Uma Homenagem a Petrópolis

    Autor Mensagem
    FlaSt
    Veterano
    # nov/15 · Editado por: FlaSt




    Olá, eu gostaria muito que vocês dessem uma ouvida na minha mais nova composição pra orquestra sinfônica.

    Essa música envolve um tema muito abstrato, mas que significa muito pra mim, que é a energia existente numa noite na cidade onde eu praticamente vivi a minha vida inteira até 2013. Petrópolis, localizada na região serrana do Rio de Janeiro, que não tem nada a ver com o visual praiano e "calorento" que todos conhecem.

    A música tenta retratar um pouco da energia que é vivida numa noite de boemia com amigos que procuram socializar e viver da forma mais enérgica possível, com uma mistura de mistério, drama, caos, felicidade, tristeza, amor... Enfim, uma tentativa de resumir as possibilidades de uma noite bem vivida com direito a tudo e mais um pouco.

    Acho que nota-se facilmente a influência de alguns compositores como Joly Braga Santos, pela densidade musical. A obra ainda está em fase de construção, e acredito que ainda vem muita história pela frente pra contar.. Este é apenas o 1º movimento, ainda estou trabalhando no 2º.

    Envio abaixo algumas imagens que ilustram um pouco a cidade.

    Foto 1
    Foto 2
    Foto 3
    Foto 4

    makumbator
    Moderador
    # nov/15
    · votar


    FlaSt

    Conheço Petrópolis (tanto de ir passear e visitar amigos quanto para ir tocar na cidade), até por ficar relativamente perto de Juiz de Fora.

    Gostei bastante da peça (principalmente das cordas no primeiro terço de movimento e das madeiras perto do meio). Fico aguardando os demais movimentos.

    Lembrei de uma peça também feita tendo Petrópolis como pano de fundo, "Petrópolis da minha infância" para orquestra de cordas, do Guerra-Peixe (não sei se você já a ouviu). Lembrei por a ter tocado em Petrópolis há muitos anos.

    http://www.guerrapeixe.com/busca/gp_mostra_ficha_obra.php?&num_obra=15 4

    Parabéns pelo trabalho!

    pianoid
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    música tenta retratar um pouco da energia que é vivida numa noite de boemia com amigos que procuram socializar e viver da forma mais enérgica possível

    não ouvi pagode ou rave, então é fail

    FlaSt
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Po, cara, obrigado! Desconhecia completamente essa obra, e fiquei muito feliz por saber da existência dela! Sabe onde eu consigo ouvi-la na integra?

    FlaSt
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    pianoid
    Não ouviu pagode nem rave mas isso é pouco perto do que a galera fazia hahahahahaha :P

    Brincadeira, irmão, da proxima eu coloco um sorriso maroto pra vc ficar feliz :)

    makumbator
    Moderador
    # nov/15 · Editado por: makumbator
    · votar


    FlaSt

    Na íntegra nunca vi. Tem trechos no youtube (esse começo que aparece no vídeo é muito legal, é o movimento da "Baronesa", o trem que havia na cidade):


    https://www.youtube.com/watch?v=0ifbkUhsTLQ

    São todos movimentos mais ou menos curtos e descritivos de algo da cidade na época da infância do autor. Acho que eu tenho a partitura dela. Se quiser me manda uma mensagem privada com seu e-mail que te passo. (mas preciso confirmar antes se tenho mesmo ela escaneada, mas é quase certeza ter).

    FlaSt
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    makumbator
    Pois é, esse eu consegui ouvir agora a pouco, com uma pesquisada rapida. Vou te mandar uma mensagem agora

    makumbator
    Moderador
    # nov/15
    · votar


    FlaSt

    O servidor novo do site está uma merda. Só me dá bad gateway nos recados. Se quiser passa o e-mail por aqui mesmo, eu vejo o endereço e anoto e te aviso pra editar a mensagem e evitar spam.

    FlaSt
    Veterano
    # nov/15 · Editado por: FlaSt
    · votar


    !!!

    makumbator
    Moderador
    # nov/15
    · votar


    FlaSt

    Já anotei. Pode editar.

    FlaSt
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    obrigadão

    makumbator
    Moderador
    # nov/15
    · votar


    FlaSt

    Mandei. Confere aí

    makumbator
    Moderador
    # nov/15
    · votar


    FlaSt

    O e-mail voltou!

    Adler3x3
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    FlaSt

    Olha eu sou sincero em dizer que não gostei.
    Acho que não tem nada a haver com uma noite em Petrópolis.

    Respeito a tentativa de criar algo diferente, e ficou diferente.
    Tem algumas partes que soa bem, mas pelo título da peça acho que não se enquadra, tem certas boas progressões mas não combina principalmente a percussão, que até soa bem, mas não reflete ao meu ver a proposta musical.

    FlaSt
    Veterano
    # nov/15 · Editado por: FlaSt
    · votar


    Adler3x3
    Vamos ter calma, o dia em que a percepção de uma cidade para cada um que mora ou já morou la for a mesma, aí tem alguma coisa errada.

