Trombone, tropete e tuba

    Autor Mensagem
    Peter_Lopez
    Veterano
    # ago/09


    Ola pra todos ;)

    Sempre fui fascinado por metais durante a minha infância, e sempre reparei particularidades comuns a eles todos, o que me fez surgir uma dúvida (espero que levem a sério, e não "tirem sarro", porque, afinal, perguntar não ofende ;) ):
    Todos os instrumentos de sopro afinados no mesmo tom (fá, sib...) têm os mesmos harmónicos, certo?
    Se sim, então uma pessoa que toca trompete afinado em fá, consegue tocar trombone afinado em fá, ou bombardão afinado em fá, ou qualquer outro metal afinado em fá da mesma maneira que toca o trompete?

    Obrigado ;)

    Luiz Almeida
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Peter_Lopez

    Cara, seja bem vindo ao FCC.
    Os metais, assim como os madeiras, sempre fascinam as pessoas, é difícil uma pessoa não se apegar a um instrumento dessas familias, mesmo que não toque nada.

    "espero que levem a sério, e não "tirem sarro", porque, afinal, perguntar não ofende"
    Repito a você as mesmas palavras que digo a todos, quando vejo isso escrito num fórum:
    -"Isso não existe!"
    Precisamos deixar de lado certas coisas e pensar que estamos num fórum de troca de idéias e aprendizado.
    Se alguém "tira sarro" de uma pessoa com dúvida, pra mim, esse "tirador de sarro" sabe menos do que a pessoa com dúvida.
    Certo?

    "Todos os instrumentos de sopro afinados no mesmo tom (fá, sib...) têm os mesmos harmónicos, certo?
    Eu nunca entendi essa coisa de harmônico nos instrumentos de sopro, se você puder, ou outra pessoa, me explicar o que significa harmônico nos sopros, eu vou ficar muito agradecido.
    Será que são as oitavas ou a digitação?

    "Se sim, então uma pessoa que toca trompete afinado em fá, consegue tocar trombone afinado em fá, ou bombardão afinado em fá, ou qualquer outro metal afinado em fá da mesma maneira que toca o trompete?"
    Se você toca Trompete pode muito bem tocar Trombone, Bombardino, Bombardão (Tuba), Saxhorn, Souzafone, Barítono e Melofone (será que esqueci de algum???), além do Flugelhorn, Cornet, Pocket, Picollo, Triunfal, etc.... e se puder até Trompa.
    O que muda é a embocadura, pois cada instrumento tem seus bocais de tamanhos diferentes, exeto o Trombone e o Euphonium (Bombardino) que tem os bocais de tamanhos iguais (com pouca diferença).
    E não se preocupe com a afinação do instrumento, isso é o de menos.
    Qualquer coisa pergunte novamente, não sou "expert" no assunto, mas gosto de ajudar.
    Ok?

    Dá uma lida nesse fórum, e se quiser pode inserir mais informações:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/15/210975/

    Um abraço e boa sorte.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Trombone, tropete e tuba