Uma pequena Música Sem Melodia

    Autor Mensagem
    Hawklord
    Veterano
    # mar/13


    Mais um música feita com VST de orquestra.
    Ainda sem uma melodia, porque não consegui pensar em nenhuma boa o suficiente, mas a harmonia ficou muito boa.
    https://soundcloud.com/maxsilva-1/little-orchid-seating-in-the
    Apreciem (e critiquem/comentem) com Moderação

    makumbator
    Moderador
    # mar/13
    · votar


    Hawklord

    Ainda sem uma melodia, porque não consegui pensar em nenhuma boa o suficiente, mas a harmonia ficou muito boa.

    Bem, na minha opinião nem precisaria ter uma melodia perceptível sobre essa harmonia. O próprio discurso harmônico e a condução de vozes podem ser percebidos como uma melodia de "textura".

    Ficou bem legal.

    feedme
    Membro
    # mar/13
    · votar


    O arppegio acaba por ser uma melodia pois harmonia é vertical e melodia é horizontal. Temos então melodia + acompanhamento.

    E devo dizer que ficou muito agradável. Remete a uma cena em que as pessoas param para conversar e repensar as novas estratégias antes de seguir rumo à ação.

    Adler3x3
    Veterano
    # mar/13 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Hawklord[b][/b

    Ficou legal.
    Como o Makumbator escreveu dentro da textura esta escondida a melodia.
    Basta ter paciência e selecionar um timbre adequado para a melodia e ir desenvolvendo.
    E quem pode afirmar que numa música a melodia tem que obrigatoriamente estar sempre presente numa primeira linha?
    Melodia e até melodias mais discretas que acabam se confundindo com a própria harmonia.
    Dependendo da música uma melodia mais forte pode tirar todo o clima da peça.
    Isto também acontece comigo, tenho muitas peças que não tem uma linha constante melódica.
    E de certa forma a melodia estando oculta, quando ouvimos o nosso cérebro vai percebendo o que parece estar ausente mas não esta.
    E assim este estilo (reflexivo) nos induz a fazer uma viagem mental, que pode variar de pessoa para pessoa, e a cada audição
    percebemos outras nuances. (e isto é também uma forma de arte, induzir o pensamento a completar o que parece estar faltando)
    E desta forma a música pode apresentar vários caminhos numa melodia imaginária, o que com uma melodia forte seria impossível.
    E assim se for acrescentar melodias tem que ser feito de forma bem sutil.
    E nesta peça o tempo de duração pode e deve ser aumentado, pois a música é reflexiva, e aí vai se fazer necessário melodias e mais variações.
    Porque aumentar o tamanho da música?
    É o estilo o ouvinte necessita de mais minutos para se preparar (relaxar) e depois interagir com a música.
    Então a primeira parte até pode ficar como esta.

    Hawklord
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    makumbator
    feedme
    Adler3x3
    Muito obrigado pelos comentários e as sugestçaoes, coom certeza vão ajudar bastante a desenvolver mais a peça.
    E vou seguir a sugestão de não necessariamente acrescentar uma melodia bem definida.

    Hawklord
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Eu mudei algumas coisas no arranjo e acrescentei algumas partes e variações.
    Acho que já ficou bem melhor.
    https://soundcloud.com/maxsilva-1/the-little-orchid

    Jube
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Hawklord
    Ae esse choir é sonatina???
    Ficou bem uma música "ambiente". Eu gostei, eu to jogando Kingdoms of Amalur e em alguns trechos, me lembra as músicas que tocam no fundo enquanto exploramos o mapa.

    Hawklord
    Veterano
    # mar/13 · Editado por: Hawklord
    · votar


    Jube
    Ae esse choir é sonatina???
    Exatamente
    Na verdade todos os instrumentos são
    Menos o hihat marcando o ritmo que é ezdrummer

    -Dan
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Curti muito! Um leve suspense, uma leve tensão, mas estranhamente calma.
    Otimo som ambiente. Principalmente para games, cairia como uma luva.


    E realmente, nem necessita de mais uma melodia.

    Mas se colocar, adoraria um solo de violao acustico nylon.

    Following

    Adler3x3
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Hawklord

    Com relação a segunda versão não gostei.
    Nem tanto nos aspectos musicais.
    Mas sim na questão da mixagem e dos efeitos na master, que você deve ter exagerado na equalização e no reverb.
    O som das cordas por exemplo ficou muito áspero o que vai contra a musicalidade da peça.

