Direitos Autorais em Cifras

    Autor Mensagem
    Pr.Tim-Rock
    Membro Novato
    # abr/19


    Tenho uma dúvida:
    Eu tenho um App de música (Escola de Música Virtual), ensinando a tocar. Estou querendo disponibilizar uma biblioteca de cifras que tenho no PC (todas com o nome do autor identificadas).
    Eu teria que pagar aos autores para publicá-las? Terei algum problema com Direitos Autorais?

    makumbator
    Moderador
    # abr/19
    · votar


    Pr.Tim-Rock

    Se você disponibilizar a letra junto com a cifra aí teria problema (pois a letra da música é protegida), mas se for apenas cifras (sem estarem aparecendo junto à letra de música), título e autor acho que não há problema.

    O ireal pro (app de IOS e mac) funciona justamente dessa maneira, e os desenvolvedores atestam que só não precisam entrar em acordo com os detentores de direitos autorais das músicas justamente por exibirem apenas as cifras (que geram um acompanhamento automático do aplicativo, mas sem relação com o arranjo original de cada música), nome de autor e título. Mas obviamente eles estão sob a égide da legislação americana, que difere da brasileira. Mas acredito que nesse ponto a legislação brasileira deve ser semelhante.

    Lelo Mig
    Membro
    # abr/19
    · votar


    Pr.Tim-Rock

    Você esta confundindo as coisas ou se expressando mal.

    Cifras não possuem proprietários. Cifras são uma das formas de registrar os acordes. E os acordes, como toda e qualquer notação musical é de domínio publico.

    O que tem proprietário é a canção, a obra musical.

    Você possui uma biblioteca de canções cifradas? É isso?

    Creio que não há problema em divulgar desde que você não obtenha ganhos com isso.

    Mas acho muito improvável que estas canções já não estejam na rede, com suas respectivas cifras, boa parte aqui mesmo no Cifra Club.

    Então não sei qual seria a vantagem em fazer isso... de qualquer forma é isso aí.

    makumbator
    Moderador
    # abr/19 · Editado por: makumbator
    · votar


    Lelo Mig
    Cifras não possuem proprietários.

    As cifras realmente não tem, mas o lance é que na maioria das vezes colocam a cifragem junto da letra da música, e aí sim temos uma infração de direitos autorais (por causa da letra, e não das cifras) quando é feito sem autorização.


    Se a cifras aparecem junto à transcrição da melodia de uma música protegida também há problema, não pelas cifras (obviamente), mas pela presença da melodia transcrita.

    Lelo Mig
    Membro
    # abr/19 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    makumbator

    Sim...foi o que quis dizer.

    Quando respondi, sua resposta ainda não tinha sido publicada. E eu não tinha entendido o que o autor do tópico queria dizer.

    Pr.Tim-Rock
    Membro Novato
    # abr/19
    · votar


    Você possui uma biblioteca de canções cifradas? É isso?

    Sim. Por dentro do meu app o usuário terá acesso a 7 mil cifras.

    Creio que não há problema em divulgar desde que você não obtenha ganhos com isso.

    Sim, o app terá versão paga, 9,90.

    Preciso ter certeza destas informações para lançar.

    makumbator
    Moderador
    # abr/19
    · votar


    Pr.Tim-Rock

    Vai ter a letra da música junto das cifras? Sim ou não?

    Filippo14
    Veterano
    # abr/19
    · votar


    Cara, a melhor forma de você se certificar disso é falar com algum advogado especializado em direito autoral. Se você Precisa de certeza nisso, acho arriscado usar a opinião de pessoas em um fórum da internet, por melhor que essas pessoas sejam.

    Abs,

    Lelo Mig
    Membro
    # abr/19
    · votar


    Pr.Tim-Rock

    "Sim, o app terá versão paga, 9,90."

    Então terá de legalizar a questão dos direitos.

    Uma pergunta: Se estas canções estão disponíveis em sites de cifras, como o próprio Cifra Club e outros, gratuítamente, porquê acredita que alguém irá pagar um app?

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # abr/19
    · votar


    Lelo Mig

    Uma pergunta: Se estas canções estão disponíveis em sites de cifras, como o próprio Cifra Club e outros, gratuítamente, porquê acredita que alguém irá pagar um app?


    Pensei a mesma coisa... Antigamente a gente comprava aquelas revistinhas de cifras, mas depois do cifra club, ninguém mais comprou. O cifra club tem inclusive app para celular.

    Pr.Tim-Rock
    Membro Novato
    # abr/19
    · votar


    Vai ter a letra da música junto das cifras? Sim ou não?

    Sim

    Pr.Tim-Rock
    Membro Novato
    # abr/19
    · votar


    Cara, a melhor forma de você se certificar disso é falar com algum advogado especializado em direito autoral. Se você Precisa de certeza nisso, acho arriscado usar a opinião de pessoas em um fórum da internet, por melhor que essas pessoas sejam.

    Valeu! Vou seguir a dica!

    Pr.Tim-Rock
    Membro Novato
    # abr/19
    · votar


    Uma pergunta: Se estas canções estão disponíveis em sites de cifras, como o próprio Cifra Club e outros, gratuítamente, porquê acredita que alguém irá pagar um app?
    Lelo Mig

    É que meu app tem aula de praticamente TODOS instrumentos musicais, e as pessoas têm me cobrado cifras junto as aulas para acompanhar o aprendizado.

    Já tenho 36 mil downloads (veja na loja de aplicativos!!), e quero tornar meu app cada vez mais versátil, entende?

    Desde já, obrigado!

    Pr.Tim-Rock
    Membro Novato
    # abr/19 · Editado por: Pr.Tim-Rock
    · votar


    Confiram o link:

    https://play.google.com/store/apps/details?id=com.ionicframework.escol ademusica

    E com nota 4,85 de avaliação popular.

    makumbator
    Moderador
    # abr/19 · Editado por: makumbator
    · votar


    Pr.Tim-Rock
    Vai ter a letra da música junto das cifras? Sim ou não?

    Sim


    Bem, então aí você estará infringindo a legislação de direitos autoriais, uma vez que é preciso a anuência dos detentores dos direitos para exibir a letra da música.

    Há uns anos o cifra clube foi obrigado a bloquear todas as letras cifradas (por causa das letras, obviamente) de autoria (ou co-autoria) do Roberto Carlos, pois os representantes dele entraram na justiça pedindo o bloqueio. Acho que o site e os detentores dos direitos entraram em acordo, pois hoje há no site letras cifradas de músicas compostas apenas por ele e também co-autorias em que ele participa.

    fernando tecladista
    Veterano
    # abr/19
    · votar


    disponibilizar uma biblioteca de cifras

    tá falando de dicionario de acordes? ou de letra de música cifrada?

    roberto carlos estava enchendo com direito autoral por ter letras cifradas na internet

    brenovsky
    Membro Novato
    # mai/19
    · votar


    Confiram o link:

    https://play.google.com/store/apps/details?id=com.ionicframework.escol ademusica

    E com nota 4,85 de avaliação popular.


    Vou baixar seu app.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Direitos Autorais em Cifras