Minhas Gravações (Tentando aprender a gravar +/- direito)

    Autor Mensagem
    FabioMP.
    Membro Novato
    # dez/14 · Editado por: FabioMP.


    Acho melhor deixar um tópico pra postar minhas gravações, covers ou musicas próprias para evitar a poluição do fórum e participar da premiação.

    Para estrear vou colocar uma música para participar do Prêmio FCC 2014:

    http://www.4shared.com/mp3/rcOaaeBXba/Sem_Querer_-_Fabio_Patini.html?

    Eu gostaria de ter começado a gravar ela antes para poder ajustar tudo que vejo de errado na minha gravação. Onde mais vejo erros é na voz, que eu gostaria de gravar novamente mas como só poderei gravá-la no final de semana, perderei o prazo para postar a música no fórum.

    Eu gostaria da opinião de vocês quanto a música no geral e sobre a gravação. Essa ai foi uma tentativa de fazer algo mais pop sem ser tão obvio hehe.

    Outra coisa.... Uma gravação igual a minha já pode ser oferecida como gravação de DEMO sem ser aquelas coisas porcas ou ainda tá muito porco?

    RDantas
    Membro Novato
    # dez/14 · Editado por: RDantas
    · votar


    Não acho que tenha tanto coisa assim pra ajustar. Acho que são detalhes que trariam mais presença, mas é questão de gosto. O som da batera sem muito compressor, um pouco mais de reverb na voz, sem exagerar. Eu erro nisso, às vezes acho que tá ótimo de reverb quando gravo e depois ouvindo outra hora vejo que podia ser menos, mas nessa gravação que postou acho que podia um pouquinho a mais na voz.
    Mas você tem uma voz ótima pra esse estilo, gostei muito. Show!

    FabioMP.
    Membro Novato
    # dez/14
    · votar


    RDantas

    A voz eu realmente quero gravar de novo uma outra hora com mais confiança. A ultima estrofe mesmo foi criada na hora que eu tava gravando sahusahuhuas.

    Eu acho que minhas gravações no geral ficam com um volume muito baixo e ainda não descobri o motivo... Mas vou tentando aprender com as dicas.

    Obrigado pelo comentário.

    strinbergshredder
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    FabioMP.
    Ouvi aqui e achei a qualidade legal cara.


    Sobre o volume da gravação, não achei muito baixo não, mas algo que pode fazer diferença é usar um limiter no final da sua mix, depois de um leve compressor geral... Pode trazer sua voz mais pra frente...

    FabioMP.
    Membro Novato
    # dez/14
    · votar


    strinbergshredder
    Depois vou testar o que você disse. Só vou dar mais uma acertada nela e gravar o vocal mais uma vez pra fazer direito hehe.

    Obrigado pelo comentário.

    strinbergshredder
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    FabioMP.
    haha, beleza cara!

    Boa sorte!

    RafaelBernatto
    Veterano
    # dez/14 · Editado por: RafaelBernatto
    · votar


    Também acho que o "problema" está na voz....

    Esse "estilo", ao menos pra mim, em uma demo, não pede algo extraordinário no instrumental... Mas a voz tem que estar boa cara... O colega falou em mais reverb... Acho que falta mais corpo (às vezes o reverb adiciona graves à track)... Mais punch... A voz, nesse caso, tem que estar na frente... Não tem jeito... Eu chuto que falta uns dbs na track vocal.. não sei rsrs.. EQ.. Atenção ao EQ.. rsrs Talvez o posicionamento do mic.. Talvez..

    Não se esconda... rsrs
    Às vezes compondo a gente se expõe.. é inevitável...

    E quando for assim.. Acho bem útil postar a letra junto.. :)

    Ah... e inventa uma intro aí.. será que não? rsrs

    Abç.

    FabioMP.
    Membro Novato
    # dez/14
    · votar


    RafaelBernatto

    Eu acho meio esquisito o jeito de cantar essa música. Tentei umas 3 vezes e em todas elas a voz ficou um pouco fora do tempo, meio deslocada sei lá.. Tipo na ultima estrofe.

    Agora estou ouvindo ela bastante pra saber como vou cantar certinho e não ficar inseguro na hora de gravar. Fora que nem sei direito o que to fazendo aí... To soltando os braços, os dedos e a voz de uma maneira que soe diferente das coisas que ouço de alguma forma, mas que me agrade xD. Hora que eu sentar na frente do PC eu posto a letra aqui.

    Eu estou matutando já à alguns dias, uma introdução e uns instrumentos de sopro tipo trompete que nem sei como vou fazer pois não faço idéia de que notas usar. Mas uma hora ou outra sai!

    Obrigado pelo comentário e pelas dicas!

    luck.camara
    Membro Novato
    # dez/14 · Editado por: luck.camara
    · votar


    Gostei bastante, a harmonia dos instrumentos ficou muito boa!
    Como sou leigo, vou dar opinião de leigo haha. Não sei se é por costume das músicas que ouço, mas o violão está meio "seco", é como se quem tocou estivesse meio tímido haha, a bateria tambem está meio recuada, não que sejam problemas graves. A voz, o teclado, e como já disse a harmonia de tudo ficou muito boa!

