Possível enganar um músico experiente com VST?

Autor Mensagem
Guilherme_Vieol
Membro Novato
# mai/19


Usando o session pro

acabaramosnicks
Membro Novato
# mai/19
· votar


Não conheço o session pro, mas sim, é possível enganar um musico experiente com VST. Depende muito do contexto da escuta e do VST utilizado. Se o VST for ruim, não tem jeito, logo nos primeiros compassos vc já sente a diferença. Se o VST for bom, pode passar despercebido, dependendo da mix, do arranjo, etc.

Quanto mais "clean" for a mix, mais fácil é de perceber a diferença. Se vc pega uma mix pesada, com mil instrumentos, arranjos sobrepostos, contrapontos, som em tudo quanto é canto... fica não há quem consiga distinguir um instrumento real de um (bom) VST. Se vc pega um solo qualquer e faz um A/B, vai ficando mais fácil de perceber a diferença, daí vai depender da técnica de gravação do instrumento real vs. a qualidade do VST utilizado.

Pra se ter uma idéia, hoje em dia muitas trilhas sonoras de cinema, onde antes se gravava uma orquestra completa, hoje podem ser usados VSTs. E não to falando de produções baratas não, tem gente grande que faz isso. Como eu disse, depende do contexto, da música, da mix, do arranjo...

Buja
Veterano
# mai/19
· votar


Perfeitamente. Na verdade é facil enganar muita gente experiente em várias áreas com coisas virtuais novas.

Beto Guitar Player
Veterano
# mai/19
· votar


Possível enganar um músico experiente com VST?


É importante ressaltar que, dependendo do VST, é gravado com instrumentos reais, usando milhares de microfones superfudidos, com técnicas ultra avançadas de gravação e gerando gigabytes de arquivos de áudio. Então, basicamente a diferença entre o uso desse VST em particular com uma trilha gravada com um instrumento de verdade, é apenas a execução em si, onde o VST executou usando programação e o segundo, um músico de carne e osso.

Um exemplo bem claro disso é o BFD da FXpansion.


acabaramosnicks
Membro Novato
# mai/19
· votar


Beto Guitar Player
Vc acha que tem muita diferença entre um set super complexo e um joguinho de triggers de mil reais?

Beto Guitar Player
Veterano
# mai/19
· votar


acabaramosnicks

Vc acha que tem muita diferença entre um set super complexo e um joguinho de triggers de mil reais?


Na humilde opinião de quem não entende muito do assunto, acho que é bem relativo. Acho que depende basicamente do instrumento que você está emulando. Existem instrumentos que tendem a ser mais "fáceis" de simular, assim como existem instrumentos mais complexos, exigindo processos mais complicados.

Eu costumava achar impossível simular violão ou guitarra, mas "descobri" certa vez alguns softwares que fazem isso de forma, relativamente, realista.


Ningen
Veterano
# mai/19 · Editado por: Ningen
· votar


Beto Guitar Player

Pô Betão... mas esse violão tá horrível rsrs (só ví o início)

Bateria eu até concordo que passa batido mas nesse caso aí...

makumbator
Moderador
# mai/19
· votar


Beto Guitar Player

Também achei meio fake esse violão aí, principalmente nas notas isoladas (apesar que parte disso é reflexo do reverb antinatural do plugin). Sei lá, não achei que enganaria alguém em um contexto solo (que é como está no vídeo). Dentro de uma mix mais carregada até tudo bem, mas não me convenceu.

Beto Guitar Player
Veterano
# mai/19
· votar


Ningen
makumbator


kkkkkkkkkkkkk, eu queria mostrar o amplesound e peguei o primeiro vídeo que me apareceu. Tem um coreano que usa esses VSTs linkados no Amplitube e toca com teclado midi. Ele consegue resultados interessantes...

Mas, de qualquer maneira, violão ou guitarra são instrumentos difíceis de simular.




JJJ
Veterano
# mai/19
· votar


Beto Guitar Player
violão ou guitarra são instrumentos difíceis de simular.

E dá tanto trabalho que é muito melhor tocar...

acabaramosnicks
Membro Novato
# mai/19
· votar


JJJ
A idéia é que o cara que vai usar isso é um cara que não sabe tocar. Da mesma maneira que eu programo piano em MIDI porque não quero me dar o trabalho de aprender a tocar o piano, um bom tecladista poderia usar isso daí ao invés de aprender a tocar violão, comprar um bom violão pra ser gravado, etc etc edtc

JJJ
Veterano
# mai/19
· votar


acabaramosnicks

Então vou modificar a frase...

Dá tanto trabalho, que é muito mais fácil aprender a tocar... hehehe

acabaramosnicks
Membro Novato
# mai/19
· votar


JJJ
É que pra ter uma boa gravação de guitarra não basta saber tocar, tem que tocar bem, ter um bom equipo, e ter o know how. Até lá, um cara que nem quer saber tocar por que não tem taaanto interesse assim e/ou se especializou em outro instrumento... ás vezes compensa mais o trabalho de programar

JJJ
Veterano
# mai/19
· votar


acabaramosnicks

Eu sei, só não resisti à tentação de uma pequena trollada...

Buja
Veterano
# mai/19
· votar


No video da guitarra achei o timbre perfeito. A execução tambem, perfeita. Alias, ta tudo perfeito demais, nem palheta escorrega, nao tem nem uma erradinha de bend e slide. Perfeito demais.

