microton ( coma ) no violino

    Autor Mensagem
    bilico
    Veterano
    # ago/11


    oi

    nas musicas tocadas no violino é frequente o uso do microton ( coma ) ? sempre ? ou de vez em quando ?

    e no saxofone ? ocorre muito o uso do microton ? ele é feito precionando a palheta com o labio ?

    quando uma musica esta cheia de microton, ela soa meio desafinada ou soa com a mesma sonoridade da escala cromatica temperada ?

    qual o instrumento mais versatil para usar o microton ?

    existem algum livro que ensine a compor com microton ?

    no sax midi da akai : EWI 4000s da pra ter um controle versatil, rapido e completo do microton ? isso se faz apertando o bocal com os dentes ? ou usando o GLIDE PLATE ?

    obrigado

    Ken Himura
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    nas musicas tocadas no violino é frequente o uso do microton ( coma ) ? sempre ? ou de vez em quando ?

    Sempre. Você percebe isso bem nítido quando vai tocar com piano, ou quando tem passagens com muita corda-dupla.

    quando uma musica esta cheia de microton, ela soa meio desafinada ou soa com a mesma sonoridade da escala cromatica temperada ?
    Se você não está habituado, soa desafinado sim.

    qual o instrumento mais versatil para usar o microton ?
    Voz e instrumentos não-temperados.

    existem algum livro que ensine a compor com microton ?
    Não faço idéia. Mas acredito que sejam as mesmas regras pra compor com cromatismo e tal.

    bilico
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    meu teclado controlador da pra tocar comas.

    eu queria saber quantos comas existem entre um semi-tom nos instrumentos não-temperados ?

    de um instrumento temperedo para outro tem diferença na quantidade de comas ?

    mais uma :

    se por exemplo eu tiver uma serie de acordes de tres notas , cada nota de cada acorde com um instrumento diferente ( oboe , violino e cello ) o movimento de comas é paralelo ? ou é frequente o uso assimétrico do coma em acordes ?

    valeu

    Ken Himura
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: Ken Himura
    · votar


    bilico
    eu queria saber quantos comas existem entre um semi-tom nos instrumentos não-temperados ?

    Bom, comma é comma e microtom é microtom, na definição são coisas parecidas, porém diferentes. Comma é uma fração do tom, a relação é 9 commas = 1 tom.

    Microtom é qualquer intervalo menor que 1 semitom.

    Na prática, você pode dividir 1 tom em quantas vezes quiser (há músicas com quartos, sextos, oitavos, décimos, doze-avos de tom e etc), mas precisa de grande sensibilidade pra diferenciá-los, porque são intervalos muito muito próximos.

    A diferença entre os temperados e não-temperados é que nos temperados você não consegue alcançar certos intervalos por causa do temperamento a qual os instrumentos já estão condicionados. Por exemplo, não dá pra fazer quartos de tom num piano afinado no temperamento igual, o mais comum, porque os menores valores da divisão são semitons - e o espaço entre eles são iguais.
    de um instrumento temperedo para outro tem diferença na quantidade de comas ?

    Não entendi a pergunta.

    se por exemplo eu tiver uma serie de acordes de tres notas , cada nota de cada acorde com um instrumento diferente ( oboe , violino e cello ) o movimento de comas é paralelo ? ou é frequente o uso assimétrico do coma em acordes ?

    Também não entendi.

    bilico
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Ken Himura
    Na prática, você pode dividir 1 tom em quantas vezes quiser (há músicas com quartos, sextos, oitavos, décimos, doze-avos de tom e etc), mas precisa de grande sensibilidade pra diferenciá-los, porque são intervalos muito muito próximos.


    então em composição em um instrumento não-temperado eu posso dividir o semi-tom quantas vezes eu quizer da forma que soar melhor nos meus ouvidos ?
    não tem de respeitar a proporção de : 9 commas = 1 tom ?

    Ken Himura
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    bilico
    Exato!

