Berlogramm - Delírios

    Autor Mensagem
    Samuel Fernandes
    Membro Novato
    # mai/14


    http://youtu.be/pajn82TeDhg

    Synth-Men
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Maneiro cara! Parece música da transição dos anos 60 para o 70. Fez lembrar Mr. Robson na versão do Bon Jovi.

    Meu caro, com toda sinceridade e respeito segue o que eu realmente ouvi.

    - Tira o reverb cara! Tira o reverb! Vi os outros vídeos seu e tem reverb em tudo. Em excesso. Parece que o reverb está na pista master e nas outras também. Tem reverb até no baixo.

    Um exemplo é "A saga do Brejetuba 2". Tem reverb demais ali. A melodia e a harmonia desaparecem totalmente em alguns momentos. Ficam só os ecos do reverb. Putzs e a música é maneirissima!


    - Tá gravando as guitarras pelo método de microfonar as caixas de som? Verifique se as caixas estão muito próximas umas das outras. Pois parece que o microfone de uma caixa as vezes rouba o som de outra e ai dá uma embolada. Com reverb fica mais ainda.

    Se não for isto, os microfones do qual vocês cantam, está captando a reverberação adicionada e do ambiente em alta intensidade e está embolando o som, fazendo sumir a harmonia e as vezes até a melodia.

    Meu irmãozinho seu som é muito vintage.

    Eu ouvi a música "Entreaberto". Falta muito pouco, mas muito pouco para o seu som ficar limpo. Questão de equalização de volumes e sub-posições e super-posições.

    - Já tentou gravar primeiro os instrumentos e depois a voz? Ou gravar os instrumentos um de cada vez igual estúdio?

    Meu caro o seu som está quase saindo limpo. Quando sair, vai ficar incontestável. Seu estilo é massa!

    As músicas são boas e os arranjos também. Capricha na edição cara! Dose os efeitos. Quando você mostrar o seu trabalho as pessoas vão ficar babando.

    Cara este é o tipo de som que o cara pega o carro, abre a janela do motorista, pega a rodovia para qualquer sentido e acelera sem rumo, com o refrigerante de preferencia no porta copos.

    Gostei muito, por isso opinei.

    Sucesso ai e desculpe qualquer coisa.

    Samuel Fernandes
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    Primeiro gostaria de agradecer as dicas e reforçar que tudo que falou corresponde ao que está acontecendo.

    Vou descrever:

    Estamos com três projetos. Todos somente com músicas autorais.

    1. A banda Bello Horror. Somos 5 integrantes. Os clips que mandei são gravações dos ensaios. Realmente coloquei efeito no baixo. Nos outros instrumentos não coloquei, mas o microfone captou tudo junto com a voz e em volume que dificultou a edição, mixagem e masterização. Montamos um "estúdio" bem simples em um pequeno quarto, coisa caseira mesmo, mas com o ambiente bem tratado, com espuma, madeira e carpete. Ainda vamos gravar as músicas da Banda como falou, porém como começamos os projetos em janeiro desse ano, e já apareceram algumas apresentações, estamos correndo pra aumentar o repertório das músicas autorais, o que tem atrasado as gravações oficiais.Somos do interior e 2 integrantes moram em SP, vindo de 15 em 15 dias, mas mesmo nesses dias às vezes fura um ensaio.

    2. Berlogramm. Somos 3, mas 1 de SP. Na realidade começou com uma "brincadeira" nossa. Sabe quando alguns integrantes da Banda já se cansaram, acaba o ensaio, mas tem gente querendo continuar? Estou sempre nesse grupo... Porém tem dias que queremos tocar free, músicas com violão afinado em dó, por exemplo, improviso puro, mas que sempre sai coisa interessante. Resolvemos registrar e editar, já aproveitamos um improviso desse pra criar uma música com letra e tudo, no terceiro projeto que vou falar. Então, no Berlogramm vc também acertou, acabei dando uma exagerada no que falou. Algumas vezes uso o som captado pelo microfone que fica aberto e uso um breverb bem carregado no violão e o breverb que acabo sempre colocando no baixo. Costumo fazer isso pra dar uma disfarçada, já que como é tudo improviso acreditava que daria uma "arredondada no som".

    3. Mississippi Drake Blues. Somos os três citados acima. Porém o método de gravação é outro. Me reúno com o da minha cidade, sempre que possível, e, como começamos tudo (Banda, projetos, compor, comecei a usar o sonar x3, acredito que faz uns 3 meses e assisti muita videoaula, só agora fui descobrir o Isotope e o T. Racks). Daí a gente vai fazendo experiências. É como um "laboratório". No Mississippi estamos tendo os melhores avanços.
    Nele estamos experimentando gravar a voz separada e os violões microfonados. Realmente a melhora é grande.
    Sou meio "apavorado" pra mostrar as músicas, e acabo fazendo os clipes antes da hora rs. Agora estou segurando um pouco. Com exceção do Berlogramm, estou reservando pra criar clipes do Bello Horror e Mississipi, só com as músicas prontas.