Guilherme_Vieol
Membro Novato
# mai/19
· votar


Eu queria mesmo ter dinheiro pra pagar um saxofonista pra reproduzir minha composição mas não rola e nem tem saxofonista na minha cidade, então me vi tendo que optar pela vst mas concordo com o que disseram ali em cima, é muito mais fácil simular determinado instrumento se tu conhecer como ele funciona, por isso me dediquei a aprender todas articulações e fiz uma planilha de como geralmente são usadas, assim fica mais fácil emular um som real mas que ainda não tem alma :c

Beto Guitar Player
Veterano
# mai/19
· votar


JJJ

E dá tanto trabalho que é muito melhor tocar...



Então, cara, é como disseram, você precisa saber tocar bem, tem bom equipamento e condições para gravação. No meu caso, por exemplo, até tenho guitarras, pedais e amplificadores, mas não tenho um contrabaixo. Então, prefiro usar um simulador de baixo e escrever as linhas em midi para simular. A mesma situação vale para quem quer adicionar uma linha de violão e guitarra, mas não toca esses instrumentos.

acabaramosnicks
Membro Novato
# mai/19
· votar


Guilherme_Vieol
Eu não sei quanto vc manja de edição MIDI, mas tem um recurso que vc pode mandar o editor midi alterar a execução (serve tanto para o tempo como para a intensidade) de maneira aleatória dentro de um intervalo pré determinado.
Eu costumo usar isso quando eu crio bateria com VST: faço tudo no tempo certinho, e depois de pronta a track toda, eu mando randomizar o tempo das notas em, digamos, até 20 milisegundos (pra mais ou pra menos), assim a bateria fica menos certinha e parece mais que tem uma pessoa tocando.
As vezes fica bom, as vezes fica uma merda, se quiser saber mais tem que ver com alguém que manja mais, eu sou apenas um jovem aprendiz de padawan.

acabaramosnicks
Membro Novato
# mai/19
· votar


Beto Guitar Player
Tem um colega meu que, até comprar um baixo, gravava na guitarra em linha com um oitavador grave e usava VST de amp de baixo. Claro que não fica excelente, mas não ficava nada mal.

Beto Guitar Player
Veterano
# mai/19 · Editado por: Beto Guitar Player
· votar


Guilherme_Vieol

Certa vez testei um chamado Sensual Sax, eu gostei do resultado, mas não me aprofundei.



JJJ
Veterano
# mai/19
· votar


Beto Guitar Player
Então, prefiro usar um simulador de baixo e escrever as linhas em midi para simular.

Baixo não fica tão ruim. Batera, teclado melhor ainda, quase não se percebe, se for bem feito.

Mas as seis cordas... aí complica...

Beto Guitar Player
Veterano
# mai/19
· votar


acabaramosnicks

Tem um colega meu que, até comprar um baixo, gravava na guitarra em linha com um oitavador grave e usava VST de amp de baixo. Claro que não fica excelente, mas não ficava nada mal.


Eu faço dessa maneira para compôr (sem usar o oitavador). Depois que componho, escrevo no guitar pro (prefiro o guitar pro porque acho mais fácil usar algumas técnicas como slide e hammer on, por exemplo e dá para regular intensidades também) e daí exporto como midi. Os simuladores da Amplesound conseguem carregar tanto arquivos midi quanto arquivos de guitar pro (GP).

https://www.amplesound.net/en/pro-pd.asp?id=18

Ningen
Veterano
# mai/19
· votar


Guilherme_Vieol

Você poderia tentar algum desses serviços online para a contratação de freelancers, como: https://www.fiverr.com/

Eu, particularmente, acho que quanto mais você focar, melhor. Quer ser saxofonista? Não? Então não perca tempo. Pague alguém pra fazer...

MatheusMX
Veterano
# mai/19
· votar


Estou criando um album e vou gravar a demo dele toda utilizando EzDrummer pra bateria e EzKeys para os pianos. Real mesmo, só guitarra e baixo.

makumbator
Moderador
# mai/19
· votar


Beto Guitar Player
kkkkkkkkkkkkk, eu queria mostrar o amplesound e peguei o primeiro vídeo que me apareceu.

Sem zoeira, mas eu achei uma bosta o som de guitarra limpa desse primeiro vídeo. Artificial pra caramba.

makumbator
Moderador
# mai/19
· votar


Guilherme_Vieol

Como já comentaram, contrate alguém pelo fiverr ou Airgigs. Já usei os dois serviços (inclusive tem um vídeo meu aqui no fórum com a participação de uma violinista grega que contratei pelo Fiverr). Se você escolher bem o executante e conseguir passar as indicações do que deseja, em geral o resultado é positivo e bem mais rápido que ficar editando midi de sampler.

viniciusjau
Veterano
# mai/19
· votar


Guilherme_Vieol
Disponibilize essa planilha pra gente

Beto Guitar Player
Veterano
# mai/19
· votar


makumbator
Sem zoeira, mas eu achei uma bosta o som de guitarra limpa desse primeiro vídeo. Artificial pra caramba.

Ah, cara, deixa de ser do contra, kkkkk. Nesse caso, eu acho que é apenas o efeito que ele usa, pois ele usa os efeitos do amplitube e não do VST em si.
Tem outros vídeos dele usando diversos presets e efeitos e, na maioria dos casos, eu acho o som bem realista.

Guilherme_Vieol
Membro Novato
# mai/19
· votar


*Session Horn Pro*

viniciusjau
Veterano
# mai/19
· votar


Eu usava o Session Pro mas achava ele pesado ..
Agora estou usando o Kick Ass Brass achei ate melhor

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Possível enganar um músico experiente com VST?