Amy Winehouse - Back to black

    Autor Mensagem
    alexandremonteiro
    Membro Novato
    # 19/fev/24 13:52


    Olá músicos, fiz um cover da música Back to black. Criei todos os instrumentos: bateria, baixo, 2 guitarras, teclado e sax.

    Não sou profissional e estou longe disso. Me considero amador. Só tenho um conhecimento maior em saxofone e guitarra que já dediquei alguns anos fazendo aulas. O restante é tudo de ouvido.

    O que vcs acham deste cover? Em qual ponto devo melhorar? Tenho varios outros pra soltar no Youtube, mas gostaria da opinião de quem tem bons ouvidos.



    Obrigado.

    Ningen
    Veterano
    # 19/fev/24 16:56
    · votar


    alexandremonteiro

    Quais são seus objetivos? Que tipo de critica você procura?

    alexandremonteiro
    Membro Novato
    # 19/fev/24 17:03
    · votar


    Meu objetivo é fazer crescer o canal. Para os 3 vídeos anteriores eu comecei a postar shorts no Youtube e no Tiktok.

    Com o canal crescendo eu pretendo inserir músicas autorais e ir correr atrás de monetizações da plataforma. Sei que para algumas músicas não conseguimos monetizar por causa dos direitos autorais, mas minha ideia é monetizar minhas músicas.

    A crítica que procuro é se a música está bem tocada, se o tempo está ok, se a afinação está boa .. etc

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # 19/fev/24 19:41
    · votar


    A bateria me pareceu aque tem umas tropeçadas no tempo. Acho que seria uma boa quantizar, já que é instrumento virtual mesmo. Timbre de guitarra seco demais, baixo também. A guitarra me pareceu meio desafinada em uns momentos.

    Mas acho que o maior ponto fraco é a falta de dinâmica. A música soa igual do começo ao fim, a melodia no sax tá basicamente repetindo, todos os instrumentos estão muito retos e sem variação.

    Mas levando tudo isso em conta, são coisas fáceis de corrigir. A parte mais difícil, que é tocar TODOS os instrumentos, você já tá fazendo. Parabéns.

    alexandremonteiro
    Membro Novato
    # 19/fev/24 21:00
    · votar


    Muito obrigado pela análise.

    Os instrumentos estão retos mesmo, pois é um loop. Gravei só a primeira parte e depois basicamente copiei e colei até o final da música (bateria, guitarras, baixo e aerofone). Até pensei em fazer uma graça neles, mas me daria um trabalho maior do q esperava. Achei q não fosse ficar tão notável, mas vc deu um alerta que preciso mexer nessa falta de variação pra não ficar enjoativo.

    Até o sax eu copiei e colei umas partes q ficaram bonitas.

    Eu uso afinador (plugin AutoTune Grailon2) nas trilhas do Sax, vou começar a usar na guitarra também.

    Sobre o timbre eu vou caçar outros plugins no Software que comecei a usar recentemente. Na época que fiz a Back to Black usava o Reaper, mas como ganhei a licença do Cubase estou usando ele agora.

    Tem mais 2 vídeos lá no canal "Human Nature" e "Hear me now". Tenho mais 2 músicas gravadas para lançar nos próximos dias: "Titanium" e "Havana". Agora estou trabalhando na "Still got the blues".

    Valeu pelas dicas e conselhos!

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # 20/fev/24 00:09
    · votar


    alexandremonteiro
    Eu uso afinador (plugin AutoTune Grailon2) nas trilhas do Sax, vou começar a usar na guitarra também.

    Cara, autotune na minha experiência não dá muito certo com guitarra, principalmente pra acordes. Acho que é mais questão de afinar ou regular a guitarra mesmo. Ou de repente é do meu ouvido, vai que tá tudo perfeito e eu que tô ouvindo errado (não seria a primeira vez! hehe).

