Violino não afina

    Autor Mensagem
    Smbn
    Membro Novato
    # mar/20


    Olá, sou novato no violino, o violino que comprei já veio tudo montado exceto que o cavalete não veio cortado, então procurei na internet como medir e cortar, medi com uma régua e fiz os cortes, porém não consigo afinar, utilizei mais de 4 aplicativos diferentes, consegui umas 3x afinar uma corda e quando prosseguia pra próxima desafinava todas de novo, será que o problema é eu não saber afinar, o cavalete, ou os aplicativos de afinar pelo celular?

    fernando tecladista
    Veterano
    # mar/20 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    Olá, sou novato no violino
    o problema já começa aqui

    como assim... o que seria um cavalete "não cortado"

    sabe o ponto certo de colocar o cavalete?

    não consigo afinar
    sabe afinar?

    sabe que o violino é bem sensível pra afinar comparando com um violão por exemplo?


    corda nova tende a voltar até ela acostumar.



    utilizei mais de 4 aplicativos diferentes
    o problema não é aplicativo

    quando você chega no ponto certo da nota, esta dando uma leve pressão na cravelha pra deixar ela firme no local
    reparou que não tem engrenagem, rosca, nada?

    esta falando em corda solta não ficar afinada?
    porque até você não estudar muito esse trem vai soar desafinado sempre ...
    devido ao braço liso (sem traste)

    está fazendo aula? leve o violino para seu professor afinar e te dar dicas, antes que você quebre o violino fazendo coisa errada

    não está fazendo aula e quer ser auto didata.... esquece essa ideia, pra violino não adianta




    makumbator
    Moderador
    # mar/20
    · votar


    fernando tecladista
    como assim... o que seria um cavalete "não cortado"

    É um cavalete novo, sem os sulcos necessários para as cordas. Um iniciante não vai saber fazer as ranhuras da maneira certa (é fácil passar do ponto e ir fundo demais ou marcar no local errado, deixando as cordas fora da distância entre si).

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/20
    · votar


    Smbn

    Contra Baixo, Violoncelo, Viola e Violino... essa família aí é bem complicadinha e chata.

    Não costuma gostar muito de iniciantes sem aprendizado formal e o acompanhamento de um professor.

    Boa sorte.

    Smbn
    Membro Novato
    # mar/20
    · votar


    Vocês tem alguma dica para saber se pode ser algum problema do cavalete pelo corte que eu devo ter realizado errado? ou pode ser a cravelha? ou alguma outra coisa? tem alguma dica de como posso distinguir o que está causando isso e como corrigir? Obrigado.

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/20
    · votar


    Smbn

    O corte do cavalete só vendo o instrumento (mesmo assim um violinista)

    Primeira coisa é verificar se as cravelhas estão travando. Cravelhas de violino não têm engrenagem (não são tarraxas), então você chega na afinação e empurra ela prá dentro e vai travando e fazendo o ajuste fino da afinação. Uma vez afinada e travada não desafina. (Uma vez que as cordas já estejam laceadas)

    Feito em uma corda passe para a próxima. A primeira não pode desafinar, porque uma cravelha não têm nada a ver com a outra. Se a afinação de uma desafina a outra, pode ter a ver com o posicionamento do cavalete, ele esta se movendo ou inclinando, ele deveria ficar imóvel fixo no lugar. Se ele esta imóvel e desafina, têm coisa errada aí que não sei o que é.

    Além disso não sei... esperar aparecer um violinista (ou instrumentista da mesma família), ou levar a um violinista experiente.

    makumbator
    Moderador
    # mar/20 · Editado por: makumbator
    · votar


    Lelo Mig
    A primeira não pode desafinar, porque uma cravelha não têm nada a ver com a outra. Se a afinação de uma desafina a outra, pode ter a ver com o posicionamento do cavalete

    Então, mas na verdade desafina um pouco sim ao se mexer em outra corda. Tem que ir afinando e reafinando aos poucos. Um costume de violinistas e violistas é inclusive "afundar" as cordas com os dedos (entre a cravelha e o nut) sem rodar a cravelha pra fazer a afinação da corda cair levemente sem precisar mover a cravelha (pois se mover pode mudar outra corda).

