Prelúdio 6 de Chopin orquestrado

    Autor Mensagem
    Jabijirous
    Veterano
    # out/13 · Editado por: Jabijirous


    Aí galera, acabei de colocar um pouco de como foi meu processo da orquestração do Prelúdio 6 de Chopin.
    http://michaelmachado.com.br/orquestracao-do-preludio-6-de-chopin/
    A gente poderia colocar mais peças orquestradas e discuti-las, o que acham?

    Filippo14
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Jabijirous
    Cara, eu achei bonito, mas nunca ouvi a original. Cheguei a estudar algumas ideias como pedal point e contraponto, mas nada muito a fundo. Para isso eu usei umas peças orquestradas, mas nada muito rico, portanto o meu conhecimento é 0,01% de todo esse mundo, contudo achei que ficou bonito, não vi nada que soasse estranho.

    Uma dica seria a de criar publicações que expliquem uma determinada ideia e aí você usa o exemplo que você determinou para mostrar o que você quis passar. Dessa forma leigos nesse assunto como eu e tantos outros no fórum poderiam entender mais disso tudo e até conseguir analisar melhor o que você fez.

    Abração

    Jabijirous
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Filippo14

    Valeu, vou fazer isso na próxima que será de harmonia.

    Filippo14
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Jabijirous
    Boa!!!

    Ken Himura
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Boa orquestração, Michael!

    É legal montar esses posts mais didáticos pro pessoal ir vendo que não é só espalhar as notas e pronto! hahahaa

    Isso acontece direto, vejo muito em fóruns gringos.

    Adler3x3
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Jabijirous

    O teu blog esta se desenvolvendo bem.
    Parabéns.

    Jabijirous
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Ken Himura

    É isso aí. Falta tempo pra colocar mais coisas. Analisar, compor e sequenciar precisa de tempo. Eu agora estou precisando de memória. Eu ia colocar uma no estilo John Williams, mas na hora de colocar as madeiras a máquina não aguentou. E eu tenho 12 Gb kkkkk

    Adler3x3
    Valeu. Usei uma citação do seu livro de orquestração, espero que não se incomode kkkkkk


    Estou fazendo um de harmonia nesse exato momento, algo simples. Uma técnica que faz você harmonizar qualquer melodia em menos de 5 minutos.

    makumbator
    Moderador
    # out/13
    · votar


    Jabijirous

    Achei bem legal! Gostei muito do fagote.

    Arranjo é uma coisa que estou sempre fazendo, muito por conta de casamentos. Acho divertido ter que pegar uma música qualquer, bem popularzona e arranjar para quarteto de cordas (no meu caso quarteto com contrabaixo acústico).

    O legal nesse ponto é que não escolho as músicas (afinal são encomendas de noivos) então aparece de tudo, sem o menor preconceito ( tem de Raça Negra a Metallica). E preciso fazer relativamente rápido, e na instrumentação fixa de quarteto de cordas com contrabaixo. É um bom exercício

    Aqui algumas:

    A Whole new world (Tema do desenho Alladin):
    http://app.box.com/s/1vfuaifza4ziygmpldqx

    Você é linda (Caetano veloso):
    http://app.box.com/s/jjr6pcn2yegjzgriz9hl

    Feeling good (Michael Bublé):
    http://app.box.com/s/0abf874c318269f88c55

    Potpourri de temas do filme do Forrest Gump:
    http://app.box.com/s/rn8akcp2khaekctv8kh2

    Amapola (tema do filme "Era uma vez na América"):
    http://app.box.com/s/juu7zjdczuks8pus72l3

    Hino do Fluminense (em versão mais lenta que a original, a pedido do noivo):
    http://app.box.com/s/jp7wyd4o24bxqkx5b9wf

    Ken Himura
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Jabijirous
    E eu tenho 12 Gb kkkkk

    Porra! hahahaah!

    Qual sample foi?

    Jabijirous
    Veterano
    # out/13
    · votar


    makumbator
    Muito bom, gostei.

    Ken Himura
    Uma porrada, muito mesmo.

    Adler3x3
    Veterano
    # out/13 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Jabijirous

    Comecei a fazer uma música para o Arcanjo Miguel (Michael).
    Que DAW você usa que não aguentou os 12 GB.?
    E a tua interface de áudio não fica com a maior parte do processamento?

    Que técnica é esta de 5 minutos.
    Pão de minuto..., também é bom.

    Estou estudando músicas do Mozart e do Handel para aprender mais orquestração.
    Vou digitando as partituras nota a nota no Editor, acredito que é a melhor forma de aprender.
    E a medida que você vai inserindo e ouvindo ao mesmo tempo vai percebendo a beleza e os detalhes da composição.
    Dá trabalho, principalmente alguns sinais e articulações (encaixar o instrumento ideal) que você não esta tão acostumado a usar.
    Agora tudo é relativo, outro dia fiz um arranjo para uma música do Handel, inicialmente gostei do resultado, mas depois ouvindo melhor percebi que ainda continha muitos vazios.

