Alguém conhece um programa pra medir decibeis?

    Autor Mensagem
    R1C4RD5
    Veterano
    # abr/06


    Pessoal estou precisando saber quantos dB de "ruidos" tenho aqui.
    Sei que tem um aparelho, mas acho q o computador deve medir isso tb (já vi os caras medindo pelo PC numa competição de som automotivo).
    Valeu.

    R1C4RD5
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    up

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    R1C4RD5
    Isso vc descobre com um mic condensador de diafragma largo, que é bem sensível. Saber o nível de ruído como os medidos em competição de som automotivo não vai ajudar mto nas suas gravações, uma vez que todos os parâmetros de gravação e edição digital são medidos até 0, e não a partir do 0. Ruídos abaixo de -50dB são bem aceitáveis, se não forem pro sistema todo (se for só pro mic, por exemplo). E não use compressor com Threshold abaixo do ruído, se não vai levantá-lo pra caramba. Se necessário, use um noise gate, que não vai matar seu som como um noise reductor.

    Abraços.

    R1C4RD5
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Eder Muchiutti
    Na verdade eu quero saber quantos dB um vendedor de cds piratas tá emitindo aqui, pq se os moradores chamarem a policia pra medir o cara pode ter problemas sérios e minha intensão é só mostrar a ele que ele tá abusando do som e se ele continuar nós chamaremos a polícia. Por mim ele pode vender os cds dele avontade, porém bem longe de mim e de meu "Quarto-Studio".

    2R-Rafael
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Eder Muchiutti

    é meio fora do assunto...mas você pode me dizer o que que é o noise gate?? eu tentei usa ele, achei que ele fosse pra reduzir os barulhos..mas como ele sabe qual o barulho jah que ele não deixa eu selecionar o barulho que eu quero tirar??

    como que eu uso o noise gate??

    AndreMR
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Huahuahua! Boa essa do vendedor de CD pirata. :-D
    Dá vontade de chamar a polícia pra rua inteira aqui...
    >:-(

    Agora fiquei curioso...
    Qual o limite permitido por lei?
    Esse limite independe do horário, ou tem a ver com aquele horário de 22h?
    E essa medição é feita a que distância da fonte de som?

    And the meek shall inherit the earth
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Qual o limite permitido por lei?
    hahua não pode vender cd pirata de nenhum jeito!

    B4cK5p4c3
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    And the meek shall inherit the earth
    ele deve ta falando do limite de decibels

    R1C4RD5
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Além do barulho eu tenho q aturar cada música. Pra estudar é ótimo.

    R1C4RD5
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    § 3º – Os trios elétricos e veículos similares, deverão obedecer ao limite máximo de 100 dbA (cem decibéis na curva de ponderação A) medidos a uma distância de 5 (cinco) metros da fonte de emissão , a altura de 1,20 m (um metro e vinte centímetros) do solo.

    MontanhaSong
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    R1C4RD5:


    § 3º – Os trios elétricos e veículos similares, deverão obedecer ao limite máximo de 100 dbA (cem decibéis na curva de ponderação A) medidos a uma distância de 5 (cinco) metros da fonte de emissão , a altura de 1,20 m (um metro e vinte centímetros) do solo.

    Bem...gostaria de saber de qual legislação vc tirou esse parágrafo...
    Na verdade, essa questão de emissão de ruídos é meio " nebulosa", porque cada Estado e cada Município pode fazer uma legislação própria sobre isso. No geral, ambos têm que obedecer à resolução nº. 01/90 do CONAMA ( conselho nacional de meio ambiente) que determina que sejam seguidas as regras da NBR nº. 10.151 da ABNT, que estabelece a forma de medição e os limites de emissão de ruídos para cada horário, matutino, vespertino e noturno.
    As legislações estaduais e municipais estabelecem limites de ruídos com base no horário e tipo de via, podendo estabelecer limites de ruídos inferiores àqueles da NBR 10.151. Via de regra, esse limite não ultrapassa os 70 Db no horário vespertino ( o de horário de maior tolerância) e deve ser medido " no local do suposto incômodo". Logo, acho que esses 100 Db que foram citados por vc, medidos a 5 metros da " fonte" , deverão corresponder a algo como os 70 Db medidos no local do incômodo. O certo é que nos horários em que o limite for inferior aos 70 Db, o nível de pressão acústica deverá obedecer ao limite imposto para medição no local do incômodo, o que nem sempre vai coincidir com 100 Db medidos a 5 metros da fonte.
    Sem descer a muitos detalhes , é isso aí...

    abraços...

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    2R-Rafael
    o noise gate, como eu disse acima, não "sabe" qual barulho tirar. Ele tira qualquer sinal abaixo de um determinado Threshold (ponto de atuação).

    AndreMR
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Eder Muchiutti
    Ele tira qualquer sinal abaixo de um determinado Threshold (ponto de atuação).

    E assim não tira parte do timbre do som gravado junto? :-O

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    AndreMR
    Tira, mas não de modo tão destrutivo quanto um noise reduction, que possui uma forma de atuação diferente, mas específica na onda, tentando "encontrar" os ruídos.
    Vc não vai matar o timbre de voz de um cara colocando um gate em -55dB. Só vai eliminar um mínimos ruídos que possam existir. Altera o som gravado? Altera, mas não tanto.

    AndreMR
    Veterano
    # mai/06 · Editado por: AndreMR
    · votar


    E aquela função do Noise Reducion da Sonic Foundry, "Capture Noiseprint", que você seleciona um pedaço que tenha só o ruído e manda remover no áudio todo, ajustando alguns parâmetros, seria então mais recomendada só para ruídos maiores mesmo?
    :-/

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    AndreMR
    eu não me lembro dessa função pq nunca precisei usar o NR quando eu tinha o SF. Mas se vc tem um ruído no fundo de uma gravação e quer removê-lo totalmente, sempre haverá alguma perda de qualidade, por menor que seja. É mais ou menos como tentar remover a voz de uma música já mixada: até dá, mas altera todo o resto.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Alguém conhece um programa pra medir decibeis?