Ajuda aprendiz de violino

    Autor Mensagem
    IagoViolino
    Veterano
    # out/12


    Olá. Meu nome é Iago. Tenho 17 e uma grande motivação para aprender esse instrumento primordial que é o violino. Amanhã irei comprar um violino 4/4 de 200 reais, um Parrot, é o único dinheiro que tenho, não posso pagar mais pois não tenho condições e nem para tomar aulas particulares. Queria saber se tem como eu aprender a tocar violino sozinho, possuo motivação e tempo, coisas primordiais a quem quer aprender um instrumento! Peço aqui, humildemente, a ajuda de todos para que eu possa realizar esse sonho, prometo me esforçar ao máximo. Peço que ajudem a seguir esse belo caminho.

    Desde já agradeço!

    Iago

    Ken Himura
    Veterano
    # out/12
    · votar


    IagoViolino
    Cara, sem querer te desmerecer, mas você não tem motivação mesmo. Pelo menos não a certa. Já estive numa situação bem parecida com a sua, e com a mesma idade, vários colegas também.

    90% desiste no primeiro ano porque não tem (ou não quer ter) a capacidade mental de superar os vários problemas que vão aparecer. E, não se superestime achando que vai ter alguma facilidade, o bicho vai pegar mesmo.

    Por outro lado, você tem em mãos a capacidade de desenvolver sim uma motivação sólida como rocha, mas é preciso trabalhar desde já em cima de objetivos. Então, comece a traçar objetivos com o pé no chão, aí depois vá aumentando o grau de dificuldade deles.

    E não, você não vai a lugar nenhum sendo autodidata se quiser entrar no mundo da música clássica. Você teria que recriar 400 anos de técnica do instrumento sozinho e ter uma capacidade de percepção corpórea pra saber o que está fazendo certo ou errado, tanto postural quanto mecanicamente para os movimentos que as diversas técnicas do instrumento exigem.

    Você não sabe de nenhum projeto social onde ensinam violino de graça? Vi que você é de Vitória da Conquista, não conheço como funcionam estas ongs de cultura por aí, mas é possível que tenha uma.

    O que você tem que ter em mente agora é uma maneira de conseguir uma grana, mesmo que pouca, para bancar aulas. Se não tiver professor na sua cidade, terá que viajar para outra pra tomar aulas (é super comum isso, não se assuste). Arrume uns bicos que pagarão pouco mas não te tomarão muito tempo, tipo lavar carro dos vizinhos, fazer digitação de documentos no Word pros amigos/conhecidos e coisas assim. Nem que você só consiga dinheiro pra ter aula de 2 em 2 meses, ou de 3 em 3... é melhor que nada.

    Uma coisa que estes anos todos na música me ensinou é que ninguém dá valor a menos que faça algum(ns) sacrifício(s).

    Comece a estudar muito teoria e percepção, TODOS OS DIAS SEM FOLGA. Arrume algum luthier (ou violinista experiente) para colocar o cavalete na posição certa porque provavelmente o seu violino vira com o cavalete enrolado num papel preso no case (eu comprei um Parrot tem uns 2 anos, foi assim que chegou aqui). E comece a estudar muito violino também, não tenha medo de experimentar.

    Se quiser embarcar mesmo nessa onda de ser autodidata, querendo contrariar a lógica, use pelo menos um planejamento real: http://violinovermelho.wordpress.com/2009/09/24/roteiro-de-estudo-por- marcio-rosa/

    Cada nível aí dura por volta de 1 ano de estudo (alguns até 2 ou mais). Não adianta aqui querer dar uma de joão sem braço e passar a frente antes da hora porque você não conseguirá se virar com o nível seguinte sem sofrer muito - o salto técnico de um pra outro é grande.

    Bem, qualquer dúvida, pergunta aí!

    Boa sorte.

    alexdiffer
    Veterano
    # out/12
    · votar


    IagoViolino
    Boa noite eu toco violino tbm...violino nao eh igual violao que tem os desenhos das cifras etc...a batida eh facil e vc apoia na perna rs

    O violino tem jeito de segurar ....vc nao pode dar apoio na mao...eh soh ombro e queixeira de modo q sua mao esquerda fique livre para correr no braco...a mao do arco tbm tem uma posicao correta...a arcada tem um jeito certo...existem coisas q acho q as pessoas leigas nao imaginam como passar breu no arco...se o arco tiver sem breu nao tira som das cordas...

    Sao muitos detalhes...muitas tecnicas....muita teoria por tras desse instrumento...entao faca aulas ou comece perguntar pra quem ja toca...

    IagoViolino
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Muito obrigado a vocês pelas respostas, meu professor do colégio ele toca piano ele disse que poderia me dar aula de teoria e pediu para eu arrumar um professor de violino para a prática, isso é certo? Estou correndo atrás de um professor aqui, já peguei telefone e tudo, as aulas acho que saíram em torno de 120, bem caro para mim, mas vou arrumar um bico como Ken Himura me falou. Eu coloquei o cavalete sobre o Violino, é recomendado que eu tire não é?

    alexdiffer
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    IagoViolino
    Tire com cuidado...ele deve ficar levemente acima da alma (alma do violino, nao da sua hehe) Mas tem q ficar no lugar certinho rs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda aprendiz de violino