Jam Música Ambient - single First Contact 2015

    Autor Mensagem
    QueenFairy
    Membro Novato
    # set/15


    iae glr!

    gravei minha primeira jam de ambient music:
    https://soundcloud.com/gabriella_vilar/sets/first-contact-single-2015

    pretendo lançar um som todo mes apartir de agr

    equipo:korg volca keys,monotron delay,mixer behringer 802,placa onboard do notebook

    obs: música pra quem gosta de viajar ouvindo,nao recomendada para pessoas inquietas hehe

    Casper
    Veterano
    # set/15 · Editado por: Casper
    · votar


    QueenFairy:

    Um tipo de som que normalmente não se encontra
    nesse fórum. Eu gosto de algumas coisas particulares.

    Exemplo: Robert Rich

    Mas é um gênero musical onde é fácil cair em
    armadilhas que tornam a coisa insuportável. Insista
    no que gosta de ouvir, acho que esse é o caminho.

    QueenFairy
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    Casper

    vlw pela dica,nao conheço o trabalho do Robert Rich ainda.

    não é so raro no forum,no brasil todo e um genero praticamente invisivel,oq complica mais ainda a divulgaçao
    mas eh isso, vamos que vamos q esse mes agr tem mais uma demo

    vlw!

    Adler3x3
    Veterano
    # out/15 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    QueenFairy

    Estas maquininhas da Korg são realmente legais.
    O limite é a sua criatividade.
    Não sei se você tem também um teclado eletrônico com teclas normais para poder deixar ainda melhor.
    Mas a experiências que você fez são válidas, mas dá para melhorar muito.
    E apresento a seguir alguns pontos de atenção que servem como críticas construtivas.

    Pontos de atenção:

    - Música ambiente é mais sutil, tem uma dinâmica mais ampla, muitas vezes fica lá com o som bem baixinho tipo ppp (pianíssimo) até FFF (fortíssimo), mas no geral fica mais no meio termo, alternando movimentos para surpreender o ouvinte,não é o estilo para se escutar num volume muito alto.
    No segundo contato você conseguiu melhorar a dinâmica.
    - esta faltando um ambiente estéreo, os instrumentos ou noises estão soando mono (um bom plugin de imagem estéreo vai ajudar). tem que aproveitar melhor alguns noises, drones e efeitos e trabalhar melhor o pan, alguns até podem ter o sentido de movimento passando de um canal para o outro.
    Nada contra o som mono do instrumento mas dá para trabalhar bem esta questão do estéreo, mesmo a maioria dos instrumentos sendo mono.
    - alguns sons e instrumentos estão muito secos;
    - na música ambiente tem que tomar cuidado com o uso excessivo de compressores e limiters, tem que sempre pensar na dinâmica, quando a onda sonora (visualmente observando) fica muito retangular parecendo com um tíjolo não é bom sinal;
    A sua música não esta soando alta, mas por contraditório que pareça a maior parte das ondas esta lá em cima.
    - se inserir um reverb moderado vai dar maior espacialidade e profundidade a música, e vai possibilitar uma melhor integração entre os diferentes sons, e evitar que alguns pareçam estar deslocados ou isolados dos outros;
    - Música ambiente tem sons longos, isto é notas longas, e tem que ter cuidado no legato e no uso de efeitos crossfade;
    As vezes para incluir um pouco mais de variação, mesmo por exemplo onde a harmonia fica por um bom tempo em C (dó maior) pode-se incluir outras variações de acordes em C, e baixos (claro pode ser os noises e drones e enfim o instrumento que você inventar e sintetizar)ascendentes ou descendentes conforme o movimento que se queira passar;
    - Mesmo a música tendo como característica principal os sons longos, pode-se incluir pequenas melodias, ou até melodias paralelas que se completam, enriquecendo a harmonia, que e ponto fundamental da música ambiente, e para isto alguns pads podem complementar muito bem.
    E também pode variar criando outros músicas usando mais percussão e principalmente arpejos que combinam muito bem com a música puramente eletrônica.
    E dá para incluir sons de guitarra, baixo e violão, e um bom VSTi de Bateria também.
    E se conseguir fazer uma boa progressão de acordes fica muito bom, mas tem que trabalhar nos detalhes, fazer acordes mais caprichados que a maioria dos músicos faz.
    Aqui é que esta a diferença da música ambiente para a música popular em geral, o capricho nas harmonias, e os sons surpreendentes dos sintetizadores, vai numa sequência mais lenta, mas no fim nenhum compasso fica igual ao outro, mesmo aparentemente estando num mesmo tom ou progressão, é um estilo sutil, onde o inesperado tem vez.