    Makumbator
    Escutei todas e gostei.
    Tinha até uma música que eu gosto mas não sabia o nome certo.

    Jabijirous
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Que DAW você usa que não aguentou os 12 GB.?
    E a tua interface de áudio não fica com a maior parte do processamento?


    Uso o cubase. A interface processa somente seus plug ins, o resto é com processador. Quando a memória fica cheia o som começa a pipocar. Lembrando que dos 12 gb de memória bota aí uns 2 gb só para o windows. Eu ainda fico com outros programas abertos. Desses 12gb eu devo aproveitar uns 9gb.

    Estou estudando músicas do Mozart e do Handel para aprender mais orquestração.
    Vou digitando as partituras nota a nota no Editor, acredito que é a melhor forma de aprender.
    E a medida que você vai inserindo e ouvindo ao mesmo tempo vai percebendo a beleza e os detalhes da composição.
    Dá trabalho, principalmente alguns sinais e articulações (encaixar o instrumento ideal) que você não esta tão acostumado a usar.
    Agora tudo é relativo, outro dia fiz um arranjo para uma música do Handel, inicialmente gostei do resultado, mas depois ouvindo melhor percebi que ainda continha muitos vazios.


    Adler, essa é a melhor forma de se estudar. Eu faço assim também, só que com redução, assim eu vejo a harmonia e os dobramentos.

    Falando nisso, como vocês pensam na redução? Estava pensando em fazer um post sobre isso.

    Adler3x3
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Jabijirous

    Não entendi o sentido da redução, o que você desejou exprimir.
    A Redução da Visualização das notas, ou uma versão reduzida da obra.
    Eu gosto de visualizar as notas com a maioria (ou partes) dos instrumentos tocando em tempo real, não sou muito chegado no piano roll, até uso para editar o midi, mas para observar gosto da notação, sem a notação fico meio perdido.
    Além da beleza estética do movimento das notas na notação dá para visualizar a harmonia e outras partes.

    Jabijirous
    Veterano
    # out/13 · Editado por: Jabijirous
    · votar


    Adler3x3

    A redução é nada mais nada menos que o micro do macro da grade. Existe vários tipos de redução, a mais famosa é a redução de piano onde você reduz a orquestra de tal forma para ser tocada no piano.

    makumbator
    Moderador
    # out/13
    · votar


    Jabijirous

    Muito bom, gostei.

    Legal! Na verdade nem chegam a ser aqueles arranjos em que se deseja alterar muito as músicas, dando uma cara nova a elas, pois são mais transcrições para quarteto. Mas é um exercício ótimo e frequente que acabo sendo obrigado a fazer.

    Lembrando que dos 12 gb de memória bota aí uns 2 gb só para o windows. Eu ainda fico com outros programas abertos. Desses 12gb eu devo aproveitar uns 9gb.

    Caracas hein! Você está precisando ter aqueles computadores com 128 ou mesmo 512 gigas de RAM logo de uma vez! Hsahsha!

    Falando nisso, você atualizou o seu Cubase para o 7.0.6? Arrumaram uns bugzinhos e pelo menos aqui comigo ficou levemente mais rápido.

    Adler3x3
    Escutei todas e gostei.
    Tinha até uma música que eu gosto mas não sabia o nome certo.


    Legal! Qual era?

    Jabijirous
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Falando nisso, você atualizou o seu Cubase para o 7.0.6? Arrumaram uns bugzinhos e pelo menos aqui comigo ficou levemente mais rápido.

    Sim. Realmente ficou bem melhor. O único problema é que ainda fica dando aquele erro "A serious problem has occurred..." Acho que é algum plug in ou o velho problema do windows de gerenciar memória

    Jabijirous
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Adler3x3

    Olha aí a técnica simples e funcional

    http://michaelmachado.com.br/tecnica-de-harmonizacao-pela-linha-do-bai xo/

    Adler3x3
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Jabijirous

    Ah! Sim agora entendi você se referia a redução de uma música orquestral com várias linhas de instrumento para piano que tem somente duas pautas.
    Não sei porque eu estava com o foco na visualização da partitura.

    E esta outra adição ficou muito boa também, esta enriquecendo o seu blog.

    Makumbator
    "Forrest Gump Suite"

    Ken Himura
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Adler3x3
    Este procedimento é ótimo, mesmo! Costumo fazer o que o Jabijirous disse, de isolar um trecho e reduzir pra dissecar as coisas. É um método ótimo pra aprender!

