Começando no piano erudito e música clássica

    Autor Mensagem
    Tacla
    Veterano
    # abr/11


    Seguinte,a umas semanas atrás vi um filme chamado Fonte da Vida,o qual eu achei magnífico,e nesse filme o que mais o tornava belo era sua trilha sonora,assinado por um músico chamado Clint Mansell em conjunto com o Kronos Quartet e Mogwai.
    Adquiri o CD da trilha sonora,e senti vontade de começar a tocar piano,pois há uma música esplêndida só no piano nos créditos do filme.
    Nisso eu me toquei que na casa de minha avó,havia um piano(que se trata de um Schiedmayer de 1910,adquirido por meu avô que veio direto da Alemanha).Só que como é muito velho e poucas pessoas na minha família o tocaram desde essa época,ele vai ter que ir reformar antes de vir para a minha casa,e nisso acho que vai umas 2 semanas.
    O que eu queria saber seriam coisas que eu ja poderia ir aprendendo,como teoria,dicas de compositores(estou começando a me aventurar na música clássica),e o que mais eu puder fazer de proveitoso.
    Desde já agradeço.Acho que escrevi demais,mas tudo bem.ahuahuah.
    Abraços.

    kiki
    Moderador
    # abr/11
    · votar


    Tacla
    ele vai ter que ir reformar antes de vir para a minha casa,e nisso acho que vai umas 2 semanas.
    só?
    tem certeza?
    se for só isso de tempo, tá bom o piano então!

    O que eu queria saber seriam coisas que eu ja poderia ir aprendendo,como teoria,dicas de compositores(estou começando a me aventurar na música clássica),e o que mais eu puder fazer de proveitoso.

    aprenda a ler partitura.
    pesquise como funciona, procure exercícios, aprenda a ler e escrever.

    Tacla
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: Tacla
    · votar


    kiki
    O tempo eu estou chutando pra falar a verdade,porquê a empresa que vai fazer o serviço vai buscar o piano na casa da minha avó no sábado só,e eu imaginava que não ia demorar muito mais que isso,ahuahuha.
    Tenho treinado a leitura de partitura dando uma olhada no método suzuki de piano volume 1,aprendendo umas músicas básicas tipo twinkle,twinkle little star, na clave de sol e fá,e tocando na guitarra.
    Escrever você diz como?Repassar música na partitura?
    Agradeço pela ajuda.Abraços.
    Edit: por sinal,o termo que o cara me deu era restaurar e não reformar o piano.ahuiha.Não sei se faz muita diferença mesmo,de qualquer jeito.

    kiki
    Moderador
    # abr/11
    · votar


    Tacla
    O tempo eu estou chutando pra falar a verdade,porquê a empresa que vai fazer o serviço vai buscar o piano na casa da minha avó no sábado só,e eu imaginava que não ia demorar muito mais que isso,ahuahuha.
    ah, pra saber mesmo o cara que vai mexer tem que ver.
    é que dependendo do estado que ele estiver, precisa desmontar a parte mecanica (teclas, martelinhos, ce ja viu dentro dele?), limpar e remontar. isso dá um trabalho do cão. pode ir mais de um mes ai.

    Tenho treinado a leitura de partitura dando uma olhada no método suzuki de piano volume 1,aprendendo umas músicas básicas tipo twinkle,twinkle little star, na clave de sol e fá,e tocando na guitarra.
    legal
    se voce ja ta pegando isso, e pelo visto já toca guitarra, entao tá começando bem
    piano usa muito partitura pra estudos, é bom saber.

    Escrever você diz como?Repassar música na partitura?
    é
    escreva alguma musica que voce ja sabe, ou tire musicas simlpes (tipo cai cai balao, atirei o pau no gato, etc), pra treinar.

    Edit: por sinal,o termo que o cara me deu era restaurar e não reformar o piano.ahuiha.Não sei se faz muita diferença mesmo,de qualquer jeito.
    eu tambem nao sei!
    =p

    Loues
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Tacla
    Se tiver a oportunidade de fazer aulas com um bom professor (ou boa professora), aproveita e vai fundo! Recomendo fortemente, que vais evoluir bem mais...

