Suplementares , complementares

    Autor Mensagem
    xlakiaz
    Veterano
    # jul/04


    daew pessoal , bom , qual a diferença entre esses dois tipos de linhas (suplementares e complementares) na partitura ?
    outra duvida como eu faco para transpor uma partitura com clave de fa para uma de sol e vice-versa, ja que uma é p/ grave e outra pra agudo ... valewzzz...

    Freiheit
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    bixo eu tenho pra mim que a merma merda... O que suplementa, complementa... Se tiver diferença acho q eh uma pra abaixo das linhas que do pentragrama (eh pentagrama mermo o nome daquilo?) e outra acima...
    mas acho q são a merma coisa...

    Qto a transpor da clave de fá pra sol, nao sei muito nao... Mas creio que assim como na clave de sol, a segunda linha eh um Sol, acho que na de Fá, a segunda linha seja um Fá, e dai c pode ir tirando as outras notas...

    PatyAngel
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Eh acho q eh issu mesmu...
    suplementar acima do pentagrama e complementar abaixo... e pra transpor.. dee clave de sol pra ded fa. eh soh saber q na clave de fa a 4 linha eh o fa.. e na de sol a 2 linhha eh o sol... ai da pra ter a noçao ded como transpor.
    espero ter ajudado...

    Freiheit
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    ajudou até a mim.
    vlw.
    eu pensava que na clave de fá, o fá ficasse na segunda linha.

    Violão 4 ever
    Veterano
    # jul/04 · Editado por: Violão 4 ever
    · votar


    Queridos amigos:

    Linhas suplementares, são 4 linhas colocadas acima e abaixo do pentagrama, para aumentar o campo de trabalho das notas em uma música.

    Quanto as claves, a de Sol pode se posicionar tanto na 2ª como na 3ª linha e a de Fá na 4ª, 3ª ou 2ª linhas.

    Deve-se observar a posição da clave para saber onde está a nota correspondente.

    No mais, tem um site ótimo de teroia, com lições e exercicios ótimos pra quem quer ler partitura:

    http://www.clannad.hpg.ig.com.br/TeoriaMusical/teoria.htm

    Espero ter ajudado, e que Deus abençõe o Dom de vocês!!!

    Alan

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original