Ritmo

    Autor Mensagem
    rcardo_lemos
    Veterano
    # dez/04


    E ae pessoal
    Tenho uma duvida, simples, mas que eu nao sei resolver hehe, estudo ha poco tempo
    RITMOS: tipo, ritmo 2/4, 4/4, 12/8, etc...
    me explicaram mais eu nao entendi completamente e acabei esquecendo tudo... e tbm ouvi falar q ritmos como 6/4 são iguais a 3/2, sei lah
    vcs poderiam me fazer uma explicaçao boa?? sem pedir demais hehe
    Valeu!!
    qqr coisa meu email eh rcardo_lemos@hotmail.com se vcs tiverem uma apostila pronta

    anonimo_83
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    rcardo_lemos

    Cara ja expliquei isso no site de guitarra umas 3 vezes! mas pega meu msn q eu te explico ao vivo isso! blz!?

    Abraços!

    rcardo_lemos
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    hehehe fica sussa
    eh q eu procurei em td qto eh canto do forum e nao achei! eu procuro pela busca, valeu!
    Bota ae o link do post pra nois!

    anonimo_83
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Vixe cara! Tem varios!
    nao lembro agora! sei qw ta na parte de guitarra!

    Juliano de Oliveira
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    O certo é dizer que a fórmula de compasso é 2/4, 4/4, etc, e ñ o ritmo.
    Na verdade, existem apenas dois tipos de compassos:os binários e os ternários, todos os outros são relativos desses, ou combinações.
    Geralmente os compassos 2/4, 3/4, 4/4...são considerados compassos simples;6/8, 12/8,9/8...são chamados compassos compostos e são relativos dos simples, isso significa q ambos(compasso simples e seu relativo)apresentam as mesmas marcações rítmicas.
    Para se descobrir qual é o compasso relativo do compasso simples, basta q se multiplique a fórmula de compasso por 3/2.exemplo:
    2/4(compasso simples)x 3/2 =6/8(compasso composto e relativo de 2/4)
    3/4(compasso simples)x 3/2 =9/8(compasso composto e relativo de 3/4)
    ...e assim por diante...
    A diferença entre um compasso simples e um composto, na leitura de uma partitura, é q o valor das figuras se alteram, de acordo com o denominador da fração.Mas a pulsação, ou a marcação dos tempos é a mesma para ambos.ex:
    2/4-solfeja-se 1,2...1,2...1,2...6/8-solfeja-se 1,2 tmb, mas em cada tempo existem 3 outros tempos.Então seria 1,2,3(dentro de um tempo) e 4,5,6(dentro de outro tempo).
    Os demais compassos:5/4, 7/8, 6/4, são apenas combinações de dois ou mais compassos simples.Eles são chamados de compassos mistos.Exemplo:
    2/4 + 3/4 = 5/4
    3/4 + 4/4 = 7/4
    Espero ter resolvido algumas dúvidas, acho que acabei te confundindo mais.Qualquer coisa é só perguntar.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original