espero que tenha ajudado, se alguem discordar e tiver mais experiencia, peço-lhes desculpas... valeu galera...

    guguguitar
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    muitas coisas que a galera falou tambem e verdade, como por exemplo percepçao.

    Marcelo Bico
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    rickalencar
    Vou te fazer uma pergunta: na sua banda tem algum componente que se acha o tal?
    Fiz a pergunta porque já passei por algumas bandas e nelas sempre tinha um ( no mínimo ) músico que achava que o instrumento dele tinha que aparecer mais que os outros.

    Minhas dicas:
    a) baixista que se acha - avisa aí pro baixista que a função do baixo é fazer a "cama" pros guitarristas e vocal. Não adianta querer tocar mais alto ou sair solando igual ao Stanley Clarke. Se o volume do baixo estiver alto, ou se for baixo com efeito de distorção carregado, o som embola.

    b) baterista louco - batera tem que tocar sem perder o tempo, com uma virada aqui, outra ali. Se socar muito os couros, ninguém da banda vai se ouvir. Ele tem que segurar a mão, não adianta tocar muitio alto, se não vira zona.

    c) guitarristas virtuosos - normalmente quando são dois guitarristas na banda, e se um se acha o virtuoso, vai sempre aumentar um pouquinho o volume. Aí o outro vai achar o som baixo e vai aumentar também. E aí ninguém para de aumentar... pede prá eles regularem os volumes iguais, e também regularem os boosters prá hora do solo. Acabou o solo, desliga o booster.
    A dica é não tocar os acordes nas mesmas regiões do braço, se não o efeito será apenas de uma guitarra multiplicada por dois. É legal cada um tocar coisas diferentes nos detalhes, para dar uma dinâmica no som.
    Se forem duas guitarras iguais, tenta usar diferentes pedais em cada uma.

    Jabijirous
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    caraca, só membro novato mesmo pra ressuscitar um tópico de 2006!!!

    ehauheiuahieuahiueha

    Raul Danciger
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    HASHAHShaHS

    ce duvidar o rickalencar já até morreu

    huhu

    edu7522
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    se vc não tem, é preciso de pré amplificador para as guitarras.

    FlOaD
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    edu7522

    An??????

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas na altura do volume dos instrumentos ?