    Aulas costumam ser caras, principalmente particulares, mas às vezes se acha por um preço bom, se tiver algum conservatório, ou algum lugar que incentiva a cultura aí pode achar por um preço legal... Eu faço aula de violão instrumental, faço na faculdade onde estudo, em turma, e é bem em conta, foi um achado!

    Compositor pra piano, tu queres algo pra ouvir ou tocar? Músicas fáceis eu não conheço muito, mas pra ouvir, Chopin é muito bom, as músicas são bem expressivas...

    Tacla
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    kiki
    Boa.Vou ver se compro um caderno de partituras hoje.Muito obrigado pelas dicas,parceiro.Abraços.
    Loues
    Opa,Loues,eu estou pretendendo começar a fazer aulas na semana que o piano chegar aqui.Eu fazia aula no Souza Lima,no curso de guitarra,e pretendia fazer o de piano também,em São Paulo,não sei se vale a pena.Conservatório não conheço nenhum,hehe.
    Compositor eu digo para ouvir mesmo,e por acaso,o primeiro que eu peguei para ouvir aqui(um cd de minha mãe) é um do Chopin,chamado favoritos de alguma coisa,não lembro,e as músicas são incríveis mesmo.Acho que vou começar por um compositor só,para ir ficando atento à cada passagem das músicas,pois como você disse,as músicas não são fáceis...
    Agradeço pelas dicas,parceiro.Abraços

    kiki
    Moderador
    # abr/11
    · votar


    Tacla
    eu curto muitissimo o ernesto nazaré
    e também o zimbo trio

    Loues
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    kiki
    Massa esses aí também, do pouco que ouvi gostei! Tens alguns discos mais representativos do zimbo pra indicar? Do Nazareth conheço o Odeon e "Apanhei-te Cavaquinho" só, se tiver mais algum clássico dele...



    Tacla
    Não precisa ouvir um só, e conhecer as músicas de cabo a rabo, até porque tem várias longas... É igual um filme, a gente não lembra de todos os detalhes de todos frames, mas pega a idéia principal e as partes mais marcantes...

    E tem outros caras bons que escrevem pra piano, e até pra outras coisas, vale a pena dar uma variada, o importante é gostar e curtir a música...

    TG Aoshi
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    kiki
    Ernestão é foda!

    Tacla
    Do ponto de vista de um estudante do intrumento, ficar só num compositor é interessante pra aprender a escutar música e ir descobrindo detalhes importantes - não tão óbvio, mas aí é interessante ouvir bons intérpretes. Mas - não sei se era isso que você tinha em mente, mas toma cuidado com isso - concordo com que o Loues falou, ficar preso num compositor só é complicado. A quantidade de obras já é grande (extremamente extensa em alguns casos), é comum as peças serem muito longas, tudo isso sem contar a complexidade delas. Você só vai "memorizar" os detalhes mesmo, quando estiver aprendendo a tocar tais obras, ainda mais no caso de peças difíceis.
    Outra coisa, acho perigoso, ao escutar demais, pegar vícios. Invariavelmente as interpretações que ouvimos acabam servindo de parâmetro na hora da gente tocar. Ainda mais pra quem tá começando e quem tem dificuldades com a leitura da partitura (iniciante ou não...).
    Fora que não faz muito sentido você querer se prender a esses detalhes agora que tá começando, quando você não tem o mínimo de familiaridade com o instrumento.

    Enfim, é melhor (aprender a) escutar "de boa", como disse o Loues. E também ir com calma no começo, dê tempo as coisas e deixe pra se ater a esses detalhes a medida que for progredindo com os estudos.
    Uma dica legal pra quem quer começar a escutar erudito é pegar primeiro as músicas e compositores mais famosos. Músicas mais curtas e "simples" também.