    Ken Himura
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Olha um exemplo:


    bilico
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Ken Himura

    brigadão , saquei tudo

    só responde estas :

    ha diferença pratica de commas entre instrumentos diferentes , exemplo : de um violino para um oboé os commas que podem ser tocados são os mesmos ?

    em um acorde tocado por varios instrumentos não-temperados , cada instrumento com uma nota do acorde , o comma é usado de forma igual , exemplo : um violino toca a tonica um comma acima , os outros instrumentos tocam suas notas , terça e quinta tambem um comma acima ? ou não existe esta paridade e os instrumentos tocam suas notas do acorde com commas variando para acima e abaixo , um instrumento tonica comma acima , outro instrumento terça comma abaixo ?

    valeu

    Ken Himura
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    bilico
    ha diferença pratica de commas entre instrumentos diferentes , exemplo : de um violino para um oboé os commas que podem ser tocados são os mesmos ?
    Não, peraí, você tá fazendo confusão. Commas são frequências, são como qualquer outra nota. Se tá pedindo prum naipe fazer uníssono com outro (por exemplo) todo mundo tem que fazer igual.

    ou não existe esta paridade e os instrumentos tocam suas notas do acorde com commas variando para acima e abaixo , um instrumento tonica comma acima , outro instrumento terça comma abaixo ?

    Aí depende. Em orquestra isso acontece o tempo todo porque o naipe inteiro tem que se afinar entre si, tem que soar como se fosse 1 só instrumento tocando. Aí, em certas passagens (sensíveis, por exemplo) todo mundo tem que "exagerar" a nota, tocando acima donde seria matematicamente pra fortalecer o movimento sensível-tônica. Sem isso, parece que tá "desafinado". Mesma coisa quando tem uma terça menor - às vezes têm que pegar um pouco abaixo pra soar melhor.

    Em escalas alteradas (menor melódica, por exemplo), você tem que acentuar bem essas alterações senão fica tudo muito "xoxo".

    bilico
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Ken Himura


    é normal ouvir musicos de instrumentos não-temperados dizendo que o coma é para cima em uma nota dentro de uma escala e para baixo na mesma nota em outra escala...

    existe uma tabela com as indicações de como usar o comma em notas de escalas diversas ?

    ou o uso não é tão regular assim ?

    Ken Himura
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    bilico
    É mais pelo ouvido, você sente a necessidade de subir ou descer a afinação.

    bilico
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Ken Himura


    quando instrumentos " não temperados " tocam junto com instrumentos " temperados " sempre se afina os instrumentos não temperados na escala temperada ? ou muitas vezes ocorre de usar o " comma " mesmo assim ?

    bilico
    Veterano
    # set/11
    · votar


    ae , alguem pode me ajudar com esta pergunta ? o Ken Himura por alguma razão parou de acessar o forum


    quando instrumentos " não temperados " tocam junto com instrumentos " temperados " sempre se afina os instrumentos não temperados na escala temperada ? ou muitas vezes ocorre de usar o " comma " mesmo assim ?

    valeu galera

    SODAPOP
    Veterano
    # set/11
    · votar



    nas musicas tocadas no violino é frequente o uso do microton ( coma ) ? sempre ? ou de vez em quando ?

    é frequente o violino ter que tocar "temperadamente" ou na escala natural, mas não sei detalhes muito sutis a respeito

    e no saxofone ? ocorre muito o uso do microton ? ele é feito precionando a palheta com o labio ?

    não sei.

    quando uma musica esta cheia de microton, ela soa meio desafinada ou soa com a mesma sonoridade da escala cromatica temperada ?

    depende da forma que o compositor trate. Ele pode compor diatonicamente e apenas as modulações serem microtonais... tem "n" formas de se mexer com o material microtonal

    existem algum livro que ensine a compor com microton ?

    sim, depois volto no tópico e posto referências

    bilico
    Veterano
    # set/11
    · votar


    SODAPOP


    sabe responder esta :

    quando instrumentos " não temperados " tocam junto com instrumentos " temperados " sempre se afina os instrumentos não temperados na escala temperada ? ou muitas vezes ocorre de usar o " comma " mesmo assim ?

    valeu

    bilico
    Veterano
    # set/11
    · votar


    ae , alguem pode me ajudar com esta pergunta ?

