Afinação do Sax sempre uma nota acima

    Autor Mensagem
    Ale_Nader
    Membro Novato
    # jul/14


    Olá a todos, sou novato aki e novato no mundo da música também, por isso peço desculpas desde já por qualquer coisa que eu escreva de errado por aki... =)

    Comprei a por volta de 1 mês um Sax Alto da Suzuki, modelo CCSA-1 (Eb) para poder aprender e fazer parte da orquestra de minha igreja...

    Bem, até então estava tendo só aulas teoricas com o professor, e essa semana comecei minhas promeiras aulas práticas... Mas na euforia, claro, já quis aprender a tocar através de video-aulas pelo YouTube (Ivan Meyer, Lander Sax, Marquinhos do Sax, etc)...
    Até parecia que ia tudo bem... Aprendi embocadura, montagem, paletas, posicionamentos das notas e tudo mais, via video. E leituras de partituras simples atraves das aulas teoricas... Já até tocava umas musiquinhas simples, com uns pequenos desafinos de vez em quando, mas as músicas saiam...

    Mas essa semana é que descobri, em minha primeira aula prática, um problema sério (??) sobre afinação do instrumento, que me deixou encucado o final de semana inteiro tentando resolver!!

    Através de diversos afinadores que tentei usar, sempre que tocava uma nota aparecia exatamente 1 acima, tocava SOL, aparecia LÁ... Tocava RÉ aparecia MI, tocava (E) aparecia (F), (A) aparecia (B) e ai vai...

    Isso com afinadores tipo o daki da CifraClub para celulares, outros também para celulares, inclusive específicos para Sax Alto, e até o proprio instrumento de afinação que tinha na escola de música... Todos mostravam igual!!

    Sinceramente, isso me deixou encucado a ponto de tentar achar a nota certa o final de semana inteiro e, mesmo assim, não achar!!

    O que pode estar errado nisso??
    Embocadura? Já tentei de diversas perdia notas em cima, perdia notas em baixo e mesmo assim nunca chegava na nota acusada no afinador...
    Paleta? Usei de bambu 3,5... 2,5... e de fibra 3... Todas igual...