Sax ou Clarinete

    Autor Mensagem
    IALF
    Veterano
    # jul/12


    Olá pessoal,
    Sonho desde meus 14 anos aprender a tocar sax.
    Mas estou com duvidas entre o Sax e o Clarinete, pois o som é parecido e o valor é diferente.
    Entre um e outro há muita dificuldade para aprender a tocar?

    Rody-sax
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    IALF

    Boa Tarde beleza?
    Olha meu amigo, eu toco Sax faz uns 10 anos, e meu primo toca Clarinete e Clarone em uma orquestra da nossa cidade, sempre convivi com os 2 instrumentos, e sem duvida você não vai se arrepender em tocar nenhum dos dois, mas na MINHA OPINIÃO, eu no seu lugar ficaria com o Sax, primeiro que o Saxofone são em diversos tipos com por exemplo:
    Sax Agudo, Sax Soprano, Sax Alto, Sax Tenor, Sax Barítono, Sax Baixo e tem outros por ai, e o que fica mais próximo do Clarinete é o Reto, e dependendo da embocadura puxa um pouquinho para o Alto, mas vai do seu gosto, a dificuldade só vem para os desinteressados, e não muda muito o grau de dificuldade entre um e outro, e depende também oque você vai querer aprender.
    Enfim, não puxando sardinha para o Sax, mas o ""leque"" de diversidades de estilos que você possa tocar e aprender são muito maiores, como por exemplo, Jazz, Pop, Blues, Musica romântica, e tem muitas orquestras que tem Sax em sons Eruditos e ai vai....
    Da uma olhada nos videos no Youtube, e vera bastante a diferença deles, e meu conselho, opte pelo Sax Alto, ele não é muito agudo, nem muito grave, e com certeza lhe satisfará em todos os sentidos, porque ele não fica muito longe da altura do Clarinete.
    Espero ter ajudado.
    Abraços.

    IALF
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: IALF
    · votar


    Valeu Rody!

    Pela pesquisa que fiz e pelo gosto que tenho, eu opto pelo sax alto.

    Mas aqui em Porto Alegre um sax alto não sai por menos de R$1.200,00 em quanto o clarineta por R$400,00. Pensei em ir praticando na clarineta mas fiquei com duvidas na forma de tocar seja diferente do sax.

    Um abraço e obrigado pela atenção!

    Luiz Almeida
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    IALF

    Clarineta e sax não são iguais no som. A digitação é parecida, mas não igual. Já existem Clarinetas feitas de metal.

    Comece com a clarineta e depois tente o sax. pra mim foi mais fácil dessa forma. A clarineta você precisa tampar alguns buracos de forma certa e rápida, dependendo do que está sendo executado, já no sax não há buracos para serem tampados, basta acionar uma chave ou deixar de aciona-la.

    Conheci músicos de tocavam clarineta, flauta e sax, e diziam ser a clarineta a mais fácil de se tocar.

    Mas não existe instrumento fácil de se aprender, existe é determinação de aprender.

    cl19
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    IALF
    Acho interessante vc aprender clarinete e depois passar pro sax se vc quiser tocar os dois, ou seja, ser clarinetista e saxofonista. Mas agora se vc gosta mais do sax como é o caso, aprende sax, mesmo q custe mais caro (até porque essa clarineta que vc citou como custando R$400,00 provavelmente é chinesa, o que eu não recomendo).
    Muitos falam do clarinete como se fosse um instrumento de transição para o saxofone, eu não concordo com isso, visto que são instrumentos diferentes. Conheço muitas pessoas que tocam clarinete e dizem "eu não gosto de clarinete, eu gosto de sax, mas o sax é muito mais caro", eu, sinceramente, acho que isso acaba desmerecendo o instrumento maravilhoso que é o clarinete. Dá uma olhada aqui.


    Luiz Almeida
    Conheci músicos de tocavam clarineta, flauta e sax, e diziam ser a clarineta a mais fácil de se tocar.
    Na minha opinião a clarineta mais difícil que o sax, tanto em questão de embocadura como também de digitação.

    Luiz Almeida
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    cl19

    Na minha opinião a clarineta mais difícil que o sax, tanto em questão de embocadura como também de digitação.
    Também concordo.

    IALF
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Ola pessoal,

    Sobre a clarineta é essa: clarineta-shelter TJS6402

    Como desconheço a procedência fico na duvida sobre a compra.

    Mas a vontade de aprender é GRANDE!!!

    Obrigado pelas dicas!

    cl19
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    IALF
    Vc pode até comprar essa Shelter, mas logo sentirá a necessidade de adquirir um clarinete melhor!!!! Vc poderia comprar já um melhor, usado mas em bom estado.
    Já tive um Eagle e já tive muito contato com clarinete Shelter, são baratos, mas a maioria deles tem um som muito estridente no registro agudo/superagudo e muitas notas desafinadas(é comum algumas digitações soarem um pouco desafinadas, mas nestes era demais).

    CURSO DE MUSICA CRISSOM
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    IALF
    Caro colega nosso amigo tem razão, além do som muito estridente no registro agudo/superagudo e muitas notas desafinadas, o Shelter nos primeiros meses começa a soltar sapatilha e alguns calços!! o ideal seria isso mesmo...aguarde um pouco e assim que puder compre um bom ...mesmo que seja usado se estiver em boas condiçoes da de 10 a 0 nos similares!! e quanto a tocar sax ou clarinete se vc for fazer concurso no futuro para sargento musico de alguma banda militar, o clarinete lhe oferecera mais vagas!! fora isso se não for fazer nenhum concurso estude saxofone mesmo!! um abraço.

    IALF
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Obrigado pessoal!

    Estou só esperando melhorar a minha situação financeira para comprar um sax!!!

    anelina sax
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Boa tarde a todos!

    Sou apaixonada por sax há muito tempo.

    Aprendi a tocar sax há uns 10 anos atrás, em uma banda de fanfarra, que toca principalmente em desfile de 7 de setembro.
    Comecei na percussão, depois houve um curso de capacitação onde comecei a tocar clarinete e depois passei a estudar sax, onde me apaixonei.

    Hoje não toco mais lá (na verdade não toco mais, faz uns 10 anos. rsrsrs) porque o instrumento não era meu, era da associação.

    Hoje sonho em ter o meu sax, mas, além da situação financeira, assim também como muitos, tenho dúvidas em relação a marca e modelo do sax.
    Mas, continuo estudando música, só que eu faço técnica vocal.(pelo menos esse instrumento eu não preciso comprar. rsrsrs).

    IALF : por experiencia própria, achei o sax mais fácil de aprender, tanto por conta da embocadura, como também a questão de ter que fechar bem os buracos do clarinete pra não vazar e acabar desafinando.
    Boa sorte na compra do seu sax!

    Piano ON GRACE
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    eu ia no sax. falando nisso --> com 70 anos de idade vou comprar minha 1ª trompa...

    IALF
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Bom dia Pessoal!!!

    Informo a todos que consegui comprar o sax! Bem da verdade um usado, um Waldman. Mas estou feliz da vida!

    O primeiro passo já dei que foi adquirir um sax agora vou para o outro que é aprender a toca-lo. Muito obrigado pelo apoio e as dicas de todos.

    Valeu!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sax ou Clarinete