Instrumento de Sopro mais prático?

    Autor Mensagem
    Lunna_Th
    Veterano
    # nov/10


    Pessoal, primeiro peço desculpas se postei a pergunta no lugar errado, achei que tivesse uma categoria de sopro, como não achei, postei aqui mesmo...

    É o seguinte, eu canto numa banda católicae tocamos em casamentos, nada muito complexo, banda comum, músicas bonitas e tals, só que algumas noivas ainda querem entrar ao som da Marcha Nupcial e como ficamos sem tecladista (e tá complicado achar outro que queira algo sério), fica complicado e os outros tocadores não têm coragem de tirar no que temos: violões, guitarra e baixo. Volta e meia temos que contratar free-lancers, mas eles cobram caro e as noivas acabam desistindo.

    Daí pensei: e se eu tentasse aprender algum instrumento que pudesse resolver isso, como trompete, sax, clarins, etc?
    Mas, admitindo que não sou muuuuito disciplinada, queria encontrar um instrumento mais fácil e rápido de tirar essa Marcha e obviamente, acessível, não tenho condição de desembolsar R$ 2 mil pra comprar um instrumentaço agora, infelizmente.

    Uma amiga minha tocava trompete, mas ela tá viajando e não sei a quem recorrer. Vcs acham que vale a pena eu tentar aprender?
    Tenho uma noção de música pq estudei violino por 1 ano, parei pq não tinha tempo pra estudar todo dia e violino sem estudo frequente é fods, mas agora surgiu essa necessidade e estou pensando na hipótese, tenho pra mim que é mais fácil que violino. É mesmo? O que vcs me aconselham?

    Fora o fato que não consigo achar clarins em site nenhum, onde acho aquilo? Vende em loja de música, tem aula? Acho o som mais potente e tals... To perdida.

    Luiz Almeida
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Lunna_Th

    A questão é boa, mas vamos direto ao assunto: Não existe instrumento fácil ou difícil, cada um tem a sua dificuldade inicial e particular.

    Quanto ao Clarim, esse é o instrumento:
    http://www.mundoteatral.com.br/imagens/instr/instrf.jpg

    http://www.mundoteatral.com.br/home.html
    http://www.mundoteatral.com.br/fantinstrf.html

    Não dá para se tocar todas as notas com ele, somente algumas, ok!

    Se você já iniciou no violino, continue.
    Se quer um instrumento de sopro e com relativa facilidade, aqui fica uma contradição minha, indico o sax soprano ou alto.

    Já conheci instrumentistas que tocavam sax, clarineta, flauta, etc... que afirmam que a clarineta é a mais fácil de se "tocar" (não é aprender). Mas como eu já toquei clarineta e não sax, posso dizer que é melhor tocar sax.

    Agora, bota essa "cambada" pra se introsar melhor e tocarem a marcha nupcial com solo de guitarra, deixando os violões na base.

    Ok?

    Lunna_Th
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Luiz Almeida

    Obrigada pela resposta. E olha, vai ser bem difícil os meninos tirarem a Marcha na guitarra, a maioria das Igrejas ainda é comportadinha demais, as noivas seguem o mesmo caminho e aí... lasca...

    Uma pergunta: Minha respiração não é lá essas coisas, vc acha que eu teria problemas com sopro? E tenho a impressão de que sax é difícil de aprender, o trompete não é mais tranquilo? Vi aqueles três pistões (ou teclas, não sei como chamam) e imaginei ser mais rápido de aprender... O que acha?

    Luiz Almeida
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Lunna_Th

    Bom, se eles são comportados nem adianta tentar tocar a Marcha Nupcial solando na guitarra. Mas poderiam tentar.

    Se sua respiração é ruim, ela será ruim com qualquer instrumento, mas com o treino diário isso é superável. A natação ajuda bastante.

    O trompete não é mais fácil só porque tem tres chaves, ele só tem oito combinações de digitação, o resto é no "bico", literalmente. É um instrumento que precisa de atenção com a embocadura, pois alguns dias sem tocar já afeta a performance. E nem todos conseguem formar a embocadura do instrumento, e consequente não podem avançar nos estudos. Algumas causas de dificuldade de embocadura são: próteses dentária, aparelhos ortondônticos, falhas na formação dentária, lábios, etc...

    Tente fazer alguns testes com alguns instrumentos!

    Vamos trocando figurinhas....