    No fundo é um sistema bem obsoleto! Hahah! No contrabaixo já se usa há mais de um século cravelhas mecânicas (e recentemente até hidráulicas, como no contrabaixo elétrico).

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/20
    · votar


    makumbator

    "Então, mas na verdade desafina um pouco sim ao se mexer em outra corda."

    Mas, na verdade é pouco, né? Aquele ajuste fino... é foda esse tipo de coisa se ele é iniciante, é meio complicado a somatória de prática, ouvido, sensibilidade.

    Eu tinha um violino, não tocava porra nenhuma, mas afinava de boa...

    makumbator
    Moderador
    # mar/20 · Editado por: makumbator
    · votar


    Lelo Mig
    Mas, na verdade é pouco, né? Aquele ajuste fino...

    Sim, mas se a pessoa tiver que mexer muito na afinação de uma corda (vamos supor que essa em particular esteja um tanto fora) aí as outras também são afetadas na reafinação. Esse é um dos motivos de geralmente se ver microafinadores em todas as cordas de violinos de iniciantes (pra eles afinaram sem tanto problema). Profissionais e músicos mais experientes em geral usam o microafinador apenas na mi e quando muito também na lá.

    Não chega a ser igual afinar guitarra com ponte flutuante, mas tem um pouquinho do efeito de uma corda "perturbar" as demais se mudar muito a afinação.

    é foda esse tipo de coisa se ele é iniciante, é meio complicado a somatória de prática, ouvido, sensibilidade.

    Sim, um músico experiente afina rápido. Como ele é iniciante tudo é mais difícil (e obviamente a qualidade das cordas, cavalete, e tudo mais também influenciam bastante na estabilidade da afinação).

    Smbn
    Membro Novato
    # abr/20
    · votar


    Então tem alguma dica que você possam me dar pra que pelo menos eu consiga afinar o violino? será que tem alguma informação sobre tamanho de corte do cavalete? não tenho condição de levar em um luthier, sei que tem que ser uma pessoa experiente, mas gostaria muito de tentar sozinho, se alguém puder cooperar comigo de alguma forma, agradeço muito.

    makumbator
    Moderador
    # abr/20 · Editado por: makumbator
    · votar


    Smbn
    será que tem alguma informação sobre tamanho de corte do cavalete?

    Não há receita pronta, pois depende da curvatura da escala na parte das cordas e curvatura do tampo na parte que ele encosta na madeira (ás vezes é preciso lixar os pés para eles se fixarem corretamente). Tem também a influência da altura do nut (capo), a espessura de cada corda (o que varia entre os modelos), a preferência pessoal (tem gente que gosta de corda mais alta ou mais baixa), etc.... É preciso também posicionar o cavalete corretamente em relação à alma (que é aquele poste de madeira dentro da câmara do instrumento).

    São muitos fatores. Eu recomendo que você procure ao menos um professor de violino e peça para ele olhar seu instrumento, isso já vai ajudar a identificar o que está errado. Não tem nenhum na sua cidade?

    Lelo Mig
    Membro
    # abr/20 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Smbn

    "Eu recomendo que você procure ao menos um professor de violino e peça para ele olhar seu instrumento, isso já vai ajudar a identificar o que está errado. Não tem nenhum na sua cidade?"

    Se não tiver nenhum professor na cidade, uma tentativa é ir em alguma igreja. A Congregação Cristã, não sei se mudou, mas antigamente só podia tocar/cantar os hinários e com instrumentos tradicionais (não têm essa coisa de banda gospel) e existiam muitos bons violinistas. E nas católicas, você pode ser informar com o padre sobre os músicos que fazem casamentos. É comum quarteto de cordas, por exemplo, e geralmente são músicos de muito bom nível.

    Mas, só um violinista real, no mundo real, poderá olhar seu instrumento e te orientar.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Violino não afina