    - Usar uma DAW (Digital Áudio Workstation) para gravar e fazer um melhor uso de efeitos e mixagem, e até em alguns casos complementar os sons com VSTs;

    Mas de qualquer forma parabéns pelo seus sons, e ficamos no aguardo de outros, eu gosto de ouvir sons neste estilo.

    Nos anos 80 visitei São Luis em várias oportunidades e gosto e sinto uma certa saudade, da música e das festas folclóricas, assim como da hospitalidade e da culinária, isto há mais de 35 anos.

    Abraços!

    QueenFairy
    Membro Novato
    # out/15
    · votar


    Adler3x3

    tenho um Roland e280b e vou adquirir nas proximas semanas um MicroKorg,ai vai ficar bem mais ''recheado'' o som

    mas saquei e concordo com oq vc falou! o som ainda ta muito cru.
    uma coisa q eu penso em botar nas proximas jam's é essa parada q vc falou, o som vir de um canal pro outro,mas n sei como kk
    ainda tenho q mexer mais na DAW ou baixar uma mais completa (uso Audacity)
    essa demo foi mais um teste do meu mixer recem adquirido

    enfim,ainda to pegando a manha das gravações hehe

    vlw pelas dicas e abraçao :)

    Adler3x3
    Veterano
    # out/15 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    QueenFairy

    Audacity
    Muita gente classifica o Audacity como uma DAW.
    Mas eu classifico como um bom editor de áudio, gosto muito deste programa é o melhor editor free.
    Dá até para fazer o pan, mas é mais trabalhoso.
    Mas para trabalhar melhor numa música se usa uma DAW - Digital Áudio Workstation.
    O Audacity é uma excelente ferramenta.
    Eu uso por exemplo o Mixcraft, e dentro dele posso rodar o audacity, e fazer as minhas edições de áudio quando necessário.

    DAW

    Aqui tem uma grande variedade de softwares, infelizmente a grande maioria é paga, tem alguma coisa free no ambiente windows, mas um pouco limitado, como por exemplo o LMMS, Psycle, Kristal Audio Engine e outros.

    A DAW é um software mais completo para a produção musical como um todo., destacando: Ableton Live, Cubase, Fruity Loops Mixcraft , Magix, Nuendo, Pro Tools, Reaper, Reason, Sonar, Studio One, só para relacionar algumas.
    A melhor DAW é aquela que melhor nos adaptamos, isto é aquela que usamos com mais facilidade e gostamos, não deixa de ser uma escolha pessoal.
    Aqui para fazer o pan é bem fácil e rápido, basta criar uma linha de automação paralela a track.
    E não só de pan, mas tem centenas de efeitos que podem ser bem trabalhados.

    O Pro Tools é a mais utilizada nos grandes estúdios e para quem tem toneladas de hardware dedicado, custa bem caro, e é mais indicada para produtores do que para músicos, onde em muitos detalhes deixa a desejar, mas é muito poderosa.
    E não é qualquer hardware que roda bem no P Tools, é muito exigente neste requisito, e é uma DAW mais voltada a amarrar o hardware com o software, se não tem um grande orçamento é melhor evitar esta DAW, pois mais cedo ou mais tarde vai ter problemas de compatibilidade.
    Agora a mais poderosa de todas, na minha opinião, tanto para áudio como principalmente para midi é o Cubase, é a que tem mais recursos.é a mais avançada,é uma DAW para músicos com um bom conhecimento, tanto de teoria como do uso de técnicas para gravação.
    Pode ter camadas e camadas de edição é bem sofisticada e exige muita dedicação, pois o software assim permite.

    A que tem o melhor custo benefício para usuários caseiros é o Reaper, que tem um preço especial para o tipo de usuário amador, mas é muito poderosa, uma das melhores do mercado.

    Para a música puramente eletrônica as mais indicadas são: Ableton Live, Fruity Loops e Reason, e Logic Pro no Mac.
    Agora o melhor ambiente e sistema operacional para DAWS free é o Linux.

    O Mac também é muito bom para áudio e tem algumas coisas free tipo o Garagem Band, mas o destaque é o Logic Pro uma das DAWs mais poderosas do Mercado.

