Quarteto de cordas - Caio Facó (Opinem!)

Autor Mensagem
Caio Facó
Veterano
# jun/12


Olá pessoal, sou novo aqui no fórum, embora já o acompanhe a bastante tempo. Estou cursando bacharelado em composição musical e gostaria que vocês ouvissem e opinassem a respeito de uma de minhas obras:

http://www.youtube.com/watch?v=-vXT8aANptg

Eu compus este quarteto de cordas como uma peça de estudo dos métodos de composição do século XX (ele contém um material bem dissonante). A música está apresentada em três movimentos. Qualquer crítica ou sugestão será bem vinda. Obrigado.

Ps.: Achei que postar no forúm de música erudita seria mais apropriado.

makumbator
Moderador
# jun/12
· votar


Caio Facó

Gostei. Tem temas muito interessantes, como um tema belíssimo que entra em 1:29 e depois se transforma em tremolos(aliás o uso de tremolos é uma constante na sua peça). Me lembrou em alguns momentos quartetos do Camargo Guarnieri (em que já trabalhei como copista e revisor), pelo clima da composição.

Parabéns!

SODAPOP
Veterano
# jun/12 · Editado por: SODAPOP
· votar


Antes de tudo parabéns
Esses timbres me lembram uma orquestra de cordas, vai soar completamente diferente num quarteto. Acho que pra orquestra de cordas deve soar até mais legal do que um quarteto...
Tem uns intervalos incrivelmente chatos de afinar, mas se tocarem direito... nenhum problema. Não vai ser qualquer grupo que vai tocar essa peça bem tocada.
A parada que eu mais curti é de como vc alterna linguagens no primeiro movimento, indo de algo mais tonal pra linguagens mais extremas.
Curti também como a música é comedida e paciente... as coisas acontecem numa velocidade muito boa, sem pressa.
Curti as texturas, como que vc sustenta sutilmente notas que levam de uma textura a outra sem deixar "quebras".