    Vamos lembrar que a música, como qualquer forma de arte, é uma expressão, maioritariamente, pessoal de algo. Pra você Petrópolis não se enquadra nessa música, o que é completamente normal, porque com certeza você não está nos meus circulos de amizade, não sabe muito bem como as coisas acontecem para mim, na minha noite petropolitana, certo? :P

    Então, acho legal vc respeitar algo diferente, fico triste em saber q vc não tenha gostado. Mas acontece, da proxima vez espero que ouça algo e goste.

    makumbator
    Moderador
    # nov/15
    · votar


    FlaSt

    O e-mail estava certo? Voltou a mensagem que te mandei com a partitura.

    FlaSt
    Veterano
    # nov/15 · Editado por: FlaSt
    · votar


    !!

    makumbator
    Moderador
    # nov/15
    · votar


    FlaSt

    É o mesmo que mandei. Pode ser o tamanho do arquivo (40 megas). Vou subir em um site de hospedagens de arquivos e te mandar o link. Pode editar seu e-mail da mensagem anterior.

    FlaSt
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    makumbator
    Valeu, cara!

    makumbator
    Moderador
    # nov/15
    · votar


    FlaSt

    Mandei o link. Confere lá.

    Adler3x3
    Veterano
    # nov/15 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    FlaSt

    Bem eu só queria destacar que o mais importante é produzir e fazer algo, enfim deixar a criatividade fluir.
    E cada um tem a sua expressão de acordo com os seus momentos, e a inspiração vem e vai, e cada um tem a sua percepção.

    A minha opinião, é a minha opinião, não quer dizer que eu esteja certo, afinal música é um gosto pessoal, e nunca vamos conseguir agradar a todos.
    Mas de repente se a música tivesse um outro título a minha resposta poderia ser outra, pois avaliei mais a música no sentido da noite: boêmia, romances, reunião com amigos para um chop e por aí vai.
    E é importante que esta parte do fórum de música erudita tenha tópicos como este, de criação de músicas.
    Acho que você tentou colocar um certo simbolismo.
    Hoje em dia eu dou mais valor para a música feita de forma independente do que a música comercial tradicional.
    Prefiro ouvir uma peça sua do que ouvir música comercial, além do que dá para visualizar a partitura, e assim acabamos sendo mais criteriosos e podemos ser mais exigentes, além da conta e injustos também na nossa avaliação.

    Assim continue, vamos aguardar as outras partes.

    FlaSt
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Ok, agora ignorando esse negocio de titulo, que ja nos entendemos que a minha noite é diferente da sua noite, sera que poderia ser mais especifico nessas partes:

    Tem algumas partes que soa bem
    tem certas boas progressões mas não combina principalmente a percussão

    Abraço!

    Adler3x3
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    FlaSt

    Bom.
    Eu vou escutar tudo de novo, e ouvir com outros ouvidos.
    Mas agora estou no horário comercial, e hoje a noite vou sair.
    Durante a semana volto a comentar com outro espírito crítico.

    FlaSt
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Fico a espera

    entamoeba
    Membro Novato
    # nov/15
    · votar


    Achei ela mais tensa/dramática do que boêmia. Mas é um belíssimo trabalho! Parabéns!

    pianoid
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Adler3x3
    Acho que não tem nada a haver com uma noite em Petrópolis.

    também achei isso, e já visitei a cidade algumas vezes

    mas fazer o que? música é arte abstrata, querer dar a ela a cara de uma cidade ou país não parece certo. Mas o compositor não está só: também não vejo nada de Finlândia no célebre poema sinfônico de Sibelius... kkkk

    Pleyel
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    FlaSt
    Muito bom cara. Parabéns pela iniciativa.
    Críticas sempre haverão, mas não deixe que isso atrapalhe.
    No aguardo do restante da obra.

    abs.

    FlaSt
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Acho que causei uma pequena discórdia ao dizer "noite boêmia" e parar por ai. Vou tentar me redimir contanto o resto da minha inspiração de uma forma mais certa do que aconteceu.

    Esta música é inspirada sim em Petrópolis, é inspirada sim nas noites que tive lá, mas de uma maneira diferente. Ela possui essa carga dramática que a diferencia, contrastando com o que eu disse sobre "noite boêmia".

    A inspiração não vem literalmente da noite em si: a cerveja, a risada, o bar com amigos, e tal.. A carga dramática vem do fato de eu ter me afastado da cidade permanentemente para morar fora do país, tendo que abandonar isso tudo que vivia. Em agosto desse ano fui em Petrópolis de férias, voltando a viver por algumas poucas e boas semanas o que era meu cotidiano. Eu comecei a escrever essa música depois de ter voltado de viagem, com umas saudades imensas e um certo "rancor" por me afastar de novo do lugar que eu sempre gostei. A gente saiu a noite no dia da minha despedida e esse foi um dia memorável, que foi sim uma noite boêmia, mas esse é o ponto que me expressei mal: a noite ficou guardada na minha memória, mas não por ser apenas uma noite boêmia, e sim porque gerou uma certa tristeza de saber que foi a "última". Resumidamente, o que eu tentei expressar foi o meu estado mental nessa volta de viagem, e não a noite no geral.

    Eu devia ter escrito isso na pequena explicação que dei sobre a obra, e evitaria o mal entendido das pessoas que conhecem a cidade e tal.. mas enfim, epero que tenha esclarecido um pouquinho melhor!

    FlaSt
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    entamoeba
    Pleyel
    Muito obrigado! :)

    FELIZ NATAL
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Konrad liked

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Uma Homenagem a Petrópolis