Autor |
Mensagem |
llc Veterano |
# abr/12
Eu gosto muito de musica clássica mas eu não entendo nada sobre ela. E eu já me deparei com vários comentários do tipo "Ah, como você pode gostar de musica clássica se você não a entende?"
Vocês acham que é necessário ter um aprendizado sobre a musica clássica para chegar a gostar da mesma?
|
Die Kunst der Fuge Veterano |
# abr/12
· votar
Não.
|
TG Aoshi Veterano |
# abr/12
· votar
Depende do que você considera como "aprendizado".
No sentido de estudar a fundo teoria, percepcão, etc.. Eu concordo com o Kunst: não.
|
McBonalds Veterano |
# abr/12
· votar
Pode até não ser essencial, mas um certo conhecimento te ajuda tanto a entender melhor aquilo que você já escuta quanto a conhecer coisas novas.
|
trendset Veterano |
# abr/12
· votar
nao precisa ser um spilberg para assistir filmes de qualidade e aprecia-los nao precisa ser um monet ou um picasso para ver quadros e pinturas nao precisa ser um músico para ouvir música de qualidade e se emocionar Logo, nao precisa ter aquele vasto conhecimento erudito para ouvir e gostar de Música classica/erudita. Ouça mesmo! Vivaldi, Bethowen, Chopin, Bach ... vila lobos e etc.
|
Black Horse Guitar Veterano |
# abr/12
· votar
Música, o seu verdadeiro propósito é a apreciação. Entrar em sintonia com a música e sentí-la. Porém tem que ter o mínimo de discernimento pra saber "ouvir" a música, saber ouvir aquela base por trás de um solo, saber ouvir o violoncelo por trás do violino, saber ouvir um baixo por trás da guitarra (fugindo da música clássica mas nem tanto, pois hoje o rock tem uma excelente fusão com o erudito). O que acontece com extrema frequência, principalmente em culturas onde a música de baixo escalão é 'moda" é que as pessoas, em sua maioria, não tem esse discenimento pra ouvir a música, só ouve o "cantador" e bateria e fala que soló é o único momento da música que se tem guitarra, na música clássica já virou clichê encontrar pessoas durmindo em apresentações ou aquelas que perguntam: "por que tanta gente no palco se só se escuta o violino e o cara que bate os "pratos" com as mãos?"
Conhecimento falta e precisa sim, mas não conhecimento técnico e sim discernimento pra "ouvir" o que está ouvindo
Abraços
|
trendset Veterano |
# abr/12
· votar
A música é o perfume que entra pelos ouvidos.
|
Dr Nick Veterano |
# abr/12 · Editado por: Dr Nick
· votar
Black Horse Guitar varias coisas que voce citou se consegue com o tempo, mas precisa-se fazer algum esforço para isso começar a vir. depois que começar a vir só vai parar quando a pessoa quiser.
não é essencial conhecer para se ouvir, mas isso ajuda bastante a entender. se voce costuma frequentar concertos, leia sempre o programa que entregam na entrada, geralmente eles colocam algumas explicações sobre os compositores e as obras a serem apresentadas, de forma resumida, mas que ajuda bastante. as vezes ter mais conhecimento ajuda a entender e apreciar melhor as musicas. ajuda a sentir melhor suas partes "ocultas". mas isso não é regra.
|
Enceladus Veterano |
# abr/12
· votar
Axo que nao por que os outros estilos tambrem nao são compreendidos mas sao adorados, axo que sua duvida parte de "musica classica é para cultos,geralmente quem gosta é gente estudada da mesma".Nao tem nada a ver, e nao entendi o que quer dizer com 'entender a musica ". Eu toco piano(axo que sou o unico na minha cidade nesse site que faz isso)eu axo que quando entendemos o que gostamos fica mais gratificante gostar.
|
SODAPOP Veterano |
# abr/12 · Editado por: SODAPOP
· votar
depende de um monte de coisa:
-Do que vc considera como aprendizado: Se "saber sobre música clássica" significar um processo de compreensão por meio da linguagem escrita ou falada (sobre forma, harmonia, etc), não é necessário, pois vc pode compreender auditivamente o suficiente para apreciar, dependendo da sua sagacidade. Vc pode deduzir, descobrir as coisas. Uma pessoa não instruída que seja dotada de uma boa inteligência e memória pode perceber temas, perguntas e respostas, imitações, aumentações, cânones, formas (sonata, etc)...
