sax rasgado e roco? como?

    Autor Mensagem
    has4
    Veterano
    # mar/06 · Editado por: has4


    sax rasgado e rouco? como fazê-lo? Sei que é difícil explicar algo prático, mas abro o tema para quem quiser se habilitar de nos dar dicas!

    has4
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    CORRIGINDO O PORTUGUÊS rs: "... quem quiser e habilita-se a nos dar algumas dicas!" (é isso? rs).
    Aproveitando para complementar o tema... alguns exemplos de sax 'rasgado e roco', seja no ALTO ou no TENOR:

    MÚSICAS ROCK POP como nos exemplos: US AND THEM (Pink Floyd); LONG AS I CAN SEE THE LIGHT (Credence, aliás, a voz do cara é mais roca ainda, rs); THE LOGICAL SONG (Supertramp, mas principalmente em alguns trechos do final da música); KIKIÔ (Almir Ster); e muitas outras até mais RASGADAS E ROCAS que estas, e que vc pode dar exemplos pra gente aqui... fuiii

    has4
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    corrigindo: roca (kkk) = 'ROUCA' de rouquidão

    Rifferman
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    has4
    num precisa ficar corrigindo, é só editar.......
    se isso servir pra dar um UP, apenas poste UP.............
    é mais facil..........rsrsrs

    Marco_Uber_Alles
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    has4
    escuta o solo de sax da The Gunners Dream do Pink Floyd

    has4
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Rifferman

    Nossaaaaa! EUREKA! Vlw mano! Vivendo e aprendendo (é o meu 1º Fórum)

    Marco-Uber-Alles

    Vou procurar ouvir sim, depois digo algo! Vlw tb

    Yoran
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    cara tem uma técnica chamada Frulato... é feita com a garganta.. na net vc encontra um material com umas dicas bem legais... valeu! eu uso fazer isso em Pop rock e blues mas se abusar muito nao fica legal nao...

    has4
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    YORAN

    Obrigado pelo toque e pelo nome do recurso, não sabia... realmente não se pode abusar desta técnica, concordo com você ... Sei que para aprendê-la aqui não será fácil, já que é TÉCNICA=Muita prática...
    Uma das coisas mais difíceis que eu acho do instrumento SAX (e outros instrumentos de sopro OBOÉ que o diga rs) é a embocadura... mas tentemos ao menos explicá-la aqui neste tópico, assim, eu a aprenderei e outros também!

    Obrigadaço pela sua participação

    HAS BAND

    thiago lima
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    cara nao sou a pessoa certa pra t responder isso mas so pra te ajudar um pouco...

    meu irmao toca sax a 10/11 anos e sempre q ele qr fazer notas rasgadas e posiciona a boca diferente ( embocadura ) acho q esse o esquema...

    e nao precisa tipo assoprar mo forte pro som d]sair rasgado ou roco...o negocio é jeito mesmo...tanto q ele nem aparenta faser força pra atingir as notas com efeito desejado...

    uma vez vi ele fasendo uma embocadura com os dentes na paleta e outra vez com o canto da boca, existem diversas formas acredito ..sei la nao manjo muito de sax so sei tocar umas musiquinhas e tal ( meu negocio e teclas) ..Mas espero ter te ajudado...

    Thiago lima

    Yoran
    Veterano
    # mar/06 · Editado por: Yoran
    · votar


    Bom... caras realmente tem q fazer cara feia! rss zueira...

    Aprendi um exercício simples com o Vanderley aqui de Ribeirão Preto, você tem q estar com uma sonoridade legal na região grave do instrumento, então essa é a primeira coisa a se fazer, feito, o exercício é + ou - assim:

    Comece pelo G da 2ª linha, relaxe um pouco o lábio sob a palheta e não use os dentes, sopre, depois de uns instantes soprando faça Grrrrrr... com a garganta (como um cachorro rosnando com raiva... rss ), é engraçado mas é funciona, a palheta vai vibrar com mais intensidade, isso com a palheta um pouco mais relaxada que o normal.

    Depois vá descendo nota a nota, faça ligado primeiro, quando vc sentir q pegou o jeito, faça variando a dinâmica, alternando entre notas ligadas e não ligadas, frases inteiras... perca mais tempo na região grave pq quando for para regiao aguda do sax vc não terá tanta dificuldade, uma vez q lá é mais dificil...

    no inicio vai dar uma coceira F da mãe mas tome agua, relaxe a garganta e vá tentando sem forçar muito...

    Uma coisa q gosto de fazer quando to improvisando é evidenciar sétimas menores com o Frulato na garganta... é legal... eu gosto.. as vezes faço!! mas é isso aí..

    essa é uma técnica... existem outras que ja ouvi falar mas não conheço muito bem, então fica essa aqui pra vc tentar!

    qlqr coisa estamos aí! vamos aprendendo juntos!

    Abraço!

    Yoran
    Veterano
    # mar/06 · Editado por: Yoran
    · votar


    HAS BAND

    Cara tentei ser o mais claro possível.. mas como vc disse.. em palavras apenas fica dificil!

    has4
    Veterano
    # mar/06 · Editado por: has4
    · votar


    YORAN e TIAGO LIMA

    QUE bacana vcs e os demais colegas acrescentando e participando do tema/tópico aqui apresentado... fico feliz com a particicpação de todos, pois muito estão ajudando àqueles que procuram aprender a tirar este tipo de som no instrumento Sax (alto, tenor, soprano e outros)... Garanto que foi de grande importância a participação de todos vcs!

    Só podemos agradecer!

    HAS BAND

    Yoran
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Pessoal eu sou estudante de música, não sei muito mas acho que poderíamos aproveitar o espaço pra compartilhar novas idéias algumas "manhas" que funcionam, exercícios diversos... coisas que cada um faz com o sax nas músicas... por aí, o que me dizem?

    bom eu já dou inicio então!


    eu faço um exercício desde quando comecei estudar o sax, é um cromatísmo de 5ªs aumentadas... ex:


    iniciando no G da segunda linha:-

    G - G# - A - A# - B - C - C# - D - D# - D - C# - C - B - A# - A - G# - G

    façam em semicolcheias num 4/4 indo e voltando de 3 a 4 vezes com a frase toda ligada.

    Depois disse inicie a mesma seqüência partindo do G# até E, (quinta aumentada) e assim faça por toda a extenção do sax...

    Objetivo: trabalhar a digitação em regiões complicadas como a bandeja de notas graves (A#, B, C e C#) , desenvolver o ouvido para intervalos e conhecer toda a extenção e trabalho do sax, (exceto super agudos né!) mas é isso...

    mandem idéias também, dicas e vamos tocando... valeu, abraços

    has4
    Veterano
    # mar/06 · Editado por: has4
    · votar


    YORAN

    Boa mesmo esta escala ascendente e descendente... bacana a idéia... realmente trabalhar os movimentos nas bandeja das notas graves não é fácil... gostei do exercício e da idéia... ah vale para toda a família do SAX!

    Vamos nessa!

    Complementando este mesmo exercício, gostaria de acrescentar que quando exercitarem ligado, façam também o seguinte:

    Executem a embocadura como se houvesse comas entre cada nota, ou seja, sem parecer que está executando semitons, e sim, como se estivesse fazendo um 'bend', e isto, sem passar fortemente para a outra nota... por exemplo, de G para G#, como se passasse por outras notas entre estas, entendeu? tipo: G . . . . G#

    Seria como se vc estivesse subindo ou descendo o volume de algo, mas faça assim ascendendo e descendendo... será um ótimo exercício para embocadura!

    Não seI consegui me expressar! rs

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a sax rasgado e roco? como?