    FabioMP.
    Membro Novato
    # dez/14 · Editado por: FabioMP.
    · votar


    luck.camara

    Valeu por comentar. Acho que você está estranhando o som da gravação pois ela foi feita em um quartinho que serve como depósito xD não tem nenhum tipo de cuidado para reflexão de som, ambiência nem nada. Talvez daria pra acertar os detalhes na hora da mixagem mas eu ainda estou pegando as manhãs... eu tive que tirar um pouco o brilho do violão pois o som da palheta ficou muito irritante, talvez seja o jeito de tocar.

    Acho que você confundiu a guitarra com o teclado mas não tem problema.

    Obrigado por comentar.

    FabioMP.
    Membro Novato
    # dez/14 · Editado por: FabioMP.
    · votar


    A letra da "Sem Querer"

    Seria tão mais fácil ter
    Apenas um caminho pra escolher
    Mas eu continuo cavando estradas, criando amarras
    Só pra ver...
    Pra ver onde eu consigo chegar
    Sem planejar...
    Sem me desviar de você

    Sem querer
    Sem querer

    Mas se por acaso acontecer,
    É só você tentar não se importar
    Quem sabe assim um dia
    A gente vota a se encontrar

    Sem querer
    Sem querer

    Seria tão mais fácil ter
    Apenas uma escolha pra fazer
    Quem sabe assim eu nunca
    Me afastaria de você

    Sem querer
    Sem querer

    FabioMP.
    Membro Novato
    # dez/14
    · votar


    Eu acho que me expressei mal ali na pergunta sore oferecer como Demo.

    Eu quis dizer o seguinte:

    "Será que eu já posso me oferecer para gravar demos, no nível dessa minha gravação, para outras pessoas?"

    luck.camara
    Membro Novato
    # dez/14
    · votar


    Sero? :o uhauhaahuuahahuhua
    o som ficou tão doce que nem me passou pela cabeça ser uma guitarra!! hahahaha

    Flipe J.
    Membro Novato
    # dez/14
    · votar


    Como vc comentou meu post vou tentar retribuir ...
    Aqui a opinião de um leigo ouvinte:

    Eu gostei muito mesmo da mix entre voz e instrumental bem feito.

    Seu timbre de voz tem personalidade na minha opinião e combina com o estilo da musica, não imagino vc cantando hard rock ou muito menos metal rsrsrs

    Entretanto pra mim a letra tem muitoss êh's (no refrão tudo bem).
    Como no pop a voz tem a maior atenção do "publico" deve-se gravá-la o mais proximo do perfeito mesmo assim não achei nada "porco".

    Sou meio suspeito pra falar disso pois gravo sem metronomo direto e cordas velhas kkk mas sei que estou errado.

    FabioMP.
    Membro Novato
    # dez/14
    · votar


    Flipe J.

    Eu cantando metal fica engraçado uhashushuauhsauhsuha

    Estou fazendo umas músiquinhas aqui que na minha opinião tem essa personalidade que você diz. E o que define essa personalidade é:

    Cordas velhas(guitarra, baixo e violão), baquetas com pares diferentes(nessa gravação é uma ponta de nylon e uma normal), falta de técnica e conhecimento teórico e uma sala com umidade e cheia de caixas. xD

    Brincadeiras a parte... estou tentando compor músicas que realmente signifiquem algo para mim.. Essa música ai é pra expressar como funcionam meus relacionamentos em geral... (família, namorada, amigos...). Eu concordo que tem bastantes Êhs, só não mudei pra tentar fazer algo mais simples mesmo.

    A próxima que eu pretendo gravar é uma que chama "Os Erros São". Meio que gravei ela uma vez mas não sabia direito como eu gostaria que ela soasse, entendia bem menos de gravação (ainda entendo pouco) e ficou uma bagunça. Ela tem uma letra que eu fiz umas coisas que achei interessante. É minha letra preferida. Mas essa deixa pra quando eu gravar.

    Obrigado pelo comentário e estou aguardando novidades sobre o seu Solstício.

    Faribero
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Para quem está começando com gravações, está bom.
    A música é interessante também.
    Uma coisa que faço é procurar um preset que mais me agrada e modificá-lo ao meu gosto. Presets economizam tempo, pois alguém já trabalhou bastante neles. Mas quase nunca servem como estão. Sempre tem que mudar alguma coisa.

    FabioMP.
    Membro Novato
    # fev/15
    · votar


    Faribero

    Obrigado pelas dicas.

    Eu uso os pluguins nativos do Reaper e não costumo gostar dos presets. Talvez por não saber muito bem o que estou fazendo xD.

    Comecei a gravar essa música novamente, agora sem pressa pra sair com a maior qualidade que eu consigo gravar/tocar e tal.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Minhas Gravações (Tentando aprender a gravar +/- direito)