Percepção Musical e Composição - preciso de umas dicas

    Autor Mensagem
    Loues
    Veterano
    # out/11


    Olá FCC

    Queria pedir pra vocês aqui umas dicas, sobre algum material ou prática pra conhecer melhor sobre essas coisas.

    Procurei na internet por universidades que ensinam música, e achei no currículo delas um livro do Shoenberg - Fundamentals of Musical Composition. Gostaria de saber se contribuiria pra aprender legal, ou se é muito pesado, se tem outros melhores...

    Também gostaria de saber se têm para me indicar algum no sentido de melhorar a percepção musical, que acho que as duas coisas muito se complementam, sabe?

    Ken Himura
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Tudo do Schoenberg é útil. E tudo é meio difícil de ler. Mas ainda tem vários outros livros a ler também.

    Livro pra percepção são mais os métodos de solfejo. Gramani é ótimo, por exemplo ("Rítmica" o nome). É legal pegar softwares de percepção também, com o Ear Tuner, EAROPE, Auralia...

    Jabijirous
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Loues

    O fundamentos da composição musical do Schoenberg é muito bom. Eu uso nas minhas aulas de composição. E, até que vindo dele, esse livro é mais tranquilo de ler. Já o de harmonia...

    Loues
    Veterano
    # out/11 · Editado por: Loues
    · votar


    Ken Himura
    Esse tal do Gramani - "Rítimica" é solfejo só de ritmos ou é com notas também? Os softwares eu vou baixar um ou outro e dar uma conferida também...

    Jabijirous
    Que bom saber, vou dar uma chance e tentar ler este livro... Os outros livros dele não são pré requisitos pra se ler este, então?

    Sobre percepção, não sou acostumado a ouvir música clássica ainda. Sou muito distraído, em músicas grandes principalmente acho difícil acompanhar... Queria melhorar como ouvinte nesse ponto, poder apreciar melhor as músicas... acho que começar a entender sobre forma e essas coisas pode ajudar, não?

    Tudo é mais por lazer, curiosidade... tava há um tempo sem me envolver tanto com música, aí uns dias atrás deu saudade, comecei a tocar o violão de novo, e uma coisa vai puxando outra... a vontade voltou, Sabem?

    Jabijirous
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Loues

    Não, esse é um livro de análise de formas, como pensar na hora de criar um tema etc etc. Bem mais light.


    Eu tb não tenho saco de ouvir 1 hora de música, mas quando é pra trabalho eu sento a bunda e ouço, tomando bastante café é claro hehehehe

    Ken Himura
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Loues
    Esse tal do Gramani - "Rítimica" é solfejo só de ritmos ou é com notas também?
    As duas coisas.

    cellolover
    Veterano
    # out/11 · Editado por: cellolover
    · votar


    Olá
    Loues

    Um bom livro de introdução à música tb. é o do Paul Hindemith Elementary Training for Musicians, publicado pela Schott. Deve ter em português....Tem também uma coleção de livros publicados pela Cambrige University Press dedicados a vários aspectos que vc. está procurando....Instrumentos de Orquestra, História da Música, Forma e estruturação....deve ter também em português....são introdutórios, mas aí fica mais fácil encarar o Schoemberg, por exemplo.

    Abraços!!

    Loues
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Pessoal, obrigado mesmo pelas dicas, fim de semana vou começar dar uma olhada com calma em cada um desses, depois digo o que achei...

    Loues
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Então, só comecei a ler o Shoenberg, e parece bem legal, que ele usa bastante exemplos, que valem muito mais que um monte de palavras...

    O problema é ter que procurar todos eles, acho que vou criar no grooveshark uma lista com os exemplos desse livro, pra quem quiser ler no futuro sem passar trabalho...

    Se já existir alguma lista assim me avisem!

    Jabijirous
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Loues

    Escreve no editor de partituras!!

    Algoz Lúgubre
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Loues
    Cara.. Tem um livro muito bom que é: Teoria da Música.. de Bohumil Med
    é esse livro que eu to usando na faculdade.. Dá pra aprende quase tudo só pelo livro.. é mto bem explicado e bem completo..
    Procura ele na tua cidade..