    Tacla
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Loues

    TG Aoshi
    Opa,valeu pelas dicas.Além de Chopin eu já tava escutando,de clássico,a 9 sinfonia de Beethoven e Ludovico Einaudi(acho que não pode ser considerado clássico,mas tá por ali,ahuahuia).
    Amanhã a empresa(http://www.steineresons.com.br) vai pegar o piano e levar pra restaurar,afinar e depois trazer pra cá.
    Acham que já vale a pena começar a fazer aula antes do piano estiver aqui ou é melhor esperar?E pra quem tá começando só,acham que a Souza Lima é uma boa escolha?
    Abraços.

    TG Aoshi
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Tacla
    Vai estudar piano erudito mesmo? O Souza Lima é uma escola renomada na área de Jazz/popular, mas não sei é na área do erudito... Pelo menos nunca ouvi falar.

    Acho melhor esperar. Mas nada impede de já ir procurando lugares, professores e até resolver a parte "burocrática" =p

    Tacla
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    TG Aoshi
    Essa é uma dúvida minha.Qual é a grande diferença dessas 3 àreas no piano?(Jazz,popular e erudito).
    Quando eu penso em piano popular,eu imagino coisas tipo Elton John,hehe.Não tenho muita noção.
    Abraços.

    TG Aoshi
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Tacla
    Bom o Jazz entra na categoria do popular. Acho que no piano a principal diferença fica mais por conta da parte técnica que é muito mais exigente no erudito - não que não existam inúmeras peças difíceis no popular, mas por ter uma base mais sólida, consolidada. Não é a toa que muita gente do popular busca estudar o erudito em busca de técnica, ou que vários dos grandes pianistas populares tenham base no erudito.

    Mas musicalmente falando, acho que fica meio díficil definir uma linha "visível" entre popular e erudito (mesmo porque eu nunca estudei essa parte... =p).
    É meio imbecil o que vou falar, mas o jeito mais simples, é que pegando os compositores de música erudita você vai encontrar música erudita! =p hiauehaiuhe! Vou citar alguns relevantes pro piano: Liszt, J. S. Bach, Haydn, Mozart, Scarlatti, Schubert, Debussy, Rachmaninoff, Scriabin, ...
    No popular é bem nessa linha que você falou mesmo. Citando uns que acho interessantes: James P. Johnson, Art Tatum, Scott Joplin, Jelly Roll Morton, ...

    Tacla
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    TG Aoshi
    Ahauhua,mas foi ótima a explicação,deu pra eu entender bem.
    Acho que vou fazer aulas de piano erudito mesmo.Meu gosto musical é bem eclético,eu curtia muito heavy metal,hoje as coisas que eu mais curto é Nick Drake,Jeff Buckley,Frank Sinatra,por aí.
    Agora estou começando a ver a beleza e perfeição da música clássica,e pretendo me aprofundar nela,sem deixar artistas mais populares de lado.
    Agradeço pelas dicas.
    No site do Souza Lima (http://www.souzalima.com.br/souzalima1.htm),tem os nomes dos professores de cada especialidade e uma pequena biografia.Só que tem 7 lá,e eu não tenho nem noção de qual seria mais adequado para iniciante.Será que têm como alguém experiente saber,ou só ligando pra lá mesmo?
    Abraços.

    Tacla
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    A restauração do piano iria me custar 8 mil reais.Acho que vou comprar um piano digital por agora mesmo,ahuahuihuah.To decepcionado pra caralho,mas to sem a grana agora.
    Alguma dica de um bom piano digital?Por volta de 2000 reais.Abraços

    TG Aoshi
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Tacla
    hehe! Não sei, acho melhor ligar lá e perguntar.

    Quanto ao piano, que pena, cara. Bom, se já não fez, procure tópicos que sanem sua dúvida lá no fórum de teclados, ou crie um, se não encontrar nada.
    Mas já adianto, se sua intenção for estudar piano erudito a sério, alguma hora você vai ter que dispor de um instrumento acústico.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Começando no piano erudito e música clássica