    Lunna_Th
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Desculpe a lerdeza em voltar aqui.
    Bem, quanto à Marcha achei melhor buscar um novo tecladista para a banda, daí falo com os meninos para acompanharem nas cordas e fica tudo bem. Desisti de insistir ali pra que eles tentem tirar.

    Quanto ao trompete, consegui falar com um trompetista e ele realmente falou dessa dificuldade da embocadura, que o sax é palheta, portanto, menos complicado, etc.
    Confesso que ainda fico em dúvida por causa da minha respiração, então vou tentar resolver essa coisa da Banda, se perceber que não vai rolar, vejo se consigo voltar às aulas de violino.

    Meu professor é o cara, problema são nossos horários que não batem, mas vou fazer um esforço e até lá, buscando mais músicos para a Banda, vou consertar isso logo.

    Luiz Almeida
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Lunna_Th

    Um novo tecladista seria a solução para todos os problemas da banda.

    Se você tem algum problema de saúde, pode ser que não consiga tocar nenhum instrumento de sopro, mas se não tiver, e não for fumante, pode iniciar o aprendizado com qualquer instrumento de sopro.

    A marcha nupcial não fica legal tocada apenas com um instrumento uníssono (sax, tropete, violino, etc), precisa de um acompanhamento.

    Boa sorte, e se precisar é só "digitar"....

    Lunna_Th
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Luiz Almeida

    Olha eu voltando depois de alguns séculos pra dizer que encontrei solução, ou pelo menos estou tentando hehe
    Ainda não consegui um tecladista fixo (não disse que era difícil?) e os meninos ainda acham que fica feio fazer Marcha usando violão, guitarra, baixo.

    Como recentemente entrei pra uma Banda Marcial, pude experimentar vários instrumentos, trompete, trombone de pisto, de vara, sax, clarinete e acabei gostando do... Bombardino (o Eufônio).
    O som é grave, delicioso e em pouco mais de um mês de aula já estou tocando consideravelmente bem. Antes eu estava na percussão, mas com a entrada de um professor novo tive chance de passar para o sopro e estou amando.

    Como tenho um amigo que toca trompete, decidi que vou pegar um Duo da Marcha Nupcial para trompete e bombardino e tocaremos nos casamentos que surgirem. Legal, né?

    Lógico que um tecladista ajudaria bastante, mas enquanto isso vamos improvisando nos metais e se Deus quiser logo estaremos mandando ver nos casórios daqui.

    Vim só pra te contar a novidade porque vc foi super legal me ajudando quando precisei. Valeu mesmo!

    Luiz Almeida
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Lunna_Th

    Vim só pra te contar a novidade porque vc foi super legal me ajudando quando precisei. Valeu mesmo!
    Mesmo que você só venha a ler isso daqui a um ano (hehehehe) fico contente que retornou com a solução, pois isso irá me ajudar quando alguém precisar!

    Bombardino e Trombone, ouso dizer que são a mesma coisa... Se você aprender um, já saberá o outro, e a diferença para o trompete ou para as tubas (bombardão) será a embocadura.

    Mande notícias! Sucesso.

    Lunna_Th
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Luiz Almeida

    Dessa vez a diferença foi de 1 mês haha
    To tocando na Banda Marcial ainda, lá eu uso um Bombardino da Weril com um som delicioso, um dos meus professores me emprestou um Barítono dele, é bem parecido com o Bombardino, mas o som é mais gritado um pouco, prefiro o Bombardino mas por enquanto posso estudar em casa com o Barítono e adiantar minha leitura de partituras, melhorar embocadura, etc.
    Já to vendo com aquele amigo meu trompetista esse lance da Marcha, ele adorou a ideia, vamos marcar os ensaios e acho que agora vai hehe
    Nessa banda posso tocar o que eu quiser, tem um monte de trombone lá, mas eu já me apaixonei pelo som grave do Bombardino, vou deixar rolar.

    Mais uma vez obrigada! Abração o/

    Luiz Almeida
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Lunna_Th

    O barítono é Sib? E o bombardino também?

    Cuidado com as campanas (ou campânulas).

    Lunna_Th
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Luiz Almeida

    Sim, sim, os dois são em Sib, a diferença é o tamanho, o Barítono tem o corpo (bomba principal) um pouco menor que o Bombardino, aí ele tem um som mais agudo, aberto, enquanto o Bombardino, por ter um corpo maior tem o som mais abafado, suave. A campana é do mesmo tamanho nos dois!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Instrumento de Sopro mais prático?