    Sobre estar reto demais, tem mais a ver com arranjo mesmo: eu tava ouvindo a original da Amy agora pra dar uma opinião mais embasada, e os instrumentos vão entrando aos poucos. Na original, baixo e bateria são retos mesmo. Mas no fim da primeira estrofe entra outra guitarra, que vai até o fim da música; na segunda estrofe tem bem mais backing vocal e entra uma orquestração; depois do segundo refrão tudo acalma e vai subindo de novo aos poucos... Tem que ter essas variações pra não ficar chato de ouvir. Principalmente se vc vai fazer só instrumental.

    Eu também gosto de gravar essas coisas fazendo o máximo de instrumentos sozinho. Mas sou bem amador e pra piorar gravo tudo no celular hehe. Essa aqui é um exemplo:




    alexandremonteiro
    Membro Novato
    # 20/fev/24 17:38 · Editado por: alexandremonteiro
    · votar


    Cara, autotune na minha experiência não dá muito certo com guitarra, principalmente pra acordes. Acho que é mais questão de afinar ou regular a guitarra mesmo. Ou de repente é do meu ouvido, vai que tá tudo perfeito e eu que tô ouvindo errado (não seria a primeira vez! hehe).

    Faz sentido, o auto tune pra guitarra base pode ser outro tipo de configuração. É bem chato de configurar e dependendo do instrumento pode atrapalhar do que melhorar. Hoje eu tenho uma config padrão q uso pro sax e solos de guitarra, mas demorei mto até chegar nisso, foram trocentos testes. O AutoTune na guitarra eu uso somente em bends ou notas longas.

    É mto fácil desafinar o saxofone, pois 90% depende da sua embocadura, inclusive afeta em temperaturas diferentes tb, é um saco manter a afinação 100% numa música inteira, ainda mais qdo o ouvido não é tão bom igual ao meu. Por essas e outras eu não vivo sem ele pro sax. Eu tinha varios outros vídeos de sax, mas apaguei todos depois q descobri o poder de um auto tune bem configurado.

    Sobre estar reto demais, tem mais a ver com arranjo mesmo: eu tava ouvindo a original da Amy agora pra dar uma opinião mais embasada, e os instrumentos vão entrando aos poucos. Na original, baixo e bateria são retos mesmo. Mas no fim da primeira estrofe entra outra guitarra, que vai até o fim da música; na segunda estrofe tem bem mais backing vocal e entra uma orquestração; depois do segundo refrão tudo acalma e vai subindo de novo aos poucos... Tem que ter essas variações pra não ficar chato de ouvir. Principalmente se vc vai fazer só instrumental.


    Realmente a música tem outros instrumentos (guitar, teclado, backvocal e tal). Fiquei com preguiça de juntar tudo e tentar aproximar ao máximo do original. A segunda guitarra (tipo um reggaezinho) e o teclado eu coloquei depois justamente pra não ficar tão enjoada.

    Meu medo maior é não desafinar, pois isso queima legal no meu ponto de vista.

    Na musica Havana eu fiz o baixo sem loop, coloquei uns improvisos legais no meio. Ta pra sair a Still Got the Blues tb q fiz tudo sem loop, inclusive ta sendo um parto deixar a guitarra afinada com o tanto de bends q ela tem ..

    Seus vídeos são bem bacana tb, praticamente toca tudo e canta. Eu acho q vídeo desse jeito onde fazemos tudo da bastante visualização.

    Qdo vc disse q grava tudo do celular seria só a imagem, certo? Eu faço o mesmo, a imagem fica excelente.

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # 20/fev/24 21:19
    · votar


    alexandremonteiro
    Qdo vc disse q grava tudo do celular seria só a imagem, certo?
    Não, tudo no celular mesmo. Uso só GarageBand do iPhone.

    alexandremonteiro
    Membro Novato
    # 21/fev/24 13:50 · Editado por: alexandremonteiro
    · votar


    BrotherCrow
    Não, tudo no celular mesmo. Uso só GarageBand do iPhone.

    Caraaacas! Mas vc ja tentou mexer em algum editor de audio fora do celular (Reaper, Cubase, Audacity, Logic) ?

