Qual rate/bits devo utilizar para gravar ? 44, 96 ?

    Autor Mensagem
    ninelegs
    Veterano
    # set/06


    Olá rapaziada,

    Hoje me surgiu essa dúvida, meu primeiro projeto pensei “vou gravar com tudo que minha placa agüenta” então fui eu e gravei com 24/96.

    Então começaram os problemas, não consegui trabalhar direito os plugins começaram a “pesar”, e a maquina não agüentou muitas trilhas/plugins simultâneos.

    Agora estou gravando em 16/44...(Até tentei colocar em 24bits mas não sei o que acontece, habilitando o driver ASIO no Sonar 5 a opção de escolher os BITS fica apagada, quando retorno pra WDM eu consigo alternar entre 16/24, alguém sabe o que seria ? )

    Por favor, alguém poderia dar uma luz nas diferenças/vantagens em gravar com sample rates maiores/menores ?

    Vou perder qualidade gravando em 16/44 ? (notei uma pequena diferença nos timbres, parece que com o sample rate menor, ele ficou mais definido... não sei dizer ao certo)


    Um abraço,

    Encontrei esse quote do Eder Muchiutti porém ainda fiquei com dúvidas, principalmente na parte de não conseguir alterar a opção de 16/24 bits em driver ASIO.


    “Roberto Maluco
    pelas experiências que tive com gravação e mixagem, posso afirmar que há muita diferença entre gravar em 16/44 e 24/96.
    Na minha opinião faz bem mais diferença gravar em 24 bits do que em 96Khz. A questão do sample rate alto vai ajudar bastante no trabalho com plug-ins especialmente porque dá a eles uma margem maior de processamento (mais samples por segundo). É claro que no final vai dar um resampling pra 44.1, mas ainda sim é legal trabalhar com um sample rate alto. Porém, isso exige muito do computador. Eu mesmo não consigo trabalhar com muitas faixas em 96Khz. Então no caso acho muito mais vantajoso prezar pelos 24bits do que pelos 96Khz. Sendo assim, trabalho no padrão 24/48.
    Sem contar, como você bem disse, com o tamanho enorme dos arquivos em 96Khz. Pros mais preciosistas, existem placas que trabalham até em 192Khz. Acho exagero puro, e muito marketing. Na realidade, ao meu ver, valeria muito mais a pena que as fabricantes investissem em interfaces com capacidade de gravar em 32bits (ponto flutuante). Estou meio sem tempo agora, mas assim que achar mais explicações técnicas sobre a diferença entre os diferentes sample rates e bitrates, posto aqui.

    Abraços.”

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # set/06
    · votar


    ninelegs
    olha eu de novo... rs
    Primeiramente, qual a sua interface?
    Tudo vai fazer diferença no som. A questão é: compensa? O espaço, peso, etc.
    Eu uso o Nuendo e não tenho problema algum em mudar o sample rate e o depth (bits) das gravações.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual rate/bits devo utilizar para gravar ? 44, 96 ?