Padronização da Gravação!

    Autor Mensagem
    LuizFB
    Veterano
    # jul/06


    Galera, venho propor aki que a galera poste uma espécie de padronização nas gravações. Acho q o q eu quero dizer é basicamente o que se faz numa masterização (posso ter falado besteira, me corrijam), na qual as faixas de um CD, por ex, devem ficar com o mesmo volume, mesma intensidade de som, e não uma música mais alta, outra mais baixa (como ocorre qdo a gente pega um monte de mp3, sendo algumas caseiras). Tipo, pra tentar padronizar, gostaria de saber como vcs fazem as suas gravações (se preferência, alguém com experiência nessa área, pra ficar uma coisa legal), da seguinte forma:
    *Botão Volume --> Gravação --> Microfone e Line-In: vcs deixam em qts por cento a barra de volume de gravação?
    *Programa de Gravação (ex: Sonar, Cool Edit Pro): qual o volume de gravação de cada instrumento (vocal, violões, guitarra arranjo/base, violão/guitarra solo, baixo, batera)?
    *Regulagem do amplificador: que distância colocar o microfone? em q posição colocar o microfone? qual volume master colocar pra gravar vocal, sons limpos, sons distorcidos?
    OBS: pode colocar o cabo da guitarra no amp e sair um cabo do amp direto pro pc, sem usar um microfone para captar o som? Há perda de qualidade nisso? Sai semelhante à usar guitarra ligada no pedal/pedaleira e desta direta pro pc? E se for um simulador de amplificador (ex: X-vamp)?

    Vlwz, por enquanto é só!

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    LuizFB
    cara, sem querer parecer desanimador, mas algumas coisas que vc tá pedindo são impossíveis de determinar. Olha só:
    1 - Não há certo e errado. Tem coisas que, aos seus ouvidos, se encaixarão melhor numa situação que em outra.
    2 - O posicionamento do microfone num amp vai mudar o timbre. E como dito no item 1, o melhor ou pior é impossível de se dizer.
    3 - O equilíbrio de volume na MIXAGEM é vc que vai determinar também. Mais uma coisa subjetiva.

    Agora uma "convenção" - nada impede que seja quebrada:
    - gravar com uma boa placa de som com o maior ganho ("volume") de entrada possível, sem atingir o limite de 0dB.

    Respondi isso aqui no fórum há alguns dias: o som é 100% diferente de ligar da saída do amplificador (não a do alto-falante, pelo amor!!!) e de microfonar. Num tem como comparar, por lógica. Cada falante, microfone, pré-amplificador de microfone, etc, influi no som de uma maneira. Cada um que vc tirar ou alterar vai mudar mto, principalmente, na minha opinião, o falante do amp.
    Simuladores de amp são feitos pra ligar diretamente da placa de som, mas, ao meu ver, não substituem o som de um bom amp microfonado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Padronização da Gravação!