-De qual música clássica estamos falando: A do período clássico mesmo?
-Do seu modo de apreciação: Pode gostar por conta da melodia, ou pode gostar por conta só da atmosfera mesmo. Gostar todo mundo pode gostar de tudo sob qualquer ângulo. A prova disso é vc mesmo, que não conhece sobre tal música mas gosta.
PORÉM, a não ser que vc seja uma pessoa refinadíssima na audição e compreensão, não tem como um ouvido inabituado com esse universo pegar todo o barato da música sem uma leve instrução. Pode ser instrução estudando ou pré-lendo, ou pode ser ouvindo mil vezes até compreender o todo.
Mas se vc quiser ouvir de uma maneira informal (literalmente, não formal), ou seja, ouvir o grosso e se divertir e se deleitar com as melodias e as harmonias, é uma opção particular. Mas em muitos casos (como na sinfonia), isso é só a superfície do universo que o compositor fabricou.
|
SODAPOP Veterano |
# abr/12 · Editado por: SODAPOP
· votar
não tem como um ouvido inabituado com esse universo pegar todo o barato da música sem uma leve instrução
pensando bem, a linha disso é tênue já que nem sei se tem como pegar absolutamente TUDO dependendo da complexidade.
|
Dental Floss Tycoon Veterano |
# abr/12
· votar
No sentido de estudar a fundo teoria, percepcão, etc.. Eu concordo com o Kunst: não. (2)
Mas eu acredito que um certo nível de conhecimento seja necessário. É extremamente maçante ouvir um concerto de 50 minutos, por exemplo, se você não tem uma noção que seja do que se passa. Antes de eu entender de música, só enxergava numa peça assim um emaranhado de sons muito diferentes, uma massa amorfa. Hoje "consigo" apreciar justamente porque sei o que se passa ali.
|
Nefelibata Veterano |
# abr/12
· votar
llc
Não amigo.
Conceito de música é basicamente "som agradável aos ouvidos".
Então, se te agrada, nada mais importa, absolutamente.
Dental Floss Tycoon
temos q tomar cuidado com isso. Pq a música em si não necessita de qualquer compreensão pra ser agradável.
Já as outras circunstâncias q envolvem a música, de reprente precisem de algo. Mas veja, a partir deste ponto já não eh mais a musica pura e simpes. São justamente outras coisas no contexto daquela "peça" q envolva música e algo mais.
Sem querer criticar, mas isso eh como um papo a respeito de jazz q andou rolando uns anos atrás aqui no fórum.
Um pessoal começou com um certo preciosismo e dizia q só se poderia apreciar jazz se vc estudasse profundamente. E que justamente por isso os outros que eram ignorantes no assunto achavam que jazz se parecia mais com exercícios de guitarra feito aleatoreamente.
A apreciação da musica é totalmente subjetiva. Mas somente depende disto. De ser agradável ou não.
|
Nefelibata Veterano |
# abr/12
· votar
SODAPOP
Desculpe, mas acho que há um exagero nisso.
A beleza musical em si não se altera por algum conhecimento empírico. Ela é bela pq agrada aos ouvidos e ponto.
Os outros conhecimentos circunstanciais e não fundamentalmente ligados à música, no seu sentido puro e matemático, pode aumentar essa apreciação à medida que aumenta nossa admiração pelo compositor ou outra coisa.
