Regulagem de Violino Novo em Luthier

    Autor Mensagem
    garryinho
    Membro Novato
    # mar/22


    Olá! Acabou de chegar meu violino novo (para iniciantes) e quero levá-lo a um luthier para fazer regulagens.
    Esse é meu primeiro instrumento e não tenho noção em relação a preços e afins, ouvi bastante que o preços variam com diversos fatores como onde estou, o profissional que está trabalhando e etc. Contudo, queria ter alguma ideia pela experiência do pessoal aqui do fórum, quanto normalmente você paga para uma regulagem de um instrumento novo (veio com as cordas soltas e o cavalete solto)?
    Fico preocupado de vir preços como 200-300 reais (moro no interior de São Paulo) para um instrumento de 500 (meu caso), estou exagerando?
    Obrigado pela atenção!

    Luiz Almeida
    Veterano
    # mar/22
    · votar


    garryinho

    moro no interior de São Paulo
    Onde?

    Acho que violino não tem muito a ser regulado, não entendo, acho que seria o cavalete, as micros e as cordas.

    Com quem ou a onde você vai estudar?

    makumbator
    Moderador
    # mar/22 · Editado por: makumbator
    · votar


    Luiz Almeida
    Acho que violino não tem muito a ser regulado, não entendo, acho que seria o cavalete, as micros e as cordas.


    Tem bastante regulagem fina a ser feita. O que eu me lembro de cabeça:

    1. Precisa posicionar corretamente a alma em relação ao cavalete (e como o instrumento responde sonoramente a cada posição). Essa é a mais complexa.

    2. Muitas vezes é preciso corrigir a curvatura do cavalete em relação à escala e a profundidade dos sulcos no topo do cavalete, além da altura (ação das cordas).

    3. regular a pestana (nut)

    4. Checar se o estandarte está ok

    5. verificar se tem vibrações estranhas, rachaduras, e demais problemas de ressonâncias estranhas no corpo.

    6. Caso existam partes descolando (mais comum em instrumentos antigos descuidados ou submetidos ao sol) é preciso consertar.

    Luiz Almeida
    Veterano
    # mar/22
    · votar


    makumbator

    Valeu!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Regulagem de Violino Novo em Luthier