    É bem vantajoso, vc consegue fazer micro edições fantásticas! Vale muito a pena pra nós que gravamos conteúdo musical

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # 21/fev/24 22:15
    · votar


    alexandremonteiro
    Seus vídeos são bem bacana tb, praticamente toca tudo e canta. Eu acho q vídeo desse jeito onde fazemos tudo da bastante visualização.
    Eu não ligo pra visualização (meio que criei o canal do youtube só porque o soundcloud tinha limite de armazenamento; gravo as coisas pra mim e pros meus amigos, não pra atrair público). Mas pela minha experiência esses vídeos de "one man band" só dão bastante público se tiver alguma pirotecnia/malabarismo no meio, ou se vc for um baita virtuose, ou se vc for uma gostosa.

    No meu canal, o que dá view é review de equipamento. Tenho uns vídeos de review de violão com mais de 20 mil views, enquanto meu vídeo de cover com todos os instrumentos que pegou mais visualização deu tipo 200 (consigo mais que isso fazendo um short que me toma 5 minutos, então faço só porque gosto mesmo).

    Mas vc ja tentou mexer em algum editor de audio fora do celular (Reaper, Cubase, Audacity, Logic) ?
    Sim, eu tenho uma interface "de verdade" ligada no computador com o Sonar configuradinho, mas é tão mais prático fazer no celular que só uso o computador quando é um projeto mais sério. O GarageBand tem tudo que eu preciso num lugar só e posso mexer na mix quando tô ensebando no escritório.

    alexandremonteiro
    Membro Novato
    # 22/fev/24 22:37
    · votar


    BrotherCrow
    Eu não ligo pra visualização (meio que criei o canal do youtube só porque o soundcloud tinha limite de armazenamento; gravo as coisas pra mim e pros meus amigos, não pra atrair público). Mas pela minha experiência esses vídeos de "one man band" só dão bastante público se tiver alguma pirotecnia/malabarismo no meio, ou se vc for um baita virtuose, ou se vc for uma gostosa.
    hahahahahaha .. tudo a ver! Tem umas gostosas tocando guitarra bem meia boca que arrebentam de visualização, aliás sigo algumas.
    Aqueles orientais que lançam vídeos tocando instrumentos com o toba tb dão 1 milhão de views. Tem um saxofonista italiano (Daniele Vitale) q coloca músicas covers tocando na rua, arrebenta de views. Estilo one man band da um puta trabalho e realmente não da tanto view como fazer review de instrumentos por ex.


    No meu canal, o que dá view é review de equipamento. Tenho uns vídeos de review de violão com mais de 20 mil views, enquanto meu vídeo de cover com todos os instrumentos que pegou mais visualização deu tipo 200 (consigo mais que isso fazendo um short que me toma 5 minutos, então faço só porque gosto mesmo).

    Eu voltei a gravar vídeos com o intuito de monetizar. Adoro improvisar blues lentos em escalas menores, tipo blues de Chicago. Primeiro quero lançar mais alguns videos de músicas conhecidas pra tentar gerar publico e depois começar a soltar um som próprio. Tava pensando em colocar aqueles sons relaxantes, que podem usar pra trabalhar, pra estudar, dormir .. pois podem soltar sua playlist e ficar o dia todo tocando.

    Sim, eu tenho uma interface "de verdade" ligada no computador com o Sonar configuradinho, mas é tão mais prático fazer no celular que só uso o computador quando é um projeto mais sério. O GarageBand tem tudo que eu preciso num lugar só e posso mexer na mix quando tô ensebando no escritório.
    Show, eu uso a interface da Steinberg (yamaha). Ligo tudo nela tb. Mas meu problema é q não consigo editar fora do PC, comprei até a tela ultrawide pra facilitar. Pelo celular eu editava vídeos no passado, mas é um trampo do cão, pois cada 10 segundos que gravo eu mexo em algo. Sou mto chato pra editar. Na música back to black se vc ver o tanto de edição parece até doença, deve ter umas 250 partes no mínimo!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original