Autor |
Mensagem |
Alfredon256 Veterano |
# set/12
É o seguinte gente, eu pesquisei um pouco na net e vi que nos dois primeiros trastes (eu sei que não tem trastes, mas é só exemplo) eu uso o dedo indicador, nos dois seguintes o dedo do meio, nos dois próximos o dedo anelar, e por ultimo o dedo mindinho. Mas e após a 8ª casa, eu uso qual dedo? Ou esta técnica está totalmente errada?
|
EduardoESR Veterano |
# set/12
· votar
Corda Mi Fa Fa# Sol Sol# La La#/Sib Si Dó Dó#/Réb Ré 1º Dedo = Fa# 2º Dedo = Sol ou Sol# 3º Dedo = La ou La#/Sib 4º Dedo = Si Você se posiciona dessa forma e quer saber como tocar o Dó por exemplo? Tem que mudar a posição de mão. Acho que ficaria assim: 1º Dedo = Sol# 2º Dedo = La ou La#/Sib 3º Dedo = Si ou Dó 4º Dedo = Dó#/Réb Eu uso o mindinho em 2 "trastes" e o anelar em 1, mas imagino que isso não faça diferença. 3º Dedo = La 4º Dedo = La#/Sib ou Si
|
Alfredon256 Veterano |
# set/12
· votar
Era exatamente isso que eu queira saber, ou seja, a forma correta de descer a mão. E pelo que você indicou eu devo ir de uma nota à outra pulando o semitom né? Agora você perguntou se é essa a forma como eu posiciono minha mão, então gostaria de saber se existem outras formas, ou a forma correta, digamos, mundialmente usada para posicionar a mão no violino? Porque no início eu tocava (exemplo) na corda mi o Fá, Fá#, Sol e Sol# com os 1º, 2º, 3º e 4º dedos. Perguntei várias vezes ao meu professor se isso estava certo e ele disse que devia tocar da forma em que eu mais me adaptasse, mas fiquei meio cismado com esse argumento.
|
EduardoESR Veterano |
# set/12
· votar
Acho que tem 7 posições diferentes, não sei se sempre pula o semitom.
Já vi professor ensinando assim também, mas nunca vi alguém tocando dessa forma então fiquei com receio e quis tocar num jeito mais tradicional mesmo. Eu tenho mais facilidade pra mover o mindinho de traste do que o anelar e meu professor sempre me forçou a treinar o mindinho então isso explica porque ando tocando assim, mas por exemplo... http://www.violinonline.com/interactivefingerboard.htm Imagino que quem criou o site é profissional ou pelomenos tem uma boa noção de violino e ele toca que nem você. Acho que talvez é possível mesmo que tenha várias formas de posicionar a mão
|
fernando tecladista Veterano |
# set/12
· votar
não é de seimitom em semitom como em violão ou guitarra eu viz um ano de violino não lembro muita coisa, mas era algo como de tom em tom pra # ou b você pensa com o mesmo dedo que está na nota natural e muda ele pra meio tom acima ou abaixo
na 1ª corda do violino (mizinha) os dedos ficavam assim: dedo 1 no fa dedo 2 no sol dedo 3 no la dedo 4 no si pra fazer um fa# também era o dedo 1
eu estudei um metodo chamado "ferrara" onde o vol. 01 era todo na "primeira posição" no segundo começava as mudanças da mão esquerda
|
Alfredon256 Veterano |
# set/12
· votar
EduardoESR, eu encontrei essa técnica justamente neste site.
Fernando tecladista, você saberia me dizer se essa é a única técnica ou se existem outras, quais seriam elas?
|
Ken Himura Veterano |
# set/12
· votar
Alfredon256 Porque no início eu tocava (exemplo) na corda mi o Fá, Fá#, Sol e Sol# com os 1º, 2º, 3º e 4º dedos. Não faça isso. É antinatural, força a mão e não desenvolve flexibilidade pra tocar o repertório de violino.
O jeito mais simples e mais fácil é tocar cada grau com um dedo diferente. Tipo na partitura, onde cada linha ou espaço vai representar uma nota diferente, só que com os dedos. Daí você sistematiza as posições: 1ª posição é onde o 1º dedo está no lugar do 1º dedo, 2ª é onde o 1º dedo está no lugar do 2º... 5ª posição é onde o dedo 1 está no lugar do "dedo 5" - ou seja, um dedo depois do 4.
São 7 posições, só que existem as meia-posições (quando a mão pega intervalos "entre" duas posições) e as extensões (ex: 4º dedo, na corda mi na primeira posição pegando a nota dó).
Uma boa maneira de estudar isto é começando bem do básico mesmo: Sevcik op.1 livro 1, os primeiros 4 exercícios. Depois de algumas semanas, passar pra escalas de 1 e 2 oitavas, na mesma posição.
Só recomendo passar para posições subsequentes depois do domínio da 1a e da capacidade de tocar vários golpes de arcos diferentes, escalas e arpejos, saltos de corda e afins. Geralmente, entre 1 ano e meio a 2 de estudo do início até este ponto.
--- Existem algumas outras formas de digitação, porém não vale à pena tentar nada disso. Só em casos específicos, como algumas passagens cromáticas ou trechos com dedilhado "estranho". Fora isso, é melhor seguir o método tradicional.
|
Ken Himura Veterano |
# set/12
· votar
Aliás, este livro do Sevcik é ótimo pra iniciantes. E pra pessoas mais experientes que precisam treinar casos técnicos específicos; é só adaptar os exercícios pro caso em questão.
|