    Eu só não começaria por Mozart e Haendel. porque ambos tinham uma gama menor de timbres à disposição, fora o pensamento de execução bem diferente que existia à época - o resultado é que você vê coisas super sofisticadas sendo feitas com poucos recursos e, sem um conhecimento prévio do equilíbrio/balanceamento de acordes entre as vozes e contraponto (forma também ajuda), você "vê" o efeito, sabe que ele tá naquele trecho, mas não consegue discernir como ele funciona ao certo, aí quando tentamos reproduzir fica esse "vazio". (Aliás, cabe mencionar nesse tema a leitura do livro "Discurso dos Sons", do Harnoncourt.)

    É melhor começar com românticos de tamanho orquestral médio, como Mendelssohn, serenatas e peças pra orquestras de cordas de Tchaikovsky, umas peças curtas do Rimsky-Korsakov e trechos de óperas dessa época (Rossini, Puccini, Cherubini, Meyerbeer... até Verdi, mais ou menos). Beethoven também é uma boa, com as aberturas. Digo "melhor" porque os efeitos e técnicas são mais claros, dá pra sacar rápido o que tá rolando. Daí, depois fica mais tranquilo pegar um Mozart, Gluck, Haendel, Bach...

    Jabijirous
    Veterano
    # out/13
    · votar


    "Discurso dos Sons", do Harnoncourt.)

    Esse livro é MUITO bom, leitura obrigatória.

    makumbator
    Moderador
    # out/13
    · votar


    Jabijirous
    O único problema é que ainda fica dando aquele erro "A serious problem has occurred..." Acho que é algum plug in ou o velho problema do windows de gerenciar memória

    Nunca tive isso. Você ainda usa algum plugin em 32 bits? Pode ser isso. Uma opção é usar a Jbridge, ao invés da Steinberg bridge.


    Olha aí a técnica simples e funcional

    Muito bom. Na verdade eu também meio que faço algo parecido a esse sistema que você apresentou, mas de maneira menos formal. Mas a base é a mesma.

    "Discurso dos Sons", do Harnoncourt.)

    Esse livro é MUITO bom, leitura obrigatória.


    Realmente. "O diálogo musical", do mesmo autor, também é bem legal.

    Jabijirous
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Nunca tive isso. Você ainda usa algum plugin em 32 bits? Pode ser isso. Uma opção é usar a Jbridge, ao invés da Steinberg bridge.

    Não, aqui só uso 64 bits.

    makumbator
    Moderador
    # out/13
    · votar


    Jabijirous

    Não, aqui só uso 64 bits.

    então é mistério mesmo! hsahsa! Tem usuários que relatam que em alguns sistemas o serviço de vídeo do Cubase fica esperando ser fechado (o que nunca acontece para algumas pessoas). Esse povo muitas vezes recebe uma mensagem como a sua.

    Caso você não use vídeo no Cubase, pode mover os seguintes arquivos para fora da pasta components (crie uma pasta para armazenar esses arquivos fora de C:\Program Files\Steinberg\Cubase 7\Components):

    videodecode.exe
    videoengine.dll
    videooutput.exe
    videopreload.exe

    Mas caso precise carregar um vídeo no Cubase você terá que lembrar disso e movê-los de volta antesde abrir o programa. Antes de fazer um update também é recomendável colocar eles de volta no lugar de origem (movendo novamente depois de instalar o update).

    P.S. Essa dica é sugerida pelo suporte oficial.


    P.S. 2: foi mal a desvirtuada! hsahsah!

    Jabijirous
    Veterano
    # out/13
    · votar


    makumbator
    Não, não trabalho com vídeo. Geralmente acontece quando tem pouca memória, mas enfim...

    makumbator
    Moderador
    # out/13 · Editado por: makumbator
    · votar


    Jabijirous
    Não, não trabalho com vídeo.

    É que esse serviço é iniciado junto com o Cubase, mesmo que nunca se carregue um vídeo no programa. Ele só pode ser desligado movendo os arquivos para fora da pasta, senão ele sempre abre e em alguns sistemas não fecha, fica esperando e dá erro (além de gastar RAM á toa, mesmo em um sistema em que ele fecha corretamente).

    on-topic:

    No futuro você podia fazer um post no seu blog parecido com esse da harmonização, mas pegando como base uma melodia com tonalidade não tão definida, só para ilustras as diferenças.

    Jabijirous
    Veterano
    # out/13
    · votar


    No futuro você podia fazer um post no seu blog parecido com esse da harmonização, mas pegando como base uma melodia com tonalidade não tão definida, só para ilustras as diferenças.

    Fala um exemplo aí

    makumbator
    Moderador
    # out/13
    · votar


    Jabijirous

    Sei lá...hashsa! Uma coisa curta e relativamente simples, mas ao mesmo tempo um tanto nebulosa em termos de definição tonal.

    Jabijirous
    Veterano
    # out/13
    · votar


    makumbator

    hum... Vc está pensando em música atonal ou aquele tonalismo cromático?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Prelúdio 6 de Chopin orquestrado