Flauta, sax ou o quê?

    Autor Mensagem
    Kleber Blacklock
    Veterano
    # out/09


    Buenos dias, muchachos.

    Negócio é o seguinte: desde meus treze anos de idade eu me arrisco na guitarra, sempre gostei desse instrumento (já que meu forte sempre foi músicas hard/heavy), porém, nunca fui um estudioso do instrumento, sempre toquei por hobby, e já me diverti muito com bandas e com amigos pedindo para mim fazer solos sem vergonha porém que eles adoram, hehe.

    Acontece que, atualmente, na minha fase de 31 anos, casado, com filho, trampando e estudando, tá difícil arrumar tempo para tocar e, para piorar, varios fatores contribuem para que eu perca a vontade, como, por exemplo, os seguintes:

    - montar tudo para tocar já que não tenho canto fixo em casa só para isso (montar pedais, arrastar amplificador, cabos, guitarra, etc);
    - incômodo para a família que nunca gostou da barulheira;
    - falta de vontade de tocar (sim, parece piada, porém, acredito que ando meio de saco cheio da guitarra);
    - incrementos no gosto musical (verdade, não que deixei de gostar de metal, acho que isso jamais acontecerá, porém, ultimamente tenho ouvido coisas diferentes, desde música clássica até canto gregoriano). Estou numa fase mais "relaxada", se é que me entendem.

    Enfim, gostaria de começar a aprender um instrumento "portátil", com timbre mais suave, onde não seja necessário tocar riffs rápidos e rebeldes, e sim, algo lento e "zen"...

    Sei, sei, 31 anos e com o tempo que tenho querendo aprender um novo instrumento é loucura, porém, será algo despretensioso (é assim que escreve "despretensioso"?), apenas para relaxar, já que não quero deixar de lado o gosto pela música.

    O que sugerem? O que é mais fácil aprender? Já pensei em sax, flauta transversal (acho esse instrumento maravilhoso), violino, já passou de tudo por minha cabeça, porém, não consigo decidir, já que conheço pouco (ou nada) de outros instrumentos.

    Qual seria mais viável para um estudo "auto-didata"? Gostaria também que me instruissem algum modelo e marca para comprar para que eu já comece pesquisar.

    Valeu, pessoal!

    Luiz Almeida
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Kleber Blacklock

    Alguns instrumentos de sopro são caros (sax, clarones, oboé, etc).
    Violino até que você encontra algumas marcas bem baratinhas (novos), e não esqueça dos violoncelos(um pouco mais caro).
    Instrumentos de sopro da familia dos metais necessitam de "embocadura" (principalmente o trompete), as vezes a pessoa não consegue, e como você não tem tempo nem te indico esse tipo de instrumento.
    Esses tipos de instrumentos necessitam de mais conhecimento de leitura de partitura, porque não existe tablatura.
    Não existe conceito de mais fácil ou mais difícil, então se puder conhecer melhor cada instrumento seria muito bom.
    A Flauta Transversal seria uma boa opção.
    Espero ter ajudado.

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Luiz Almeida
    Valeu, Luiz.

    E em relação ao Sax? Também precisa de "embocadura"? A flauta transversal, pelo que entendi, depende da posição dos lábios e do sopro, o Sax não é só soprar como se fosse uma flauta normal? Não ficaria mais fácil ou é relativo?

    Minow
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Kleber Blacklock
    Todos precisam de embocadura. Vai ser um tempinho até você acostumar e aprender a tirar um som legal deles (no começo nem vai sair som, vai ser igual soprar o seu dedo).

    Luiz Almeida
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Kleber Blacklock

    A embocadura existe para todos os instrumentos de sopro, mas a do trompete é mais complicada, precisa treino e dedicação, e se você parar por alguns dias perde alguma coisa.

    O sax não é igual a soprar uma flauta doce, tem uns truques para se conseguir extrair o som, precisa fazer vibrar a palheta de madeira que fica na boquilha. Isso serve também para a clarineta, oboé (que é tipo uma palheta dupla), e demais instrumentos da familia "madeiras".

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Pessoal, obrigado pelas dicas. Já comprei uma flauta transversal (comprei pela net, ainda não chegou).

    Daqui uns 8 anos eu posto algo gravado por mim, tipo "Noite Feliz" ou "Oh! Suzana".

    Valeu!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Flauta, sax ou o quê?