    Numa DAW pode-se fazer gravações, usar instrumentos virtuais, tipo VSTi e DXI, e outros formatos como o Reffil no caso do Reason, além de muitos efeitos de áudio que enriquecem o trabalho, enfim uma DAW é quase um produto completo para edição e produção de áudio.
    Aqui se usa muito midi junto com os instrumentos virtuais.
    Você vai poder usar muitos sintetizadores virtuais, aqui abre um campo inesgotável, e a sua criatividade é o limite.
    É possível conectar a DAW com os seus teclados e sintetizadores por cabos, fazendo gravações melhores até que as possibilitadas pela mesa de som.
    O ideal é ter mais um componente que é uma interface de áudio externa de boa qualidade, mas dá para começar usando a on board desde que bem configurada.
    Comece com o que já tem, instalando uma DAW mais objetiva e prática, e vá instalando instrumentos virtuais e ir aprendendo.
    Aprenda a conectar o que já tem e instalar Vsts na DAW de sua escolha.
    Eu uso várias DAWs para interagir com o que de melhor cada uma pode oferecer.
    Mas tudo depende do custo benefício, algumas custam bem caro, outras tem um preço melhor, e no geral o que custa mais caro são os instrumentos virtuais, mas aqui tem também muita coisa boa free,e muita coisa boa que vem junto e instalados junto com a DAW.
    As vezes o principal atrativo de uma DAW são os instrumentos que vem junto, assim como os plugins de efeito.
    Assim na escolha da DAW, tem que considerar o custo, os upgrades, a compatibilidade com o seu hardware, a facilidade de uso, a integração com outros softwares, sejam antigos ou novos.
    E tem que tomar cuidado com as versões capadas de softwares (com várias denominações diferentes, tipo: essentials, elements, basic, etc...), isto é leva o nome da DAW principal, mas tem poucos recursos.
    Então é melhor começar com uma DAW intermediária, nem muito simples e nem muito sofisticada.
    O que vale é o resultado final, e assim a maioria das DAWS maduras do mercado, isto é consagrada, tem os mesmos recursos, o que varia é Gui (a interface de acesso), e o que vale são as melhores desenhadas, práticas e objetivas, nem tanto a tradição das grandes DAWs, que tem muitos recursos, que equivalem a outras, mas tem o desenho e o software é mais antigo, e nem sempre é bem prático e fácil de usar.
    E hoje em dia estão começando em vez de vender alugar o software, e se não prestar bem a atenção pode no final sair muito caro.
    Além dos controles de registro do software, alguns usam até um tipo de token , uma espécie de pendrive que tem conectar no computador para poder funcionar, evite estes, pois você ainda esta aprendendo.
    E mesmo estes tais de iloks custam uma boa grana.
    Eu gosto do Mixcraft Studio Pro, que vem com muitos instrumentos virtuais de qualidade e uma boa biblioteca de loops, é fácil de usar, muitos plugins de efeitos bem prática, e muito poderosa, dá para produzir em qualquer estilo e não deve muito para as consideradas top do mercado, como o Cubase, Sonar e Pro tool entre outras.
    Já o Magix Music Maker, que também uso é mais simples e limitada, mas vem com instrumentos virtuais do tipo sintetizador muito bons, as vezes esta DAW até parece de brinquedo, e uso para me divertir assim como o Fruity Loops.
    No Magix crio parte do trabalho e depois exporto para outra DAW com mais recursos.
    O Fruity Loops também é muito poderosa em todos os sentidos e vem com muitos sintetizadores legais para a música eletrônica.

    Outro bom caminho é instalar no computador um Editor de Partituras, para ir aprendendo teoria musical, as melhores são o Sibelius, Finale e Notion, mas o muse score gratuito da conta do recado.
    Fora que existem outros softwares complementares e auxiliares, tipo de arranjadores (que interagem muito bem com teclados) e muitas outras ferramentas de áudio que não cabe detalhar neste simples post.
    É o mundo do home studio, claro tem que começar devagar e estudar e aprender, mas vale a pena, o que você vai ganhar na produção é inimaginável, pois nos dias de hoje tudo passa pelo computador.

    Neste ano aqui no fórum teve a terceira edição do festival do minuto, projeto feito pelo véio Casper, tem algumas músicas minhas aqui, e a maioria das músicas foram produzidas e gravadas usando DAWs.

    https://www.youtube.com/watch?t=23&v=DIu7R7lnqE0

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/323401/

    Quem sabe na versão de 2.016 possamos contar com você.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Jam Música Ambient - single First Contact 2015