Artistas da Renascença

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    Chucky Guitar
    Veterano
    # mai/05


    Ae falem ae alguns artistas dessa época...eu tva afim de conhece melhor ...jah me flram de um tal de Palestrina e tal....keria sabe mais dos grandes kras dessa época....

    SoldierOfFear2
    Veterano
    # mai/05
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    Byrd, Dowland, ma so melhor é Palestrina mesmo.

    gustavo_ractz
    Veterano
    # mai/05
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    Artistas ou compositores:
    compositores: Michael Praetorius,William Byrd,Giovani Gabrieli,Josquin Deprés,tem o palestrina, naum sei mais, heheheh espero ter contribuido,abraços

    Gustavo Ractz

    gustavo_ractz
    Veterano
    # mai/05 · Editado por: gustavo_ractz
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    Palestrina
    Palestrina é considerado o maior representante da música polifônica da Renascença. Foi duas vezes mestre de coro da Capela Júlia, em São Pedro do Vaticano (1551-55 e 1577-94). Após ter sido mestre-de-capela de São João Latrão (1555-58) e Santa Maria Maggiore (1561-67), foi diretor do ensino musical do seminário romano.

    Conta-se que Palestrina teria salvo a música sacra polifônica quando os bispos e prelados, reunidos no Concílio de Tentro, pretenderam expulsá-la das igrejas, nas quais seria permitido apenas o canto gregoriano. Palestrina, então, apresentou-lhes um novo estilo, digno e elevado e sem sutilezas contrapontísticas capazes de atrapalhar o bom entendimento das palavras do texto litúrgico. Este estilo de música contrapontística mais serena passou a ser conhecido como "estilo Palestrina".

    A produção musical de Palestrina é considerável: 104 missas, de quatro a oito vozes, escritas com temas gregorianos ou populares; 375 motetos, 68 ofertórios, 65 hinos, 35 magnificats, cinco lamentações, 56 madrigais espirituais e nove ricercari, para órgão. No gênero da música profana, deixou três coletâneas de madrigais publicadas em 1555, 1581 e 1586.

    gustavo_ractz
    Veterano
    # mai/05
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    GIOVANNI GABRIELI
    Sobrinho e sucessor do compositor e organista da Basilica de São Marcos, Andrea Gabrieli (1510-1586), o italiano Giovanni Gabrieli compôs as Sacrae Symphoniae (1597) e as Canzoni, nas quais permaneceu fiel ao estilo criado por seu tio: o estilo policoral.

    Seria impossível falar de Giovanni sem mencionar a história de seu tio, Andrea Gabrieli. Andrea foi cantor em São Marcos quando jovem e organista em uma pequena catedral quando Giovanni era ainda criança.

    Por volta de 1562, Andrea foi trabalhar em Munique, na corte do Duque da Bavária. Logo retornou para Veneza, onde tornou-se o mais popular compositor de seu tempo. Logo após o seu retorno, foi nomeado organista de São Marcos.Durante o tempo em que foi organista, Andrea foi o tutor do jovem Giovanni

    Por volta de 1575, como o seu tio fizera antes, Giovanni foi para a corte de Bavária e trabalhou sob a orientação do compositor Orlando di Lasso. Andrea já havia conhecido Lasso em Munique e isso ajudou Giovanni a conseguir o emprego na corte.

    Giovanni deixou Munique depois da morte de seu patrono, o duque Albrecht, em 1579, voltando para Veneza. Em 1584, o organista Claudio Merulo demitiu-se de seu posto como organista em São Marcos. Um concurso foi realizado, em janeiro de 1585, para a contratação de um novo organista. Giovanni venceu e passou a trabalhar com o tio, ambos organistas de São Marcos.Infelizmente esta união durou pouco, devido à morte de Andrea, em 1585. Giovanni ocupou o seu posto até sua morte, em 1612.

    Conseguir os dois postos em São Marcos como organista e compor música para as grandes cerimônias não era ainda suficiente; Giovanni também ensinava música. Foi um dos mais famosos professores em seu tempo. Um de seus alunos mais famosos foi Heirich Schutz.

    Depois da morte de Giovanni, sua música foi logo esquecida. Alguns amigos publicaram seus trabalhos após sua morte, mas as novas ideias musicais do Barroco logo tomaram lugar do "velho" estilo da Renascença.

    Giovanni Gabrieli é importante para a história da música pois foi um dos primeiros compositores a usar grupos instrumentais que favorecem os diálogos em eco e qua constituem a base do estilo concertante.

    gustavo_ractz
    Veterano
    # mai/05
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    William Byrd
    Compositor inglês, nasceu em Londres em 1542 ou em 1543 e faleceu a 4 de julho de 1623 em Stondon Massey, Essex. Filho de um músico, teve como professor Thomas Tallis. Tornou-se organista da Lincoln Cathedral em 1563, cantor do coro da Capela Real em 1570, e em 1575 recebeu o título de Organista da Capela Reall.

    Ligada à tradição polifônica do século XVI, sua obra se destaca graças às sua variações para o virginal, canções, motetos e hinos. É o mais representativo dos compositores da Renascença inglesa. É considerado o maior compositor de contraponto de sua época na Inglaterra, chamado de "o Palestrina Inglês". Foi o primeiro compositor inglês a escrever madrigais, forma de composição originária na Itália no século XIII e que alcançou maior desenvolvimento nas mãos dos mestres do século XVI. Organista e exímio executante do virginal, Byrd escreveu para este último, grande número de composições, muitas das quais ainda são tocadas hoje em dia.

