Autor |
Mensagem |
has4 Veterano |
# mar/06 · Editado por: has4
sax rasgado e rouco? como fazê-lo? Sei que é difícil explicar algo prático, mas abro o tema para quem quiser se habilitar de nos dar dicas!
|
has4 Veterano |
# mar/06
· votar
CORRIGINDO O PORTUGUÊS rs: "... quem quiser e habilita-se a nos dar algumas dicas!" (é isso? rs).
Aproveitando para complementar o tema... alguns exemplos de sax 'rasgado e roco', seja no ALTO ou no TENOR:
MÚSICAS ROCK POP como nos exemplos: US AND THEM (Pink Floyd); LONG AS I CAN SEE THE LIGHT (Credence, aliás, a voz do cara é mais roca ainda, rs); THE LOGICAL SONG (Supertramp, mas principalmente em alguns trechos do final da música); KIKIÔ (Almir Ster); e muitas outras até mais RASGADAS E ROCAS que estas, e que vc pode dar exemplos pra gente aqui... fuiii
|
has4 Veterano |
# mar/06
· votar
corrigindo: roca (kkk) = 'ROUCA' de rouquidão
|
Rifferman Veterano |
# mar/06
· votar
has4
num precisa ficar corrigindo, é só editar.......
se isso servir pra dar um UP, apenas poste UP.............
é mais facil..........rsrsrs
|
Marco_Uber_Alles Veterano |
# mar/06
· votar
has4
escuta o solo de sax da The Gunners Dream do Pink Floyd
|
has4 Veterano |
# mar/06
· votar
Rifferman
Nossaaaaa! EUREKA! Vlw mano! Vivendo e aprendendo (é o meu 1º Fórum)
Marco-Uber-Alles
Vou procurar ouvir sim, depois digo algo! Vlw tb
|
Yoran Veterano |
# mar/06
· votar
cara tem uma técnica chamada Frulato... é feita com a garganta.. na net vc encontra um material com umas dicas bem legais... valeu! eu uso fazer isso em Pop rock e blues mas se abusar muito nao fica legal nao...
|
has4 Veterano |
# mar/06
· votar
YORAN
Obrigado pelo toque e pelo nome do recurso, não sabia... realmente não se pode abusar desta técnica, concordo com você ... Sei que para aprendê-la aqui não será fácil, já que é TÉCNICA=Muita prática...
Uma das coisas mais difíceis que eu acho do instrumento SAX (e outros instrumentos de sopro OBOÉ que o diga rs) é a embocadura... mas tentemos ao menos explicá-la aqui neste tópico, assim, eu a aprenderei e outros também!
Obrigadaço pela sua participação
HAS BAND
|
thiago lima Veterano |
# mar/06
· votar
cara nao sou a pessoa certa pra t responder isso mas so pra te ajudar um pouco...
meu irmao toca sax a 10/11 anos e sempre q ele qr fazer notas rasgadas e posiciona a boca diferente ( embocadura ) acho q esse o esquema...
e nao precisa tipo assoprar mo forte pro som d]sair rasgado ou roco...o negocio é jeito mesmo...tanto q ele nem aparenta faser força pra atingir as notas com efeito desejado...
uma vez vi ele fasendo uma embocadura com os dentes na paleta e outra vez com o canto da boca, existem diversas formas acredito ..sei la nao manjo muito de sax so sei tocar umas musiquinhas e tal ( meu negocio e teclas) ..Mas espero ter te ajudado...
Thiago lima
|
Yoran Veterano |
# mar/06 · Editado por: Yoran
· votar
Bom... caras realmente tem q fazer cara feia! rss zueira...
Aprendi um exercício simples com o Vanderley aqui de Ribeirão Preto, você tem q estar com uma sonoridade legal na região grave do instrumento, então essa é a primeira coisa a se fazer, feito, o exercício é + ou - assim:
Comece pelo G da 2ª linha, relaxe um pouco o lábio sob a palheta e não use os dentes, sopre, depois de uns instantes soprando faça Grrrrrr... com a garganta (como um cachorro rosnando com raiva... rss ), é engraçado mas é funciona, a palheta vai vibrar com mais intensidade, isso com a palheta um pouco mais relaxada que o normal.