    Tenho umas gravações, ainda não finalizadas do Mississippi aqui e vou disponibilizar pra vc ouvir.

    Essa foi a primeira música que gravamos, por incrível que pareça, acredito que foi a melhor gravação, acertamos "sem querer". Considero finalizada, mas se puder dar alguma dica sobre reverb, equalização, mixagem ou masterização, vai me ajudar muito.

    http://www.4shared.com/mp3/7soYOt9Xce/The_old_man_of_Mojavi__Tracks_.h tml

    Essa foi a última gravação, voz sem efeito, co exceção da última estrofe que fizemos intencionalmente pra dar uma diferenciada com várias vozes etc...
    O violão gravamos plugado e microfonado ao mesmo tempo e coloquei um breverb no plugado pra dar uma diferenciada do que foi captado pelo microfone. Também se puder suas dicas serão bem vindas.

    http://www.4shared.com/mp3/a0vez6bEce/Adrift__viol__voz__Tracks_1.html

    Essa vamos regravar, pelo modo estúdio, mas queremos manter este arranjo, sou suspeito pra falar, mas esta estou te mandando porque realmente acho muito show, mas ainda não é a versão oficial.
    http://www.4shared.com/mp3/jBAHah5Nba/Summer_Dublin_3__Tracks_1.html

    Um rock. Essa vamos regravar estilo estúdio.

    http://www.4shared.com/mp3/ICbg3qIfba/blues_for_your_eyes__Tracks_2.ht ml

    Essa é uma mistura de mantra, música celta e rock, 13 min de som, está praticamente finalizada, estamos somente definindo volumes e masterização ideal, se puder ajudar também com alguma dica.

    http://www.4shared.com/mp3/TOYo3CKfce/Mantra_preset_limpou_mas_com_p.h tml

    As baterias são do adicctive drums ou you tube, estamos a procura de um baterista ainda. Ninguém da Banda é músico profissional, tocamos porque gostamos mesmo, mas queremos fazer a "coisa" bem feita.

    Estou assistindo muita videoaula no you tube, mas avaliação tem sido somente dos integrantes da Banda, por isso a opinião e dicas de pessoas como vc se fazem tão importantes. Olha que postei músicas aqui e em outro site de divulgação e verifico religiosamente, pelo menos 5 vezes na semana, e está raro encontrar alguma dica ou opinião e em especial de pessoas com o seu conhecimento (acertou em tudo que falou). Obrigado e pode ter certeza de que suas dicas serão aplicadas quando eu for editar, mixar e masterizar nossas músicas aqui.

    Abraço.

    Synth-Men
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Meu caro boa noite!

    Isso não é um projeto! É uma jornada!

    Putzs que pegada bacana cara. Eu vi aqui uma mistura de Bob Dylan, Pink Floyd e Creedence, com um pouquinho de Alan Parsons com uma puxada do George Harrison.

    Eu não sei se você sabe, mas era o Alan Parsons que produzia o Pink Floyd. A voz de alguém ai é parecida com a dele.

    Na verdade meu amigo, eu sou ultra-amador. Aprendi muitas coisas aqui com as dicas do pessoal. A sua situação é muito parecida com a minha no quesito produção. Só que o meu negócio é mais teclados e sintetizadores.

    Gravo instrumentos acústicos, mas não tenho prática. Tenho um baixolão 5 cordas, uma guitarra e um violão de nylon. Realmente não sei tocar estes instrumentos. É só para formar as idéias e pedir para alguém colocar em prática.

    Tenho o maior prazer de tentar tirar um som limpo com poucos recursos. Isto nos ensina muito, deixa nossos ouvidos apuradíssimos e nos prepara para improvisar, visando melhorar. É claro que se tivermos equipamentos facilita muito a nossa vida.

    A minha experiencia com equalização e efeitos ambientes foram adquiridos quando eu tocava em uma instituição religiosa, onde eu tinha que fazer os arranjos. Baixo, bateria e guitarra base ou piano base, nunca fui bom de solo, mas tinha que fazer.

    Geralmente eu não usava efeito nenhum, até ver se realmente a harmonia e a melodia estavam boas. Como as vozes ficariam junto aos instrumentos, se as notas e acordes estavam realmente ligados e se cada instrumento estava ressoando separadamente de forma limpa, formando um conjunto.

    Quando falo de equalização é somente do volume dos instrumentos e voz e não no grave médio e agudo.

