'Tunar' violino de fábrica melhora?

    Autor Mensagem
    BrUnOsOtO
    Veterano
    # mai/13


    Então gente. Tenho um violino aqui de fábrica (Benson) que comprei, pra iniciar e etc.
    Só que o estado das peças dele não me agrada.
    As cravelhas fazem som de *tec tec* quando eu afino o violino;
    A pestana está muito baixa, as cordas estão praticamente encostando no início do espelho;
    O cavalete também está muito baixo, a distância entre a corda sol e o fim do espelho é de 4,5mm;
    E o estandarte... bem.. ele é feio HUAHUAHUA.
    Aí eu decidi: Vou trocar todas as peças dele.
    Além de ficar mais bonito, e confortável, o som dele melhorará também?
    Gratão

    BrUnOsOtO
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Alguém?

    Adler3x3
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Bem não sei tocar violino.
    Mas todo o instrumento acústico necessita de regulagens.
    Leve a um bom luthier para ele experimentar analisar o instrumento.
    Leve também para um bom músico de violino para obter dicas adicionais.
    Pode ser que não exista necessidade de trocar tudo o que você esta pensando.
    Uma boa regulagem num luthier sempre melhora o som do instrumento.
    E ele pode fazer uma regulagem conforme o seu corpo, principalmente as mãos.
    E assim um instrumento standard feito em larga escala de produção, fica personalizado para você.
    Sei disto porque tenho um violão "made in china", que comprei por acaso, pois estava na praia e não tinha instrumento para tocar, e comprei para quebrar um galho de momento.
    Depois levei num luthier e troquei uma porção de peças e ele fez outras regulagens, e ficou outro violão, com até alguns reparos na parte de dentro.
    Não me lembro dos valores, mas gastei mais com o luthier e troca de peças do que com o valor da compra do instrumento, mas no final valeu a pena.
    Fiquei na dúvida se deveria fazer ou não, mas para não ficar com um violão ruim optei pela reforma.
    Outro ponto muito importante no violino é o "Arco".
    Assim por analogia dá para dizer que vai melhorar em todos os sentidos.

    Ken Himura
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    BrUnOsOtO
    Cara, vale à pena os ajustes pra aumentar seu conforto ao tocar - é importante ter um instrumento que se adapte bem ao seu corpo, não o contrário. Daí, você só ajustando cavalete, alma e pestana, já melhora a digitação e tira mais som fazendo menos esforço. E olha que nem falei de queixeira e espaleira hein!

    Agora, melhorar o som vai ser um processo delicado. Violino de fábrica não é feito pra soar bonito. Você vai ter que torrar uma boa grana procurando um ótimo encordamento + arco + boas peças pra dar uma maquiada no som. Mas pode ter certeza que vai sempre faltar alguma coisa: potência, clareza de timbre, qualidade dos harmônicos... vai depender da região, do quão torto é o violino por dentro, da quantidade de madeira, do verniz...

    Por isso, se você quiser ter uma grande experiência com um violino, vá juntando dinheiro e compre um de luthier, mesmo dos mais baratinhos (mil e poucos reais) já vai te mostrar um mundo novo de possibilidades.

    BrUnOsOtO
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Pois é cara, eu já sofro desses problemas, os harmônicos saem uma bosta, ou melhor, nem saem direito kkk
    eu só escuto uns ruídos chatos

    meu professor me recomendou pular pra esse aqui

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-487006959-violino-eagle-vk544-p rofissional-madeiras-nobres-hardcase-_JM

    aí depois desse quando eu ficar melhor eu já vou pra um de luthier.

    o que acham?

    Ken Himura
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    É um pouco melhor sim, mas não muita coisa.

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Sobre melhorar o som, tocar no banheiro melhora consideravelmente o timbre. Isso vale tanto pro cello quanto pro violão. Parece até que eu sei tocar. Sempre que quero tocar por tocar, ao invés de praticar, eu toco no banheiro.

    TG Aoshi
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Die Kunst der Fuge
    ao invés de praticar, eu toco no banheiro.

    fap addict

    Sim, fiquei meses fora e voltei só pra falar isso! =]

    makumbator
    Moderador
    # jun/13
    · votar


    Die Kunst der Fuge
    TG Aoshi

    Contrabaixo acústico é meio complicado de se tocar no banheiro (pelo menos no meu, que não tem um espaço assim tão amplo ). Sem contar que a altura da privada é claramente inadequada para uma boa postura com o contrabaixo.

    Resumindo: preciso de um banheiro maior! Ahhsha!

    Sim, fiquei meses fora e voltei só pra falar isso! =]

    Não se vá! Fique conosco mais um pouquinho!

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # jun/13 · Editado por: Die Kunst der Fuge
    · votar


    TG Aoshi
    Sim, fiquei meses fora e voltei só pra falar isso! =]

    asuhasuhasu bobão =]

    makumbator
    Contrabaixo acústico é meio complicado de se tocar no banheiro (pelo menos no meu, que não tem um espaço assim tão amplo ).

    Ninguém mandou ser guloso e resolver tocar um violoncelo tão grande.

    Sem contar que a altura da privada é claramente inadequada para uma boa postura com o contrabaixo.

    Eu costumo levar um banco quando toco o cello.

    A privada só me serve quando vou tocar o violão. No caso do violão é bom que ao lado da privada tem uma parte mais alta por causa do Box, aí não preciso levar o apoio pro pé esquerdo =P

    TG Aoshi
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    makumbator
    Não se vá! Fique conosco mais um pouquinho!

    =]
    Depois desse pedido, não tem como recusar!
    Mas como tinha dito pra Tia Rute, volto com força total em breve. Por enquanto vou ler com mais frequência e comentar quando puder.

    Die Kunst der Fuge
    \o/

    makumbator
    Die Kunst der Fuge
    O piano não cabe no banheiro... D:

    makumbator
    Moderador
    # jun/13
    · votar


    TG Aoshi
    O piano não cabe no banheiro... D:

    No banheiro master de um bilionário desses da vida deve caber fácil! Heheh!


    Depois desse pedido, não tem como recusar!
    Mas como tinha dito pra Tia Rute, volto com força total em breve. Por enquanto vou ler com mais frequência e comentar quando puder.


    Legal!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a 'Tunar' violino de fábrica melhora?