Autor |
Mensagem |
Casper Veterano
|
# jan/16
========================================== Eles estão entre nós - Percussão Aleatória ==========================================
O uso de elementos aleatórios na música não é algo novo. O conceito de incluir pequenas imperfeições na execução para humanizar a máquina é algo que existe faz bastante tempo.
Em percussão, dois principais métodos são utilizados:
a) Variação no tempo; b) Variação na dinâmica.
Os dois métodos podem ser interessantes, se utilizados com moderação e nas horas certas. Mas a marcação principal do ritmo não permite muita estripulia nesse sentido.
Então estava eu olhando para o módulo Alesis DM5 e lembrei que ele tinha uns bancos que trocavam de sons aleatoriamente (certamente um gerador pseudo-aleatório). Nunca havia usado esse recurso estranho. Funciona assim: Um banco de bongôs (por exemplo) é agrupado, e quando vc toca um bongô, não tem como saber qual deles será acionado. Confesso que subestimava a qualidade desse módulo, e negligenciei o uso por bastante tempo, mas agora colei o bicho no setup. Combinei então com mais uns brinquedinhos e começei a brincar.
Consegue-se um resultado interessante, depois de alguma tentativa e erro, a percussão fica, digamos, mais interessante.
Evidentemente o baixo e o sintetizador são são aleatórios (só o LFO do sintetizador é, mas é sincronizado com o MIDI clock).
Eis o resultado:
https://soundcloud.com/menegass/eles-estao-entre-nos-percussao-aleator ia
|
salton Veterano |
# jan/16
· votar
Casper Boa noite, Véio!
Sempre bom ouvir coisa nova tua! Não tenho olhado o FCC, mas fico sabendo pelo Soundcloud.
Gostei da explanação, mas fiquei com uma dúvida, não sei se captei a ideia... com que frequência ele "aleatoriza" os samples, é a cada nota ou dentro de um intervalo de tempo (beats, compassos)?
Grande abraço!
|
Casper Veterano
|
# jan/16
· votar
Caro Salton:
Nesse módulo não há controle sobre qual sample será disparado, a aleatoriedade é nota por nota. Ele segue a dinâmica e os tempos originais. Particularmente eu acho que aleatorizar o tempo tem resultados piores, comparando com mexer na dinâmica ou no próprio sample. Fica mais parecendo um defeito que humanização.
Mas tem modos melhores de fazer o que eu estou fazendo. Um deles é usar um arpejador em modo randômico, por exemplo 2 oitavas. Nesse caso, a nota original pode cair em 5 locais diferentes (a própria nota, uma oitava acima ou abaixo ou duas oitavas acima ou abaixo). Então, basta colocar os samples nos lugares certos, e ele será "aleatorizado".
|
Jabijirous Veterano |
# jan/16
· votar
Casper
Ficou bom. Curti a imagem, a música casou bem com ela hehehehe.
|
Casper Veterano
|
# jan/16
· votar
Caro Jabijirous:
Obrigado pela audição.
|
sobrevivente Veterano |
# jan/16
· votar
Casper Achei interessante o recurso do módulo DM5, eu desconhecia. O som ficou bem legal, eu curti. Lembrou bastante jogo de vídeo game (PS1), hehe.
|