    Gutovysk
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Loues,

    Tb não deixe de dar uma passada lá no site
    tecnicasdecomposicao.blogspot.com


    Talvez encontre algo útil para vc.

    []s
    Carlos Correia
    http://tecnicasdecomposicao.blogspot.com

    Jabijirous
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Gutovysk

    Bacana hein, é seu??? Show de bola

    Só tem algo que eu, por muitos anos, pensei que era frase (na parte da Composição de Coral à Cappella no Estilo Bach)

    Eu sempre pensei que a fermata era para indicar o final da frase e na verdade, como os corais eram quando o povo cantava (o povo não sabia música) a fermata era para o povo se achar devido a reverberação.

    O povo cantava a melodia e os outros músicos cantavam a harmonia!!

    É quase como hj em dia, só que fica uma pessoa com violão e não um coral hehehehe

    Jabijirous
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: Jabijirous
    · votar


    meu mouse está dando clique duplo, para não fazer span estou aqui digitando isso heauehiaueiuah

    Gutovysk
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Oi Jabijirous,

    O site é meu mesmo. É difícil de mantê-lo, mas aos poucos vou conseguindo. Obrigado pelo elogio e fique a vontade para criticá-lo ou sugerir algo.

    Quanto a fermata, ela serve de respiração para a música. Que geralmente é usada na pontuação da frase, pois se fizermos a respiração no meio da frase pode-se perder o sentido do texto.

    Quanto a utilização dos coros na época de Bach, isso já não sei. Nunca havia ouvido sobre as pessoas acompanharem o coral, pois somente as mulheres sopranos é que poderiam cantar a melodia. Realmente não sei sobre isso. Mas acredito que seria muito difícil fazer o povo acompanhar tais coros. Não são simples.

    Hoje em dia as músicas cantadas nas igrejas, aquelas populares, são todas em uníssonos e em oitavas. As outras vozes harmônicas são dadas pelo teclado ou pelo violão... isso qdo o fazem! rs

    Tem um blog q acompanho (http://outrafacedebach.blogspot.com/) que fala sobre a história de Bach. Vale a pena lê-lo.

    Se tiver algum texto falando sobre o acompanhamento de coral me passe para conhecê-lo.

    Eu não sei onde li, mas uma pessoa queria tanto que tais coros voltassem às cerimônias das igrejas, substituindo os atuais cantos populares... mas acho que perderia justamente a possibilidade das pessoas acompanharem o canto, pois eles ficariam apenas contemplando o canto coral.

    Essa discussão da utilização do coro já seria outro tema pro forum.
    Carlos Correia
    http://tecnicasdecomposicao.blogspot.com

    Jabijirous
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Gutovysk

    Quanto a utilização dos coros na época de Bach, isso já não sei. Nunca havia ouvido sobre as pessoas acompanharem o coral
    Não é o povo acompanhar o coral, e sim o coral acompanhar o povo

    Eu não sei onde li, mas uma pessoa queria tanto que tais coros voltassem às cerimônias das igrejas, substituindo os atuais cantos populares... mas acho que perderia justamente a possibilidade das pessoas acompanharem o canto, pois eles ficariam apenas contemplando o canto coral.

    Pois é, já me falaram isso tb! Inclusive as missas seriam como antigamente.

    Você é formado??
    Seria uma boa colocar as referências bibliográficas nas tuas análises!!

    No que eu puder ajudar no blog, estamos ae. É difícil mesmo, o meu tá parado já um tempão!!

    Gutovysk
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Você é formado??
    Seria uma boa colocar as referências bibliográficas nas tuas análises!!


    Sou engenheiro, autodidata em música por muito tempo, e tive quase 10 anos de aula particular com o Doutor Carlos Almada (atualmente professor da UFRJ).

    No que eu puder ajudar no blog, estamos ae. É difícil mesmo, o meu tá parado já um tempão!!
    Ajuda é sempre bem vinda.
    Qual o seu site?

    []s

    Jube
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Gutovysk
    Dei uma olhada no seu site, por cima, ainda não tive o tempo que gostaria para ler com calma, mas a principio gostei muito do seu trabalho neste site, parabéns, vou ler com mais calma assim que tiver um tempinho e botar mão na massa.