Mas isto não torna a música, leia-se harmonia, melodia e ritmo, melhor ou pior em essência. Repito, apenas por estarmos mais deslumbrados com outras coisas torna mais interessante. Mas há que fazer essa separação entre a música pura e simples e o restante.
Abraços!
|
SODAPOP Veterano |
# abr/12 · Editado por: SODAPOP
· votar
Nefelibata A beleza musical em si não se altera por algum conhecimento empírico. Ela é bela pq agrada aos ouvidos e ponto.
Acho que vc não entendeu a discussão. Ninguém falou que a "beleza musical em si" se altera. A apreciação é o ponto. E também a questão não é "agradar", e sim "entender". A palavra "apreciar" está vinculada aos dois, indo além do deleite. Não gosto de Mozart, mas eu entendo a trama musical dele quando ouço suas sonatas. A música erudita tem essa outra camada... não sei se exclusivamente ela, mas ela tece isso a níveis intrincados e complexos e o compositor QUER que a gente ouça a forma, senão ele faria as coisas de qualquer jeito. E é exatamente isso que eu acho mais necessário de se ter conhecimento na música clássica. Vc citou "ritmo", "harmonia", "melodia", mas o que eu to dizendo é FORMA. E como eu disse no post anterior (agora "embasando", mesmo sem citar a fonte), eu fiquei a par de um estudo que fizeram que identificaram que até amadores conseguem identificar formas eruditas simples, então não é necessário instrução muitas vezes. Mas qual o problema se for necessário? Eu percebo que as pessoas tem medo de aceitar que o racional faz parte. Essa dicotomia racional/emocional não existe na música erudita (pelo menos até a era moderna). Tanto razão quanto emoção estão amalgamadas num perfeito equilíbrio, a ponto de às vezes não discernirmos onde um começa e o outro termina.
Mas isto não torna a música, leia-se harmonia, melodia e ritmo, melhor ou pior em essência
Ninguém tá discutindo isso também.
|
SODAPOP Veterano |
# abr/12
· votar
Nefelibata Os outros conhecimentos circunstanciais e não fundamentalmente ligados à música, no seu sentido puro e matemático, pode aumentar essa apreciação à medida que aumenta nossa admiração pelo compositor ou outra coisa.
Nunca foi a esse tipo de conhecimento que eu me referi, e isso ficou bem claro.
|
Nefelibata Veterano |
# abr/12 · Editado por: Nefelibata
· votar
SODAPOP
O autor do tópico está simplesmente perguntando Vocês acham que é necessário ter um aprendizado sobre a musica clássica para chegar a gostar da mesma?
Mas isto não torna a música, leia-se harmonia, melodia e ritmo, melhor ou pior em essência
Ninguém tá discutindo isso também.
da forma que ele perguntou a discussão sim está discutindo isso tb, uma vez q ele está perguntando se pra gostar precisa estudar.
Acho que vc não entendeu a discussão. Ninguém falou que a "beleza musical em si" se altera. A apreciação é o ponto. E também a questão não é "agradar", e sim "entender". A palavra "apreciar" está vinculada aos dois, indo além do deleite. claro q ngm falou q a beleza musical em si não se altera pq seria absurdo, colocado de forma tão simples.
ocorre q vejo mta gente dizer isso, mas na linha seguinte, como vc mesmo faz, jah tah dizendo q o conhecimento ajuda a gostar. Eu não estou dizendo q não. Só estou fazendo uma separação. A tal dicotomia. Pq tb tem mta gente q ergue o nariz sobre os outros soh pq entende qualquer coisa de música a mais que os outros.
a mensagem q tou tentando passar ao autor do tópico é justamente pra ele não dar bola pra isso e entender q pra ele gostar da música ou estilo ele não necessariamente precisa entender a trama musical dele quando ouço suas sonatas. pra gostar ou não.
