Qual a diferença da música erudita e clássica

    Autor Mensagem
    Stratomaster
    Veterano
    # nov/04


    Opa , gostaria de saber qual é a diferença desses dois estilos de música , estou pensando em fazer um curso e não sei qual escolher.
    Obrigado
    Abraços
    Allan

    Leandro Gardini
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Não existe diferença entre as duas , são o mesmo estilo de música...o que aconteçe é que a música erudita é popularmente conhecida e chamada de música clássica...
    ...isso na verdade é errado porque para nós músicos , música classica se refere ao periodo clássico da história da música erudita...
    ...será q fui claro???

    visite www.pacificocean.com.br

    anonimo_83
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Leandro Gardini
    Sim vc foi certo! mas vou acrescentar algumas coisinhas....

    As duas denominações se referem (popularmente) a mesma coisa! So q na verdade, a realidade a finco sobre as duas palavras nao é bem essa!

    Primeiro! o termo, "Musica classica" se refere a musica composta durante o periodo clássico (clascissismo) ou pelo menos era assim q funcionava, mas o termo tomou dimensões extras, ou seja, pelo fato da perfeição das formas e estruturas musicais do periodo classico o estilo de musica q conhecemos por musica classica e/ou erudita passou a ter essa denominação!´(Vale lembrar q o termo musica classica é usado no mundo inteiro enquanto musica erudita apenas aqui no brasil se nao me engano)

    o Termo (palavra) erudito vem do termo erudição q define vasto conhecimento, um erudito é quem tem um vasto conhecimento, nao so na musica, mas um vasto conhecimento em várias ciencias, sendo assim o termo tende a definir esse tipo de musica para uma mínima parte do povo, quando na verdade a Musica Clássica/erudita deveria ser mais conhecida pela sua universalidade, pela forma q todos podem se expressar e transmitir suas mensagem para todo o mundo, independente de raça, idioma ou religiao!
    A musica Clássica ou Erudita ficou muito tempo sendo apresentada na radio cultura como musica de concerto (o q tb é errado devido ao fato de este tipo de musica nao ser usado apenas para concertos!)!!!

    Entao é isso! no fim tudo ta errado e tudo ta certo!
    Eu nao teria como criar uma denominação q ficasse! mas pelo uso no mundo todo do Termo Musica Classica ou Classical Music (in english) acho q seria o termo mais comum, embora o termo indique exatamente o q o Lendro Falou!

    MAs procurem no dicionário o termo "Classico" Vcs verão q mesmo sendo a principio errado, é o q mais completa o significado dessa tao maravilhosa arte!!!!

    Abraços!!!!

    Jonathan Engelbert
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Balbino Junior

    EXATAMENTE

    Classica é a musica composta no periodo clássico.

    E erudita é a musica dita pelos academicos "inteligente". Algo como música bem feita e q naum muda. Poucas alterações são permitidas, diferente do popular, e tudo é bem rigido no q diz respeito à execução (tempo, dinamica, colorido)

    jonatan f
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    nuss O.O que ele acrescento umonte de palavras ^^ hehehe issu ai goste ^^

    Patrickb
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Não sou nenhum genio ou grande estudioso de música, apenas um jovem de 14 anos que ama a "música erudita". Mas sinto-me confortavel em dizer, dispensemo-nos as denominações. Música é interpretação individual, e aquilo que chamamos música erudita, é o que deveriamos denominar popular, pela capacidade que tem em nos comover, e atingir profunda e peculiarmente. É certo que esse estilo de música exige tecnica e destreza, mas não se trata apenas de "mátemática". Como diria Debussy (não com tanta simplicidade) a música é sentimento. Talvez uma opnião muito pessoal, mas a música denominada erudita é de um encanto tão único, que ela por si só basta. Então é isso sentimento e sentimento, sempre aliado à tecnica.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual a diferença da música erudita e clássica