Autor |
Mensagem |
Koy-kun Veterano |
# jun/12
Salve galera, tem muitos tópicos parecidos com esse, mas quero ser específico ao meu caso e gostaria de ouvir opiniões principalmente de quem toca violino e piano. Bom o caso é o seguinte: eu tenho por volta de 7 horas por dia pra treinar instrumentos. E isso talvez dure aí por mais uns 3 anos. A pergunta é: Eu entrei no conservatório em piano E violino. E meu sonho é piano, mas gostaria de aprender violino tb. Dessas 7 horas, estou pensando em dedicar DIARIAMENTE 5 horas para o piano, e 2 para o violino. E ae, depois desses três anos aí, o resultado PROVAVELMENTE será satisfatório? Ou vocês acham que eu devo largar o violino e ficar APENAS no piano?!
Desde já, Obridado.
|
Adler3x3 Veterano |
# jun/12
· votar
Bem. Não toco nenhum dos instrumentos, uso um teclado arranjador. Mas não vejo problema nenhum em você se dedicar aos dois instrumentos e até um terceiro o violão. O Piano é grande e pesado, o violino é leve e compacto, assim quando você for viajar, pode levar o violino, ou um teclado mais leve. Se você tem o tempo de 7 horas aproveite. Mas comece com um tempo menor e vá aumentando progressivamente para não causar lesões nas articulações das mãos. Cuidado para não forçar demais, comece sempre com exercicios de aquecimento. E tem alguns dias que você só deve descansar e não tocar nada. Estas 7 horas não serão de dedicação exclusiva na prática, pois tem que fazer alguns intervalos de descanso. E nos intervalos de descanso da prática, aproveite e estude teoria musical. É importante você receber orientações diretamente de professores para saber dosar o tempo de dedicação e fazer os exercícios corretos. Nos dias de hoje também é muito importante dedicar-se ao uso de softwares em home studio e editores de partitura, para você poder gravar as suas músicas, e complementar os estudos da teoria e prática. É impressionante o que a tecnologia nos tem a oferecer. Em três anos você já vai estar bom com certeza para tocar a maioria das músicas destinadas aos dois instrumentos. A virtuose para tocar peças mais complicadas vai demorar mais tempo, e vai depender da sua evolução na prática, como também da sua cabeça em saber o que realmente quer fazer na vida. Aproveite o seu tempo, pois tempo perdido nunca se recupera. E estude, mas não deixe de ter boas horas de lazer.
|
Tiago Correia Veterano |
# jun/12
· votar
Já que terá um acompanhamento espere que seus professores de ambos instrumentos dosem seu horário de prática. É muito melhor com o acompanhamento e que ambos saibam que terá que dedicar tempo aos dois intrumentos.
Como já foi citado acima você não estára estudando apenas a prática do instrumento horas a fio. Existem matérias correlatas entre eles como teoria, percepção ritmica, melódica, harmônica, solfejo, teoria, arranjo, harmonia, composição etc. Então estudará matérias que valerá pelos dois.
Fique com os dois. E guarde as orientações de seus tutores para que faça bom proveito do tempo com descanso e resultados satisfatórios ou mais. 7h é privilégio para poucos. E ao fim de 3 anos é só planejar novamente que dá para levar os dois. Afinal todos nossos sentidos se desenvolveram ao mesmo tempo (ouvir, falar, ver, sentir, cheirar).
|
Koy-kun Veterano |
# jul/12
· votar
poxa galera, vlw! muito obrigado, foi de muita ajuda =)
|