Harmonização em arranjo de metais para Funk

    Autor Mensagem
    Hard_Guitar
    Veterano
    # mai/09


    Fala galera, beleza?


    Sou guitarrista da banda "O Mesmo", e gravamos uma Demozinha da banda com 3 músicas. Porém, uma delas é bem puxada para o Funk, e com uns metais ficaria bem bacana.

    Estou querendo fazer o arranjo dos metais usando VSTI (instrumentos virtuais no computador), mas não sei muito bem como funcionam os metais no Funk. Eu estou pensando em utilizar trompete, trombone e sax tenor, o que acham?

    Com relação aos arranjos, como costuma funcionar em bandas de Funk? Quais os intervalos mais utilizados? O trompete costuma segurar a fundamental e os outros metais fazem os intervalos? É comum usar os metais em unissono (todos na mesma nota)? Etc, etc...

    Caso queiram ouvir a música que quero colocar os metais, ela está em www.myspace.com/omesmo e se chama "Medo do Inferno". Toda opinião é bem-vinda!

    Luiz Almeida
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Hard_Guitar

    Cara não sei responder a sua pergunta, mas vou tentar passar umas idéias.
    Estive pensando muito nesse seu tópico e a única música que me vinha a cabeça era "In The Midnight Hour" do DVD "B.B. King & Friends A Night Of Red Hot Blues". Apesar de ser um blues, e no seu caso é um funk, tem um arranjo muito interessante para os sopros.
    Tente usar acordes, bicordes, unissonos, etc... Veja o que mais combina com a sua música.
    Acho que os instrumentos tenores (trombone e sax) são os carros chefes nesse quesito, mas é tudo questão de gosto e oportunidade.
    Procure escutar James Brown!
    Cara te desejo boa sorte!

    Minow
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Hard_Guitar
    Um naipe de metais funciona seguindo a harmonia da música. Então você faz a partir da melodia (nota mais aguda) do ataque as outras notas.
    Você tem várias opções.
    Vou te dar três:

    1- Perfil livre:
    Você tem a nota mais aguda, da melodia do ataque. Veja qual é o acorde em questão, e distribua a terça e a sétima do acorde no sax e trombone. Caso a nota da melodia já faça parte do acorde, você pode usar uma tensão ou alguma outra nota disponível na escala do acorde.
    E é preferível que o intervalo entre a nota mais aguda e a nota mais grave não ultrapassem uma oitava.

    2- Perfil cerrado:
    É bom pra ataques rápidos.
    É o seguinte, a partir da nota da melodia, você vai distribuir as notas do acorde exatamente abaixo, bem juntinhas.
    Vou dar um exemplo:
    A sua melodia está num G, sobre um C7M.
    O trompete vai fazer o G, o sax um E e o trombone um C.
    Se a melodia não for uma nota do acorde, ele substitui a nota do acorde exatamente abaixo. Por exemplo, se fosse um lá, nesse mesmo caso, seria a mesma coisa.
    Outro exemplo: G sobre D7.
    Trompete - G
    Sax - D
    Trombone - C

    Apenas não deixe o intervalo entre a melodia e a próxima nota ser de segunda menor. Substitua a nota inferior por uma tensão ou a próxima nota do acorde.
    No caso do intervalo entre o sax e o trombone, você até poderia deixar uma segunda menor, mas como são só três instrumentos, não acho que vá soar muito bem nesse caso, vai ficar bem jazzy, você quer uma coisa mais certinha, então, mesma coisa, substitua.

    Perfil drop 2:
    Mesma coisa que o cerrado, mas a segunda voz você joga uma oitava abaixo. Também não use intervalos de nona menor.
    Esse perfil vai ilustrar bastante a nota da melodia.

    Com isso já dá pra fazer muita coisa!
    Boa sorte!

    Hard_Guitar
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Desculpem a demora para dar um feedback no tópico... mas aí vai:


    Luiz Almeida
    Valeu pela dica. Vou procurar o som do BB King que vc falou. Com relação ao JB, eu sou fanzaço do som dele, inclusive até tenho o DVD do Maceo Parker (que tocava junto com ele). Show de bola!

    Minow
    Perfeitas dicas! São coisas que eu vou ter que estudar com calma, mas já deram um bom direcionamento.

    Já construi algumas frases nos metais para a música. Essa semana eu upo em algum lugar e passo o link para vcs opinarem, blz?

    Minow
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Hard_Guitar
    Opa, beleza!
    Boa sorte!

    Luiz Almeida
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Hard_Guitar
    Posta sim.
    Boa sorte.

    Hard_Guitar
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    E aí galera! Segue um trecho da música da minha banda com alguns samples de metais.
    Ainda não está completa, não está mixada, e algumas frases ficaram estranhas... mas gostaria da opinião de vocês!

    Segue link: DOWNLOAD

    Luiz Almeida
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Hard_Guitar

    Cara ficou legal sim.

    Tenta adicionar um barítono e veja o resultado.
    Aumenta um pouco o volume dos metais, só mais um pouco.
    Tem partes em que os metais deveriam atuar, principalmente ajudando nos acordes da guitarra.

    Agora nada ha ver com o tópico:
    O timbre da guitarra no início ta legal pro estilo, mas no decorrer perdeu um pouco de agudo. Pra mim acho ideal ser aguda nesse estilo. Baixa mais um pouco o volume dela. Talves com o Wah ligado mas sem acionar, o timbre fique legal. MAS ISSO É MINHA OPINIÂO.
    Boa sorte.

    Hard_Guitar
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Luiz Almeida
    Beleza, carinha! Suas dicas estão anotadas!
    Vou brincar mais um pouco com a mixagem, e qualquer coisa eu posto de novo aqui.

    Valeu!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Harmonização em arranjo de metais para Funk