    quando instrumentos " não temperados " tocam junto com instrumentos " temperados " sempre se afina os instrumentos não temperados na escala temperada ? ou muitas vezes ocorre de usar o " comma " mesmo assim ?

    valeu galera

    Zenicola
    Veterano
    # set/11
    · votar


    bilico
    Desculpa ae... deixa eu pegar esse bonde pra perguntar se, na musica Love's Theme - Barry White - o solo inicial foi de violinos ? Que velocidade seria essa ?
    Abçs

    Ken Himura
    Veterano
    # set/11
    · votar


    bilico
    quando instrumentos " não temperados " tocam junto com instrumentos " temperados " sempre se afina os instrumentos não temperados na escala temperada ? ou muitas vezes ocorre de usar o " comma " mesmo assim ?

    Cara, pensa por esse lado: comma é uma das divisões possíveis do semitom. O que você tá procurando em questão não é o fato de se utilizar de intervalos menores que o semitom mas sim sistemas de afinação. Procura aí por temperamento justo, mesotônico, werkmeister, rameau etc etc

    bilico
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Ken Himura


    desculpa mas eu não entendi nada

    voce poderia ser mais claro e objetivo com esta ultima resposta ?

    brigadão

    Ken Himura
    Veterano
    # set/11
    · votar


    bilico
    Suas dúvidas são relativas a sistemas de afinação.

    bilico
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Ken Himura
    Suas dúvidas são relativas a sistemas de afinação.


    não ,

    eu quero saber como normalmente se toca instrumentos " não temperados " junto com instrumentos " temperados " .

    afina todos os instrumentos " não temperados " igual aos instrumentos " temperados " ou usa-se o comma mesmo assim ?

    valeu

    Ken Himura
    Veterano
    # set/11
    · votar


    bilico
    Então, isso é sistema de afinação. Procura aí sobre.

    makumbator
    Moderador
    # set/11
    · votar


    bilico

    eu quero saber como normalmente se toca instrumentos " não temperados " junto com instrumentos " temperados " .

    Vc já ouviu peças para piano e violino(por exemplo)? Nesses casos, o instrumentista com o instrumento não temperado é que se ajusta ao temperado(afinal, espera-se que eles toquem harmoniosamente, não é?)

    Mas é claro que como não somo robôs, ainda há variações pequenas mesmo quando o violinista tenta tocar da maneira mais temperada possível junto ao piano(mas esses micro desvios humanizam a execução).

    Mas a abordagem é realmente diferente da prática de afinação em um grupo de instrumentos não temperados(uma orquestra de cordas, por exemplo), mas é algo quase instintivo.


    Recomendo que vc procure por temperamento, afinação e outros assuntos correlatos. Eu mesmo já escrevi algumas coisas nessa área aqui no fcc.

    bilico
    Veterano
    # set/11
    · votar


    makumbator

    voce tem partituras ( pode ser de qualquer instrumento ou de preferencia de orquestra sinfonica ) com notação de commas ?

    pode passar o site ou arquivos por email ?

    eu queria conhecer melhor o uso do comma e vi no Wikipedia que existem notação especial para tocar o comma ..

    valeu

    makumbator
    Moderador
    # set/11 · Editado por: makumbator
    · votar


    bilico

    Já toquei em orquestra peças com quartos de tom, mas não tenho nenhum material digitalizado para te mostrar. Veja aqui a imagem do sustenido e bemol de quarto de tom na seção acidentes microtonais:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Acidente_%28m%C3%BAsica%29

    Aqui há imagem de mais acidentes microtonais, na seção acidentes e armaduras de clave:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:S%C3%ADmbolos_da_nota%C3%A7%C3%A3o_ musical_moderna

    bilico
    Veterano
    # set/11
    · votar


    ae



    alguem ai tem partituras ( pode ser de qualquer instrumento ou de preferencia de orquestra sinfonica ) com notação de commas ?

    pode passar o site ou arquivos por email ?

    valeu

    has4
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Muito interessante o tópico.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a microton ( coma ) no violino