Métodos para estudo de flauta transversal

    Autor Mensagem
    Kleber Blacklock
    Veterano
    # nov/09


    Boa tarde, pessoal.

    Comprei uma flauta transversal (conforme outro tópico que criei), porém, não tenho tempo para aulas, pouquíssimo tempo para treinar, ainda assim espero estar tocando Noite Feliz até o Natal de 2020, aproximadamente. Para isso, tenho um amigo já flautista (toca em Igreja) que pode me dar algumas dicas e estou pensando em comprar alguns livros. Gostaria da opinião de vocês.

    Os livros são:

    - Rítmica - José Eduardo Gramani
    - Exercícios de Teoria Musical - Uma abordagem Prática - Marisa Ramires
    - Método Ilustrado para Flauta Vol. 1 e 2 - Celso Woltzenlogel

    Retomando, sempre "toquei" guitarra e violão, instrumentos que não necessariamente exigiam o aprendizado de partitura, por esse motivo, tenho um pequeno conhecimento apenas da Clave de Sol, por isso os livros acima (já que ouvi dizer que o Bona não é mais interessante para isso).

    Agradeço desde já.

    Luiz Almeida
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Kleber Blacklock

    já que ouvi dizer que o Bona não é mais interessante para isso
    O Bona é um excelente método para quem está começando na teoria musical, não serviria para os que já tem noção.

    Quanto aos métodos eu iria nos específicos para a flauta transversal, do mais básico até o intermediário para começar. Depois de um certo tempo de aprendizado eu partiria para os mais avançados e os que abordam temas como harmonia, escalas, melodias, etc....

    Não conheço nenhum método para flauta, mas posso ver com alguns flautistas que conheço a respeito de um bom método. Só que pode demorar alguns dias.

    Para isso, tenho um amigo já flautista (toca em Igreja) que pode me dar algumas dicas
    Esse seria o seu melhor amigo, mais íntimo, como um verdadeiro irmão, para os próximos anos.....

    Até mais.

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Luiz Almeida
    Grande Luiz, ajudando novamente.

    Então, esses métodos que citei eu os escolhi da seguinte forma: o de Rítmica e o de teoria foram citados nesse tópico:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/62617/

    Já os específicos para flauta transversal (Método Ilustrado para Flauta Vol. 1 e 2 - Celso Woltzenlogel) são citados em vários sites de flauta transversal, como, por exemplo, o seguinte:

    http://sites.google.com/site/estudantesflautastransversal/Home/metodos

    Dizem ser indicado pelo próprio Jean Pierre Rampal, que é um "mestre" da flauta transversal.

    Peço que, se possível, converse com seus conhecidos a respeito para descobrir se existe algum método melhor, pode ser que esses que escolhi sejam meio "complicados" de estudar por conta.

    Em relação a esse amigo que é de Igreja, apenas para ilustrar a situação, ele é da Congregação Cristã, eu, sou da Católica, porém, religiões a parte, esse rapaz é muito gente boa, mora na rua de cima de casa, inclusive foi ele que veio testar minha flauta quando chegou em casa e ele quem explicou sobre o sistema de Mi mecânico. Já peguei o e-mail dele, telefone, ele disse que, precisando, basta conseguir "casar" meu tempo com o dele que ele terá o maior prazer em tirar minhas dúvidas.

    Valeu, Luiz!

    Luiz Almeida
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Kleber Blacklock

    "Método Ilustrado para Flauta Vol. 1 e 2 - Celso Woltzenlogel"

    Só confirma pra mim (nós, hehehehe) se esse método é um que mostra vários modelos de flauta, tipo: tem umas fotos preta e branca com uma cara tocado flauta, inclusive uma flauta-baixo.

    fran329
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: fran329
    · votar


    Kleber Blacklock
    Luiz Almeida

    Olá meninos, olhem o que eu achei:


    fran329
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Kleber Blacklock
    Luiz Almeida

    Olá meninos, nesse blog aqui tem umas coisinhas que eu acho, vcs vão gostar.

    Luiz Almeida
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Kleber Blacklock

    "PARÈS - METODO ELEMENTAL PARA FLAUTA"

    Ed. Ricordi


    Esse:

    http://www.freenote.com.br/site_v3/produto.asp?shw_ukey=38330104125149 DFUS

    R$48,99

    Desculpe a demora....

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Métodos para estudo de flauta transversal