    Hawklord
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Adler3x3
    Mas sim na questão da mixagem e dos efeitos na master, que você deve ter exagerado na equalização e no reverb.
    Hummm
    O som das cordas por exemplo ficou muito áspero o que vai contra a musicalidade da peça.
    É, colocando desse jeito tenho q concordar.
    Mas enfim, alguma dica?
    Especialmente na hora de dar uma equalizada, alguma frequência que dê seria bom um boost ou um cut?

    -Dan
    Que bom que curtiu
    Espere por mais, estou trabalhando em mais algumas coisas.

    ManuLL
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Curti

    Adler3x3
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    [b]Hawklord[/b

    alguma frequência que dê seria bom um boost ou um cut?

    Na verdade nenhum e nem outro.

    No geral não uso pouco equalizadores, só em alguns casos mais especiais.
    O meu raciocínio é o seguinte:
    - Se o instrumento é bom, no caso aqui virtual, não se deve modificar a equalização original, somente em casos especiais. (ou o instrumento é bom ou não é);
    e o Sonatina é razoável, não é ruim.
    - para cordas usar pouco reverb.
    reverb é ambiência serve para dar uma certa profundidade aos instrumentos distribuídos num palco imaginário (virtual), com este recurso o instrumento fica um pouco mais na frente ou mais atrás conforme se deseje, mas sem abuso;
    - já para instrumentos de sopro e de metais uso mais reverb.
    - os vocais são a parte mais difícil, aqui tem que tentar equalizar e usar compressores;
    com exceção de softwares mais caros e sofisticados é muito difícil encontrar vocais com um som decente, e assim os vocais tem que se usados de forma moderada como um complemento da harmonia;
    - no geral não gosto muito de usar compressores, evito colocar o volume em 100% (tanto na track individual, como track master), na master deixo sempre por volta de 70%, pois a medida que no projeto vai se adicionando mais tracks, a soma dos instrumentos por si só já aumenta o volume da música;
    - fora as diversas técnicas de humanização que tem que fazer.

    A primeira versão ficou muito superior.
    A segunda versão descaracterizou a música.

    Jube
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Hawklord
    Eu imaginei heheh. Cara eu baixei vários soundfonts muito bons AQUI são vários, vai perder algumas horas testando, mas tem muita coisa boa pra trabalha junto com o sonatina.

    Adler3x3
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Hawklord[/b[b] Jube

    Tem também o sintetizador Alchemy Player Free
    Que tem pads interessantes, que podem ser usados para dar um toque especial em algumas partes da música. (efeitos especiais de filmes)
    Não é em toda uma trilha que vão usar, mas em pequenas partes.
    E vem com uma biblioteca razoável de vários instrumentos.
    O arquivo é grande mas vale a pena.
    Se ainda não tem façam download.
    Parece que lançaram uma nova versão e tenho que atualizar a minha.

    http://www.camelaudio.com/AlchemyPlayer.php

    Outra coisa que gostaria de ver é vocês fazerem música com ambiente espacial, parece que levam jeito para isto, assim indico mais sintetizadores, segue o link:

    http://www.hgf-synthesizer.com/

    Tem muita coisa boa aqui, que também pode ser usada para dar pequenos toques as suas músicas.
    E até fazer músicas em outro estilo.

    Edson Caetano
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Hawklord
    Se tiver curiosidade, como a duração da sua musica é de 1.30, porque não lança a primeira versão como BT para uma Jam... Vai ter meia dúzia de idéias de melodias pelo menos

    Gozado também não fui com a cara da segunda versão, a sua agora melodia soou para mim dissonante demais em relação a harmonia e fora o tamanho que dobrou ficou levemente cansativo, precisaria de uma guinada nas idéias aí

    Mas está muito bom, parabêns

    Hawklord
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Jube
    Vou dar um conferida.
    Parece que tem bastante coisa mesmo.

    Adler3x3
    Valeu mesmo pelas sugestões e dicas, tão ajudando bastante.

    Filippo14
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Ficou bem legal mano, curti a primeira versão também e quanto a segunda eu concordo com as cordas um pouco "ásperas". Parabéns, a harmonia ficou muito boa mesmo.

    Abração

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Uma pequena Música Sem Melodia