Sax e Trompete - Qual comprar?

    Autor Mensagem
    dibass
    Veterano
    # out/10


    Seguinte galera, meu irmão e eu estamos muito interessados em comprar esses instrumentos.
    Nossa idéia é que arrumemos mais um parceiro e façamos um trio de metal. Pra tocar stacore, funk/soul, jazz, e afins.

    A dúvida é, qual comprar?? Queremos gastar o mínimo possível dentro das condições mínimas de qualidade do instrumento.

    Aproveito e peço a dica, o sax é certo, meu irmão quem vai tocar, ele pretende pegar um tenor e eu pretendo o trompete. Os indicados são estes ou algum outro? Qual trompete pegaria?


    p.s. já somos musicos ha um tempinho, só uqeremos fazer algo diferente. Desde já agradeço pelas dicas, sugestões e opiniões!!

    Luiz Almeida
    Veterano
    # out/10
    · votar


    dibass

    Veja alguns anúncios no mercado livre, para se ter uma idéia.

    Vão de novos ou usados?

    Você já tentou tocar trompete?

    dibass
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Luiz Almeida

    Não, rsrs o mais próximo disso q tentei foi berrante e vuvuzela hehe

    pq??

    Luiz Almeida
    Veterano
    # out/10
    · votar


    dibass

    A embocadura é um problema para o trompetista, se você tiver algum problema nos lábios, na dentição, prótese, aparelho, etc... pode ter problemas para tocar, e até mesmo ser impedido de tocar.

    dibass
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Luiz Almeida

    Eu uso aparelho nos dentes, aquele convencional que todo mundo usa. Será que consigo tocar memso assim??

    Luiz Almeida
    Veterano
    # out/10
    · votar


    dibass

    Eu uso aparelho nos dentes, aquele convencional que todo mundo usa. Será que consigo tocar memso assim??

    Pela minha experiência, você não vai conseguir tocar nenhum instrumento de bocal!

    Tente um de boquilha/palheta ou tudel.

    dibass
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Luiz Almeida

    aaaa mas e se eu tentar loucamente???


    p.s. não tenho qqr receio de machucar a boca.

    Luiz Almeida
    Veterano
    # out/10
    · votar


    dibass

    Não é que machuque a boca, apenas não se consegue fazer e formar a embocadura.

    Seria interessante você tentar tocar um trompete primeiro, para ver como que é!

    dibass
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Luiz Almeida

    O problema é conseguir um pra fazê-lo

    Luiz Almeida
    Veterano
    # out/10
    · votar


    dibass

    Vá numa loja e teste! Pode ser somente com o bocal.

    dibass
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Luiz Almeida

    Fui numa loja hj aqui da cidade.

    Na primeira soprada saiu nada, fiquei triste.

    ajeitei e consegui tocar, rsrs fiz algumas notas e gostei do som! Vô comprar!

    Testei um weril, gostei do som dele! Tinha um condor lá tmbm um pouco mais barato. E aí q tu axa?

    Luiz Almeida
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Não conheço o Condor, mas ficaria com o Weril afinadoo em Sib!

    wcpm
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Quando vai testar este tipo de instrumento você põe a boca onde todo mundo que testou colocou também???

    Luiz Almeida
    Veterano
    # out/10
    · votar


    wcpm

    Bem lembrado!


    dibass

    Vela um pouco de alcool em gel para limpar o bocal....... :(

    dibass
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Luiz Almeida
    wcpm

    Bem pensado!

    Mas a loja além de ser confiávelmente higiênica eles não deixam todo mundo testar todos os instrumentos. Como sou cliente da loja e conheço a galera lá eles me deixaram testar.

    Poréém na hora nem pensei nesse lance.


    Outro ponto, como que funciona esta questão de afinação??

    Luiz Almeida
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Ou o trompete é Dó, a nota que você digita é a que soa. Ou o Trompete é Sib, a nota que você digita não é a mesma que soa, e sim uma nota (tom) abaixo.