    O reverb e eco, são efeitos de ambiente. Na verdade eles não melhoram o som, mas recriam ambientes. O melhor a fazer é gravar sem efeitos. Isto por que depois você poderá dosar de acordo com a equalização dos volumes.

    Quanto turbinar a voz, com o tempo você poderá adquir microfones condensadores, que necessitam de pré-amps (alguns até valvulados, o que deixa a voz macia, macia, muito útil no seu estilo) para melhor funcionamento.

    Para microfonar instrumentos poderá ser o modelo comum (mas com alguma qualidade).

    O Chorus também é um efeito que precisa ser regulado, até se chegar onde quer, pois o chorus costuma granular o fim da sustentação e todo o relaxamento da fonte sonora.

    Se for gravar com efeito, tem que ser bem dosado e o ideal é que se use um pedal de reverb ou um processador de efeito externo. O reverb do programa de gravação dever ser usado com cautela, pois eles soam muito sintéticos. Isto em qualquer programa.

    Quanto a graves médios e agudos, o melhor é deixar em flat. Deixar o timbre original dos instrumentos.

    Eu também faço mais ou menos igual a você, coloco a ideia original e busco as opiniões e vou lapidando, cortando, juntando até dar forma.

    Eu não edito as idéias originais. Vai do jeito que está kkkkkkkkkkkkk! Quase tudo experimental.


    the old man of mojavi - Acho que equalização, tirar um pouco de reverb da guitarra solo e dá mais uma turbinada na voz, as vezes os instrumentos dá uma suprimida nela.

    Adrift + viol + voz (Tracks)[1] - diminui o máximo o reverb, dá uma regulada no chorus e mais uma turbinada na voz.

    Summer Dublin 3 - Equalização somente.

    blues for your eyes (Tracks)[2] - Extinguir o reverb totalmente desta música, equalizar instrumentos e turbinar a voz.

    mantra preset limpou mas com peso - Regular o chorus e equalizar os instrumentos e voz.. Eu notei que o chorus aqui foi usado para recriar a destonação dos instrumentos indianos. Só que ficou um pouco exagerado. Dá para ter a mesma sensação com ele regulado.


    Sugiro que você dê uma boa andada aqui no fórum nos seguintes tópicos:

    Gravação e Home Studio - Tudo sobre como gravar, microfonar, masterização, equalização, programas de gravações, plugins de efeitos e etc.

    Pedais de Efeitos e Pedaleiras - Tudo sobre os melhores pedais de efeitos, suas aplicações e regulagens.


    Forum de Canto - Aqui poderá descobrir qual o melhor tipo de microfone para se usar nas gravações e como gravar bem a voz.


    Abraços amigo, há muito trabalho à fazer, mas você não está longe do objetivo.

    Seu som é bacana.

    Samuel Fernandes
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    Valeu mesmo pelas dicas, com certeza vou aplicar nas músicas e vou ler os tópicos que passou.
    Eu tocava em uma banda Olho D' Água, mas não tinha conhecimento de gravação. Gravamos CD independente e tudo, em um estúdio no Rio de Janeiro, mas o trabalho foi apertando e parei com tudo, acredito que por uns 15 anos, nem violão toquei mais.
    Agora atendendo a um convite de um amigo, no começo deste ano, voltei a tocar e parti pra parte de produção da música também. Fiquei muito pra trás, agora estou tentando recuperar o tempo perdido. Confesso que se tivesse os recursos que tenho hoje, naquela época, a gente estaria muito na frente. Hoje em dia ficou mais fácil, com dicas como as que me passou e as videoaulas no you tube.
    Não sabia do Alan Parsons.
    Abraço. Mais uma vez obrigado por compartilhar seus conhecimentos.

    Synth-Men
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Há 15 ou 20 anos atrás, realmente não era muito necessário sabermos de produção, por que nada era tão acessível como é hoje. Passávamos sufoco, não tinha ninguém para compartilhar e conversar. As coisas eram exorbitantemente caras e de pouca oferta.

    A nossa própria certeza era o nosso maior porto seguro. Mas hoje podemos aprender uns com os outros. Hoje é muito mais fácil ser imparcial consigo próprio.

    Na verdade aprendi com o seu som um estilo novo, nova forma de usar a escala, nova harmonia, nova forma de juntar os instrumentos.

    Eu acho que quando vocês voltarem aos estúdios. Lógico, após ter o seu próprio lugar de ensaios, com certeza veremos vocês em alguma capa de CD/DVD ou cartaz de show.


    Abraços companheiro.

    Samuel Fernandes
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    Obrigado amigo. É com muita satisfação que leio o que postou. Abraço.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Berlogramm - Delírios