Repito, só estou dizendo de maneira bem óbvia que a música não vai ser melhor ou pior pq ele sabe disso ou não. e só o digo pra afastar os inúmeros falastrões q tem por aí q ficam endeusando certas coisas, mas q aí já fogem ao campo musical em si. E isso, infelizmente, acontece mto no jazz e na música clássica.
desculpe, não foi intenção causar polêmica nem rivalizar a opinião.
Abraço
Edit: Mas se tiver vontade, estudar é sempre bom!
|
SODAPOP Veterano |
# abr/12 · Editado por: SODAPOP
· votar
Nefelibata Pq tb tem mta gente q ergue o nariz sobre os outros soh pq entende qualquer coisa de música a mais que os outros
Eu entendi o seu ponto agora, mas vc não tá discordando de mim, na verdade vc tá é levantando outro ponto. Não teve muito a ver com o que eu tava dizendo
a mensagem q tou tentando passar ao autor do tópico é justamente pra ele não dar bola pra isso e entender q pra ele gostar da música ou estilo ele não necessariamente precisa entender a trama musical dele quando ouço suas sonatas. pra gostar ou não.
que foi o que eu disse no primeiro post, só que a coisa não é tão simples assim. É mas não é... já falei o suficiente a respeito
|
Nefelibata Veterano |
# abr/12
· votar
SODAPOP
não é tão simples assim. É mas não é... já falei o suficiente a respeito
concordo.
Nuff said.
abraço
|
berserkevil Veterano |
# jun/12
· votar
"nao precisa ser um spilberg para assistir filmes de qualidade e aprecia-los nao precisa ser um monet ou um picasso para ver quadros e pinturas nao precisa ser um músico para ouvir música de qualidade e se emocionar Logo, nao precisa ter aquele vasto conhecimento erudito para ouvir e gostar de Música classica/erudita. Ouça mesmo! Vivaldi, Bethowen, Chopin, Bach ... vila lobos e etc."
O comentário mais sensato. Claro que, se você entende aquilo que está se passando fica melhor pra você. Tem músicas que pra voce só é bonita, aí depois voce descobri como ela foi escrita e então você passa a realmente amar àquela música.
Conhecimento sempre é bom mas não é pre-requisito.
Acho que a música foi para que você eleve o seu espirito, se ela precisa segregar aqueles que não tem conhecimento, ela não atinge o seu objetivo.
Abraço
|
Lelo Mig Membro
|
# jun/12
· votar
Bom gosto se tem ou não.
Não é porque um cara aprecia arte que ele têm de ser artista. Contudo, já que gosta, saber da história do compositor, quando e onde viveu, porque se expressava de tal forma e os temas e inspirações de suas obras, só lhe dará mais prazer e cultura.
|
pianoid Veterano |
# out/14
· votar
a arte forma seu público. Seu público é formado daqueles que a apreciam e conhecem de cabo a rabo. Isso demanda tempo para apreciar.
Há uma maneira de ouvir Bach que quem não está acostumado não vai apreciar da mesma forma. Em Bach há várias linhas melódicas simultâneas que estão muito além de nosso comôdo padrão melodia-acompanhamento por acordes. Uma pessoa não acostumada geralmente ouve aquela massa sonora e é como olhar para uma muralha com textura indistinta. Só quando chega mais perto vê os vários arabescos individuais e entremeados...
|
Wuju Wu Yi Membro Novato |
# out/14
· votar
A resposta é sim e não.
Sim pq quando se estuda música, nem se seja mínimamente, a pessoa começa a criar um interesse (não é regra) por Música em geral, e a aprender a apreciar as nuances da música como disse o colega lá encima, sobre dicernir linhas melódicas, harmonia, etc..
E não, porque muitas pessoas mais sensíveis também são capazes de perceber a beleza de diferentes tipos de músicas incluindo a erudita.
Então não há regra. Pra algumas pessoas, sim, é necessário, pois do contrário elas não vão conseguir adentrar bem educadamente no mundo musical, e para outras, não, pois estas já tem um boa percepção independente do nível de instrução musical. E de quebra, essas pessoas normalmente são mais maduras.
|