    Procure por transposição, tem um tópico onde o HAS4 (não lembro se é assim que se escreve), fala como se faz a transposição e os benefícios!

    dibass
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Luiz Almeida

    Mas na questão de versatilidade e utilidade qual a melhor???

    Em todo caso qqr uma tá bom?

    Luiz Almeida
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Sim, qualquer um estará de bom tamanho, porém o Sib apresenta uma melhor afinação, e se você pegar algumas partituras, principalmente de orquestras, elas estarão em Sib, e você terá que transpor, se caso você opte pelo Dó, e nesse caso a transposição acaba ficando dificultosa, já o Sib, se você pegar uma partitura para Dó, não terá problemas na transposição, pois você aprenderá logo de cara a faze-la!

    dibass
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Luiz Almeida

    Pelo que eu entendi então não vou poder tocar em todos os tons né?!

    Luiz Almeida
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    dibass

    Sim, vai poder tocar em todos os tons com qualquer instrumento em qualquer afinação!

    Escolha o que melhor lhe sirva, se em Dó ou Sib, e seja feliz. Se mais para frente você entender que precisa de outra afinação ou modelo, então troque.

    O que acontece, é que nos instrumentos de sopro, os alunos prendem a fazer a digitação, e não o som da nota. Ex.:

    Nota = Digitação das válvulas
    C = 0
    D = 1 e 3
    E = 3
    F = 1
    G = 0
    A = 3
    B = 1 e 3

    Não importa a afinação do instrumento, e nem o som da nota que irá sair, essa é a "digitação".

    Agora como ficará o som emitido:

    Digitação no instrumento afinado em Dó = Nota emitida
    0 = Dó
    1 e 3 = Ré
    3 = Mi
    1 = Fá
    0 = Sol
    3 = Lá
    1 e 3 = Si

    Digitação no instrumento afinado em Sib = Nota emitida
    0 = Sib
    1 e 3 = Dó
    3 = Ré
    1 = Mib
    0 = Fá
    3 = Sol
    1 e 3 = Lá

    Não se preocupe, pois não é nenhum tipo de bicho de sete cabeça! Isso é mais fácil que andar pra frente!

    E particularmente ficaria com um em Sib.

    Lembrando que ainda existem trompetes afinados em Réb e Mib!
    Mas o importante é aprender a digitar as notas, sem se importar que som está sendo emitido, depois se aprende a transportar, de acordo com a partitura.

    dibass
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Luiz Almeida

    Quanto a essa questão de transpor tons eu não me preocupo.
    No caso o que eu quero mesmo aprender seria onde faz cada nota, tipo, onde é o G, G#, D, B, etc, etc, etc e as técnicas de sopro, embocadura e tals.

    uma dúvida, no caso de um trompete afinado em Dó, por exemplo, só serão possíveis tocar as notas deste campo harmônico? Tipo, só C-D-E-F-G-A-B-C ? Não vou conseguir tocar os acidentes?

    Luiz Almeida
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    dibass

    Com qualquer afinação, você tocará "todas" as notas e acidentes, foi apenas um exemplo que eu citei acima.

    Quando você comprar o instrumento virá um manual com as digitações das notas.

    Dá uma olhada nesse tópico:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/15/210975/

    DON KLANGO
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Salve..Irmandade!

    Comecei tocando trompete, mas desisti pois não me dei bem com instrumento de bocal, vou logo te avisando: tem que estudar se você não estudar...esquece!Pois pra você tirar as notas mas agudas tem tecnica de respiração, embocadura, lingua, ect...é uma instrumento muito legal de tocar...mas infelizmente não me dei bem e estou tocando saxofone tenor!! Jah Bless

    Luiz Almeida
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    dibass

    Leia o relato do DON KLANGO sobre a embocadura.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sax e Trompete - Qual comprar?