    Gutovysk
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Jube
    Dei uma olhada no seu site, por cima, ainda não tive o tempo que gostaria para ler com calma, mas a principio gostei muito do seu trabalho neste site, parabéns, vou ler com mais calma assim que tiver um tempinho e botar mão na massa.

    Obrigado Jube.

    Loues
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Jabijirous
    Escreve no editor de partituras!!

    É que ouvindo as músicas fica bem melhor...

    Algoz Lúgubre
    Este livro, Teoria da Música, é sobre composição ou é mais geral?

    Gutovysk
    Dei uma olhada lá no site, bem legal ele, e quase tudo é novo pra mim nesse campo...

    Agora fiquei com tantas direções que nem sei por onde começo! Vou ver se ainda falo com meu professor de violão e ele me indica um caminho...

    Jabijirous
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    É que ouvindo as músicas fica bem melhor...

    De fato sim, mas se você não toca piano é mais fácil escrever pq até você achar as músicas você já perdeu um bom tempo!!

    Loues
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Jabijirous
    Sim, demora bastante só pra achar os exemplos... talvez até isso seja uma das razões da preguiça de não ter começado direito...

    Talvez seja melhor primeiro montar a lista toda, ou uma boa parte dela, pra depois se aventurar na leitura sem perder a fluência...

    E o objetivo de gravar a lista é que qualquer um vai poder consultar no futuro, aí vai dar pra ler o livro muito mais fácil...

    Loues
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Comecei o trabalho de criar as listas, fiz a primeira de exemplos hoje... realmente, e' um trabalho chato...

    No dia em que terminar, ou tiver relativamente avan'cado vou pedir a ajuda de voc^es aqui pra divulgar, OK?

    fedrizze
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: fedrizze
    · votar


    Tem o livro do Roy Bennett, um volume que ensia técnicas da composição. O que você pode aprender são técnicas, mais a compor em sí é só de você mesmo, mostrar o que você sente ou simplesmente brincar e ver se sai algo legal.

    Jabijirous
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Loues

    Boa sorte!! :P

    Gutovysk
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: Gutovysk
    · votar


    Jabijirous
    Seria uma boa colocar as referências bibliográficas nas tuas análises!!

    No site tem um post que eu coloco as explicações e o significado das legendas das análises. O post "Glossário e Termos Comuns".

    Todas as análises que faço são baseadas em meu conhecimento de harmonia e forma. Não tenho material para referências.

    Loues
    Tanto para Percepção Musical qto para Composição vai depender dos seus objetivos principais: como compositor, como instrumentista, como historiador e crítico, ou como ouvinte interessado.

    Se vc quer obter conhecimento a curto prazo (porém limitado) ou a longo prazo (porém sólido).

    E por aí vai...

    Qdo decidi aprender a compor, eu me dispôs a aprender como os famosos mestres! Então a dedicação tem que ser maior. E não querer aprender os atalhos!

    A percepção vem junto com o aprendizado da teoria musical. Elas são interligadas.

    A percepção pode ser vc mesmo traçando uma estratégia, até pq qdo vc aprender forma e harmonia terá q testar em músicas reais para aplicar os seus conhecimentos.

    Se vc tem interesse em compor, então terá que se aprofundar muito mais no conhecimento, pois vc não só analisará peças de compositores como terá que fazer as suas.

    Para aprender teoria musical (não o bê-a-bá), sugiro todos os livros de Schomberg. São "pesados"... mas te dão uma bagagem e conhecimento que talvez nenhum outro te dê.

    Mas provavelmente precisará de um professor, ou um guia, para tirar suas dúvidas sobre o livro, que serão muitas.

    E qdo for escolher um professor, espero que escolha um realmente sincero, pois, infelizmente, existem muitos picaretas por aí.... pouco sabem... ou só repetem o que ouviu, mas não aprendeu os porquês...

    Essas são minhas sugestões.

    []s

    Carlos Correia
    http://tecnicasdecomposicao.blogspot.com

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Percepção Musical e Composição - preciso de umas dicas