    Byrd também exerceu importante atividade no ramo das edições. Em 1607 publicou uma coleção de gradualia para um ano eclesiástico inteiro. Uma moderna edição deste álbum foi publicada em 1899. Em 1611 aparece a primeira edição de "Psalms, Songs and Sonnets, Some Solemn, Others Joyful, Framed to the Life of the Words, Fit for Voyces or Viols, etc." Provavelmente neste mesmo ano é publicada "Parthenia", uma coleção de peças para o virginal, que compreende 21 composições de Byrd, Bull e Gibbons. Três missas - para três, quatro e cinco vozes, respectivamente - pertencem ao melhor período de Byrd como compositor. A missa para cinco vozes foi reeditada pela Musical Antiquarian Society em 1841, e em 1899 o mesmo trabalho foi editada por Breitkopf e Hartel. Dois de seus motetos, "Domine, ne irascaris" e "Civitas sancti tui", com textos ingleses, fazem parte do repertório da maioria das catedrais Anglicanas.

    gustavo_ractz
    Veterano
    # mai/05 · Editado por: gustavo_ractz
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    Josquin des Prés
    Josquin des Prés era chamado de "Príncipe dos Compositores", pelos músicos de sua época, que admiravam sua obra naquilo que esta tinha de comovedor e o modo de como ele ressaltava o sentido das palavras no canto.

    Josquin des Prés nasceu em Condé-sur-l'Escaut, Hainaut, província pertencente aos Países Baixos. Como a maior parte de seus contemporâneos, fez carreira na Itália, onde morou quase initerruptamente de 1459 a 1505. Em 1474 já aparece como mestre de capela particular do duque Galeazzo Maria Sforza, em Milão. Mais tarde, em Roma, entra para o serviço do papa Sisto IV, até o ano de 1499.

    Retornando a Milão, transferiu-se em seguida para Ferrara (1501 a 1505), contratado por Hércules I d'Este.

    Depois de 1505, seu novo lugar de trabalho é a corte do rei Luís XII. Há traços de sua passagem pelos Países Baixos, sabendo-se que faleceu quando era prior da igreja de Notre Dame, em Condé, sua cidade natal.

    Grande compositor, é considerado o mais moderno dentre os de sua época. Sua produção musical compreende mais de 20 missas completas a 4, 5 e 6 vozes; 104 motetos, hinos e salmos, 74 canções.

    Entre suas obras religiosas mais conhecidas estão as missa Hercules dux Ferrarie, o moteto Miserere e, principalmente, as duas últimas missas compostas depois de 1505, De Beata Virgine e Pange Lingua.


    Fonte desses compositores:http://www.oliver.psc.br/

    Juliano de Oliveira
    Veterano
    # mai/05
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    No tópico fixado: Pra ninguém se pegar pra trás
    tem uma relação com muitos compositores da Renscença e um pequeno resumo deles.

    HANS NEUSIDLER
    Veterano
    # mai/05
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    Alguns compositores:

    Guillaume Dufay,
    Guilles Binchois,
    Antoine Busnois,
    Josquin Des Pres,
    Johannes Ockenghem,
    Jakob Obrecht,
    Johannes Tinctoris,
    François Lebertout,
    Philipe Caron,
    Pierre de LaRue,
    Antonie Divitis,
    Antonie Brumel,
    Antonie Févin,
    Mateo Flecha,
    Orlando Gibbons,
    Hans Leo Hassler,
    André Pevernage,
    Giulio Caccini,
    Luis Milan,
    John Bull,
    John Dowland,
    Tieleman Susato,
    Girolamo Frescobaldi,
    Samuel Sheidt,
    Claudio Monteverdi,
    Alexandre Agricola,
    Jean Courtois,
    Claude Goudimel,
    Philippe de Monte,
    Jacobusde Kerle,
    Jacob Arcadelt,
    Luca Marenzio,
    Constanzo Festa,
    Felipe Anerio,
    Cristobal Morales,
    Thomas Simpson,
    Adrian Cerdelot,
    Claudio Merulo,
    Orazio Vecchi,
    Andrea Gabrieli,
    Tommaso Ludovico da Viadana,
    Clement Jannequin,
    Gillaume Costeley,
    Francisco de la Torre,
    Thomas Morley,
    Juan Vasques,
    Jean Peters Sweelinck,
    Martinho Lutero,
    Corneille Verdonck,
    Carlo Gesualdo,
    Luis de Narvaes,
    Antonio de Cabezón,
    Francesco de Milano,
    Pierre Phalése,
    Etienne Duntertre,
    Jacob Peri,
    William Byrd,
    Orlando di Lassus,
    Henrich Finck,
    Manuel Cardoso,
    Luzzasco Luzzaschi,
    Alonso Mudarra,
    Adrian le Roy,
    Tobias Hume,
    Michael Praetorius,
    Jacob Paix,
    Claude Gervaise,
    Tomás Luis de Victoria
    e Hans Neusidler!

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