Depois vá descendo nota a nota, faça ligado primeiro, quando vc sentir q pegou o jeito, faça variando a dinâmica, alternando entre notas ligadas e não ligadas, frases inteiras... perca mais tempo na região grave pq quando for para regiao aguda do sax vc não terá tanta dificuldade, uma vez q lá é mais dificil...
no inicio vai dar uma coceira F da mãe mas tome agua, relaxe a garganta e vá tentando sem forçar muito...
Uma coisa q gosto de fazer quando to improvisando é evidenciar sétimas menores com o Frulato na garganta... é legal... eu gosto.. as vezes faço!! mas é isso aí..
essa é uma técnica... existem outras que ja ouvi falar mas não conheço muito bem, então fica essa aqui pra vc tentar!
qlqr coisa estamos aí! vamos aprendendo juntos!
Abraço!
|
Yoran Veterano |
# mar/06 · Editado por: Yoran
· votar
HAS BAND
Cara tentei ser o mais claro possível.. mas como vc disse.. em palavras apenas fica dificil!
|
has4 Veterano |
# mar/06 · Editado por: has4
· votar
YORAN e TIAGO LIMA
QUE bacana vcs e os demais colegas acrescentando e participando do tema/tópico aqui apresentado... fico feliz com a particicpação de todos, pois muito estão ajudando àqueles que procuram aprender a tirar este tipo de som no instrumento Sax (alto, tenor, soprano e outros)... Garanto que foi de grande importância a participação de todos vcs!
Só podemos agradecer!
HAS BAND
|
Yoran Veterano |
# mar/06
· votar
Pessoal eu sou estudante de música, não sei muito mas acho que poderíamos aproveitar o espaço pra compartilhar novas idéias algumas "manhas" que funcionam, exercícios diversos... coisas que cada um faz com o sax nas músicas... por aí, o que me dizem?
bom eu já dou inicio então!
eu faço um exercício desde quando comecei estudar o sax, é um cromatísmo de 5ªs aumentadas... ex:
iniciando no G da segunda linha:-
G - G# - A - A# - B - C - C# - D - D# - D - C# - C - B - A# - A - G# - G
façam em semicolcheias num 4/4 indo e voltando de 3 a 4 vezes com a frase toda ligada.
Depois disse inicie a mesma seqüência partindo do G# até E, (quinta aumentada) e assim faça por toda a extenção do sax...
Objetivo: trabalhar a digitação em regiões complicadas como a bandeja de notas graves (A#, B, C e C#) , desenvolver o ouvido para intervalos e conhecer toda a extenção e trabalho do sax, (exceto super agudos né!) mas é isso...
mandem idéias também, dicas e vamos tocando... valeu, abraços
|
has4 Veterano |
# mar/06 · Editado por: has4
· votar
YORAN
Boa mesmo esta escala ascendente e descendente... bacana a idéia... realmente trabalhar os movimentos nas bandeja das notas graves não é fácil... gostei do exercício e da idéia... ah vale para toda a família do SAX!
Vamos nessa!
Complementando este mesmo exercício, gostaria de acrescentar que quando exercitarem ligado, façam também o seguinte:
Executem a embocadura como se houvesse comas entre cada nota, ou seja, sem parecer que está executando semitons, e sim, como se estivesse fazendo um 'bend', e isto, sem passar fortemente para a outra nota... por exemplo, de G para G#, como se passasse por outras notas entre estas, entendeu? tipo: G . . . . G#
Seria como se vc estivesse subindo ou descendo o volume de algo, mas faça assim ascendendo e descendendo... será um ótimo exercício para embocadura!
Não seI consegui me expressar! rs
|