Negrin Veterano |
# jun/05 · Editado por: Negrin
Georg Philipp Telemann
(1681-1767)
Antes de tudo, é interessante contextualizar o ambiente onde o compositor barroco G.P. Telemann, viveu e desenvolveu a obra mais extensa que já se teve notícias de toda história da música.
Estilo Barroco
Tendência que se manifesta nas artes plásticas e, em seguida, na literatura, na música e no teatro no início do século XVII. Inicia-se na Itália e propaga-se pela Espanha, Holanda, Bélgica e França. Na Europa, perdura até meados do século XVIII. Atinge toda a América Latina do início do século XVII até o fim do século XVIII.
Em um período no qual a Igreja Católica tenta recuperar o espaço perdido com a Reforma Protestante e os monarcas concedem-se poderes divinos, a arte barroca busca conciliar a espiritualidade e a emoção da Idade Média com o antropocentrismo e a racionalidade do Renascimento. Sua característica marcante é, portanto, o contraste.
"Degli effetti nascono i affetti".“Dos efeitos nascem os afetos”, essa é a máxima italiana que bem define a música setecentista ou barroca européia. Os “afetos” eram os objetivos finais e estes eram buscados através do engenho, do ornamento. O compositor não se destacava pela estética nem por ser um artista, mas pela agudez. Assim não eram vistos como artistas mas sim como artesãos engenhosos. E certamente, de modo geral, quem atingi o maior destaque nesse período foram os italianos, que contavam com grandes compositores como Arcangello Corelli, Tomaso Albinoni, Antonio Vivaldi, Pietro Locatelli, etc. O engenho pode ser traduzido numa vastidão de conhecimentos acumulados por uma rica tradição polifônica vinda da idade média e do renascimento, do contraponto desenvolvido no barroco, nas miríades de formas e gêneros que se desenvolvia em toda Europa a partir de compositores boêmios, flamencos, germânicos, franceses e italianos.
Neste contexto estava Telemann . Considerado para alguns, um compositor "Sensível", uma espécie de intermédio entre o barroco e o classicismo. O compositor alemão Georg Philipp Telemann gozou de grande prestígio em vida, sendo mais reconhecido que J.S.Bach. Telemann foi um compositor que viveu 86 anos, talvez por isto e pela sua grande capacidade inventativa, ele tenha sido o compositor mais prolífico da História da música, tendo composto mais de 6000 obras. Infelizmente não costumamos ouvir muitas obras dele e nem mesmo seu nome.
Telemann deixou um legado de obras fantásticas como “Paixão Segundo São Mateus”, Cantata de Natal, centenas de Concertos, Cantatas, Música de Câmara, oratórios, óperas, sendo que além de ser a mais extensa de toda historia, sua obra também, pode-se dizer, uma das mais significativas do período barroco.
Clique no Link abaixo e confira vários midis, retrato e informações do compositor:
http://www.negrinsvirtus.hpg.ig.com.br/baroque_midi.htm
http://geocities.yahoo.com.br/negrinvirtus/telemann_fugas.zip
Escutem aí e digam o que acharam dos midis!!
Aqui eu postei o q eu sabia a respeito de telemann, quem souber de obras pra indicar pra audição, informações sobre a vida e a obra, vamos trocar, tiver alguma opinião a respeito tb de onde encontrar CDs dele,etc. vamos postar ae pessoal :-)
Abraços
|